Classes castóides em Goa colonial: um estudo microssociológico da dinâmica das relações de castas numa aldeia cristã em Goa, na Índia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1982 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-20062024-112630/ |
Resumo: | Entre os estudos desenvolvidos com mais intensidade na Sociologia indiana, a pesquisa sobre o sistema de castas tem sido a que mais captou as atenções dos estudiosos estrangeiros e indianos. Mas ao estudar os trabalhos referentes à análise sobre o processo de estratificação social e o sistema de castas na Índia, verifica-se que a maior parte ou mesmo a sua totalidade, diz respeito ao estudo de castas na sociedade hindu da Índia. Apenas recentemente alguns trabalhos têm desenvolvido a análise do sistema de castas entre os muçulmanos da Índia. Não existe praticamente nenhum estudo sociológico, de que se tenha conhecimento sobre as castas, entre os cristãos da Índia, que também mantêm o que se convencionou chamar o sistema de castas. O presente estudo é uma contribuição para a pesquisa sobre as chamadas castas entre os cristãos da Índia. O universo da pesquisa é a comunidade católica da aldeia de Assolnã em Goa colonial. Analisa-se neste trabalho, ao nível microssociológico, como se mantém a consciência de castas, entre os cristãos da aldeia de Assolnã, durante o período colonial, após a sua conversão do hinduísmo ao cristianismo que não admite na sua essência a diferenciação hereditária de superioridade e inferioridade, tal qual se verifica no sistema de castas. A tese se divide em duas partes. Na primeira se estuda a estrutura social de Goa historicamente. Aborda-se o sistema de castas e varnas com todas as suas características fundamentais, as comunidades aldeãs, células básicas da manutenção do sistema de castas. Na segunda parte, situa-se Goa na sua estrutura colonial histórico-política, e se estuda a formação das aldeias cristãs, em consequência do processo de colonização portuguesa na Índia, sendo Assolnã uma das aldeias cristãs típicas e representativas de Goa. Nesta mesma parte as relações de produção e poder político na aldeia de Assolnã são analisadas, como também a formação do clero, das confrarias e dos kudds (clubes), elementos importantes no processo de manutenção da consciência de casta entre os católicos de Goa. Discute-se depois as chamadas castas cristãs sob a perspectiva de análise de classes, situando as mesmas no contexto das relações de dominação, no sentido de apropriação do poder econômico e político, e desvinculadas do processo ritualístico, enquanto que a religião hindu institucionaliza e legitima a ordem social em Goa pré-colonial. Chega-se à conclusão de que desassociadas do marco religioso hindu, as chamadas castas entre os cristãos não são senão classes castóides, e que fora da específica conotação religiosa das castas, qualquer diferenciação que possua as mesmas características, até certo ponto, deve ser classificada não como castas, que são categorias sociais específicas hindus na Índia, mas como tendo características castóides. Assim se poderia dizer que o sistema de castas é especificamente hindu na Índia, e dois momentos têm de ser considerados na sua análise - o de sua formação inicial, enquanto que elas se originam das classes no seu sentido universalístico estrutural e outro de articulação, enquanto elas fazem parte do processo particularístico cultural, na medida em que a religião hindu, com todo o seu ritualismo, institucionaliza e legitima a ordem social estabelecida |
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Não existe praticamente nenhum estudo sociológico, de que se tenha conhecimento sobre as castas, entre os cristãos da Índia, que também mantêm o que se convencionou chamar o sistema de castas. O presente estudo é uma contribuição para a pesquisa sobre as chamadas castas entre os cristãos da Índia. O universo da pesquisa é a comunidade católica da aldeia de Assolnã em Goa colonial. Analisa-se neste trabalho, ao nível microssociológico, como se mantém a consciência de castas, entre os cristãos da aldeia de Assolnã, durante o período colonial, após a sua conversão do hinduísmo ao cristianismo que não admite na sua essência a diferenciação hereditária de superioridade e inferioridade, tal qual se verifica no sistema de castas. A tese se divide em duas partes. Na primeira se estuda a estrutura social de Goa historicamente. Aborda-se o sistema de castas e varnas com todas as suas características fundamentais, as comunidades aldeãs, células básicas da manutenção do sistema de castas. Na segunda parte, situa-se Goa na sua estrutura colonial histórico-política, e se estuda a formação das aldeias cristãs, em consequência do processo de colonização portuguesa na Índia, sendo Assolnã uma das aldeias cristãs típicas e representativas de Goa. Nesta mesma parte as relações de produção e poder político na aldeia de Assolnã são analisadas, como também a formação do clero, das confrarias e dos kudds (clubes), elementos importantes no processo de manutenção da consciência de casta entre os católicos de Goa. Discute-se depois as chamadas castas cristãs sob a perspectiva de análise de classes, situando as mesmas no contexto das relações de dominação, no sentido de apropriação do poder econômico e político, e desvinculadas do processo ritualístico, enquanto que a religião hindu institucionaliza e legitima a ordem social em Goa pré-colonial. Chega-se à conclusão de que desassociadas do marco religioso hindu, as chamadas castas entre os cristãos não são senão classes castóides, e que fora da específica conotação religiosa das castas, qualquer diferenciação que possua as mesmas características, até certo ponto, deve ser classificada não como castas, que são categorias sociais específicas hindus na Índia, mas como tendo características castóides. Assim se poderia dizer que o sistema de castas é especificamente hindu na Índia, e dois momentos têm de ser considerados na sua análise - o de sua formação inicial, enquanto que elas se originam das classes no seu sentido universalístico estrutural e outro de articulação, enquanto elas fazem parte do processo particularístico cultural, na medida em que a religião hindu, com todo o seu ritualismo, institucionaliza e legitima a ordem social estabelecidaThe Caste system in India is undoubtedly one of the topics which has been the object of study and attracted the attention of many scholars, both within and outside the country. But the literature on Caste in India is broadly confined to the study and analysis of caste as it functions among the hindus. Caste, as it exists among other non-hindu groups of India has not been studied in equal detail by sociologists and social anthropologists, Indian and foreign, although it has often been said and recognized that their social groupings are also organized according to caste principles. There are practically no studies done in this line about christians in India, who maintain also a so called caste system. One of the obvious consequences of the absence of sociological information on caste among non-hindu groups of India has been that we know very little about the nature and form of their social stratification. Nor do we know much about the extent to which caste among them is comparable to the caste system among the hindus.. However a comprehensive view of caste in India has to include a systematic analysis of how caste functions among these non-hindu groupings. The present study attempts to analyse the caste system among the christians in Goa. Its universe of research is the ch~istian village of Assolnã, in colonial Goa. The presence of a caste-like system of social stratification among the christians in Goa, has been recognized for a long time. But there have been no systematic studies attempting to examine the working of this system. The work is divided in two parts. In the first part the structure of the pre-colonial Goa, studying the hindu caste system with all its fundé~ental characteristics, and the village communities where it has been maintained. In the second part however, the focus is upon the historical-political and economic situation of colonial Goa, with its christianisation process. Then the economic and political power in the village of Assolnã is studied and the consciousness of caste maintained by the christians as a consequence of the appropriation of the economic and political power. It is concluded by pointing out that these so called christian castes are no more than classes with caste characteristics, and it is singled out that two moments have to be taken in consideration in the analysis of the caste system in India. The first moment of its formation in the universal structural sense, and second moment of its cultural particularistic view, whereby the hindu religious philosophy legitimises and institutionalises the social arder. Thus castes have to be linked with the hindu-religion and are specifically hindu-Indian. Any other social formation maintaining same characteristics, but without the linkage with religion, will be a class structure with caste characteristicsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMourao, Fernando Augusto AlbuquerqueBarros, Eduardo Judas1982-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-20062024-112630/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-26T20:09:02Zoai:teses.usp.br:tde-20062024-112630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-26T20:09:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Entre os estudos desenvolvidos com mais intensidade na Sociologia indiana, a pesquisa sobre o sistema de castas tem sido a que mais captou as atenções dos estudiosos estrangeiros e indianos. Mas ao estudar os trabalhos referentes à análise sobre o processo de estratificação social e o sistema de castas na Índia, verifica-se que a maior parte ou mesmo a sua totalidade, diz respeito ao estudo de castas na sociedade hindu da Índia. Apenas recentemente alguns trabalhos têm desenvolvido a análise do sistema de castas entre os muçulmanos da Índia. Não existe praticamente nenhum estudo sociológico, de que se tenha conhecimento sobre as castas, entre os cristãos da Índia, que também mantêm o que se convencionou chamar o sistema de castas. O presente estudo é uma contribuição para a pesquisa sobre as chamadas castas entre os cristãos da Índia. O universo da pesquisa é a comunidade católica da aldeia de Assolnã em Goa colonial. Analisa-se neste trabalho, ao nível microssociológico, como se mantém a consciência de castas, entre os cristãos da aldeia de Assolnã, durante o período colonial, após a sua conversão do hinduísmo ao cristianismo que não admite na sua essência a diferenciação hereditária de superioridade e inferioridade, tal qual se verifica no sistema de castas. A tese se divide em duas partes. Na primeira se estuda a estrutura social de Goa historicamente. Aborda-se o sistema de castas e varnas com todas as suas características fundamentais, as comunidades aldeãs, células básicas da manutenção do sistema de castas. Na segunda parte, situa-se Goa na sua estrutura colonial histórico-política, e se estuda a formação das aldeias cristãs, em consequência do processo de colonização portuguesa na Índia, sendo Assolnã uma das aldeias cristãs típicas e representativas de Goa. Nesta mesma parte as relações de produção e poder político na aldeia de Assolnã são analisadas, como também a formação do clero, das confrarias e dos kudds (clubes), elementos importantes no processo de manutenção da consciência de casta entre os católicos de Goa. Discute-se depois as chamadas castas cristãs sob a perspectiva de análise de classes, situando as mesmas no contexto das relações de dominação, no sentido de apropriação do poder econômico e político, e desvinculadas do processo ritualístico, enquanto que a religião hindu institucionaliza e legitima a ordem social em Goa pré-colonial. Chega-se à conclusão de que desassociadas do marco religioso hindu, as chamadas castas entre os cristãos não são senão classes castóides, e que fora da específica conotação religiosa das castas, qualquer diferenciação que possua as mesmas características, até certo ponto, deve ser classificada não como castas, que são categorias sociais específicas hindus na Índia, mas como tendo características castóides. Assim se poderia dizer que o sistema de castas é especificamente hindu na Índia, e dois momentos têm de ser considerados na sua análise - o de sua formação inicial, enquanto que elas se originam das classes no seu sentido universalístico estrutural e outro de articulação, enquanto elas fazem parte do processo particularístico cultural, na medida em que a religião hindu, com todo o seu ritualismo, institucionaliza e legitima a ordem social estabelecida |
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