Os afixos no ensino/aprendizagem do hebraico língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alvaro
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8152/tde-09112007-153114/
Resumo: Uma das características da língua hebraica, bem como das demais línguas semíticas, é sua construção a partir de uma raiz formada, em geral, por três consoantes principais. Para formar seus textos, serão aglutinadas a estas raízes consoantes afixas (prefixos/infixos/ sufixos), com funções de pronomes, preposições, e outras. Na tentativa de alcançar satisfatoriamente nosso objetivo, o ensino do hebraico língua estrangeira, propomos a utilização de uma metodologia de ensino que facilite a memorização, a busca do sentido contextualizado e o ensino de estruturas gramaticais com o mínimo de conteúdo léxico, preparando o aprendiz para conquistá-lo em tempo oportuno. Uma das possibilidades de facilitação do ensino do léxico hebraico pode ser observada nas características desta língua, quando baseada na estrutura formal dos pronomes pessoais e alguns elementos inseridos em diversas categorias gramaticais, que nela aparecem como afixos. Esses afixos hebraicos são elementos que dão conta do direcionamento textual bem como de quase todas as ações e temporalidades verbais. A função artigo exercida por estas consoantes será o fio condutor do nosso objetivo em demonstrar a permeabilidade da língua e estimular professores e pesquisadores na busca de elementos que facilitem o aprendizado ao utilizarem os afixos como ponto de partida para o entendimento do texto hebraico, especificamente o bíblico, como língua instrumental.
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