Tradições discursivas e modalidade: reflexões sobre a trajetória do gênero carta do editor em jornais paulistas do século XIX ao início do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rafaela Baracat Ribeiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-29092011-142504/
Resumo: Nesta pesquisa, realizamos um estudo sobre gênero discursivo em perspectiva diacrônica, atentando para a organização e para as estratégias linguísticas que nele se manifestam. Analisamos uma prática social da esfera jornalística, a carta de editor, com o objetivo de verificar os elementos constitutivos e as possíveis transformações do gênero em foco ao longo de seu percurso histórico. Particularmente, observamos estruturas linguísticas que concretizam regularidades discursivas nesse gênero da imprensa escrita, no período relativo ao século XIX até o início do século XX. Para tanto, fundamentamos o trabalho em estudos sobre mídia impressa, a fim de focalizar o contexto de estabelecimento do jornalismo, bem como em estudos a respeito dos gêneros discursivos e das tradições discursivas, com o intuito de ancorar a análise dos traços textuais que garantem a continuidade e contribuem para a identificação do gênero como típico da instituição jornalística. Dessa prática social, emergem recursos linguísticos orientadores da produção de sentido, por meio dos quais os sujeitos, situados em determinado contexto social e histórico, buscam, de alguma forma, influenciar seus interlocutores para atingir seus propósitos interacionais. Entre esses recursos, destacamos a modalidade adverbial. Tomamos por base pesquisas de cunho pragmático-discursivo a respeito dessa categoria, a fim de relacioná-la à produção das cartas de editor. Para a análise pretendida, selecionamos exemplares de três jornais paulistas, a saber: O Farol Paulistano, Correio Paulistano e A Província de S. Paulo/O Estado de S. Paulo, e procedemos a um levantamento das ocorrências linguísticas atuantes na construção textual, para a verificação de possíveis elementos que permaneceram ou se modificaram, ao traçar um paralelo com textos da atualidade. Os resultados revelaram que, no curso histórico da carta de editor, podemos encontrar regularidades temáticas, composicionais e funcionais de séculos passados ainda presentes nessa produção da mídia impressa. Os resultados obtidos pela análise da modalidade também salientam tal categoria linguística como elemento presente na configuração do gênero em destaque, que revela o modo de construção de avaliações sociais e de manifestações ideológicas pela instância enunciativa, bem como os efeitos de sentido que podem ser constituídos por meio dessa estratégia discursiva.
id USP_c30e195a84bb2ea3463a5d20263e0897
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29092011-142504
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Tradições discursivas e modalidade: reflexões sobre a trajetória do gênero carta do editor em jornais paulistas do século XIX ao início do século XXDiscursive traditions and modality: reflections about the letter to the editor genre trajectory in São Paulos newspapers in the period of nineteenth-century to earlier twentieth-century.Carta de editorDiscursive genreDiscursive traditionsGêneros discursivosLetter to the editorModalidadeModalityTradições discursivasNesta pesquisa, realizamos um estudo sobre gênero discursivo em perspectiva diacrônica, atentando para a organização e para as estratégias linguísticas que nele se manifestam. Analisamos uma prática social da esfera jornalística, a carta de editor, com o objetivo de verificar os elementos constitutivos e as possíveis transformações do gênero em foco ao longo de seu percurso histórico. Particularmente, observamos estruturas linguísticas que concretizam regularidades discursivas nesse gênero da imprensa escrita, no período relativo ao século XIX até o início do século XX. Para tanto, fundamentamos o trabalho em estudos sobre mídia impressa, a fim de focalizar o contexto de estabelecimento do jornalismo, bem como em estudos a respeito dos gêneros discursivos e das tradições discursivas, com o intuito de ancorar a análise dos traços textuais que garantem a continuidade e contribuem para a identificação do gênero como típico da instituição jornalística. Dessa prática social, emergem recursos linguísticos orientadores da produção de sentido, por meio dos quais os sujeitos, situados em determinado contexto social e histórico, buscam, de alguma forma, influenciar seus interlocutores para atingir seus propósitos interacionais. Entre esses recursos, destacamos a modalidade adverbial. Tomamos por base pesquisas de cunho pragmático-discursivo a respeito dessa categoria, a fim de relacioná-la à produção das cartas de editor. Para a análise pretendida, selecionamos exemplares de três jornais paulistas, a saber: O Farol Paulistano, Correio Paulistano e A Província de S. Paulo/O Estado de S. Paulo, e procedemos a um levantamento das ocorrências linguísticas atuantes na construção textual, para a verificação de possíveis elementos que permaneceram ou se modificaram, ao traçar um paralelo com textos da atualidade. Os resultados revelaram que, no curso histórico da carta de editor, podemos encontrar regularidades temáticas, composicionais e funcionais de séculos passados ainda presentes nessa produção da mídia impressa. Os resultados obtidos pela análise da modalidade também salientam tal categoria linguística como elemento presente na configuração do gênero em destaque, que revela o modo de construção de avaliações sociais e de manifestações ideológicas pela instância enunciativa, bem como os efeitos de sentido que podem ser constituídos por meio dessa estratégia discursiva.In this research, we carried out a study of discursive genre in a diachronic perspective, looking for the organization and linguistic strategies which are shown on it. We analyzed a social practice of journalistic sphere, the letter to the editor, with the objective of verifying constitutive elements and possible transformations of the genre throughout the history. Especially, we observed linguistic structures which maintain discursive regularities in this genre of the written press, in the period of nineteenth-century to earlier twentieth-century. To illustrate it, we supported the study on written media works, focusing not only on the establishment of journalism context but also on discursive genre and discursive traditions works with the aim of anchoring the analysis of textual features that ensure the continuity and contribute to the identification of the genre as typical of journalistic institution. Through this situated social practice emerges linguistic resources which orient the meaning production and help participants to look for, in some way, influencing their interlocutors to achieve their interactional purposes. Among these resources, we pointed out the adverbial modality. We formed basis on pragmatic and discourse analysis about this category to link it to the production of letters to the editor. To the intended analysis, we selected three São Paulos newspaper copies: O Farol Paulistano, Correio Paulistano e A Provínca de S. Paulo/ O Estado de S. Paulo, and conducted a survey of linguistic occurrences in the textual construction to verify possible elements which remain or modify, drawing a parallel with topical texts. The results indicated that, in the historical course of the letter to the editor, we could found thematic, compositional and functional regularities of latest centuries still present in this written media production. The results, demonstrated by the modality analysis, also pointed out this linguistic category as an element present in the configuration of the genre, revealing the way of construction of social assessments and ideological expressions through the instantiation and the meaning effects which could be built up through this discursive strategy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAndrade, Maria Lúcia da Cunha Victório de OliveiraRodrigues, Rafaela Baracat Ribeiro2011-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-29092011-142504/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-29092011-142504Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tradições discursivas e modalidade: reflexões sobre a trajetória do gênero carta do editor em jornais paulistas do século XIX ao início do século XX
Discursive traditions and modality: reflections about the letter to the editor genre trajectory in São Paulos newspapers in the period of nineteenth-century to earlier twentieth-century.
title Tradições discursivas e modalidade: reflexões sobre a trajetória do gênero carta do editor em jornais paulistas do século XIX ao início do século XX
spellingShingle Tradições discursivas e modalidade: reflexões sobre a trajetória do gênero carta do editor em jornais paulistas do século XIX ao início do século XX
Rodrigues, Rafaela Baracat Ribeiro
Carta de editor
Discursive genre
Discursive traditions
Gêneros discursivos
Letter to the editor
Modalidade
Modality
Tradições discursivas
title_short Tradições discursivas e modalidade: reflexões sobre a trajetória do gênero carta do editor em jornais paulistas do século XIX ao início do século XX
title_full Tradições discursivas e modalidade: reflexões sobre a trajetória do gênero carta do editor em jornais paulistas do século XIX ao início do século XX
title_fullStr Tradições discursivas e modalidade: reflexões sobre a trajetória do gênero carta do editor em jornais paulistas do século XIX ao início do século XX
title_full_unstemmed Tradições discursivas e modalidade: reflexões sobre a trajetória do gênero carta do editor em jornais paulistas do século XIX ao início do século XX
title_sort Tradições discursivas e modalidade: reflexões sobre a trajetória do gênero carta do editor em jornais paulistas do século XIX ao início do século XX
author Rodrigues, Rafaela Baracat Ribeiro
author_facet Rodrigues, Rafaela Baracat Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rafaela Baracat Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Carta de editor
Discursive genre
Discursive traditions
Gêneros discursivos
Letter to the editor
Modalidade
Modality
Tradições discursivas
topic Carta de editor
Discursive genre
Discursive traditions
Gêneros discursivos
Letter to the editor
Modalidade
Modality
Tradições discursivas
description Nesta pesquisa, realizamos um estudo sobre gênero discursivo em perspectiva diacrônica, atentando para a organização e para as estratégias linguísticas que nele se manifestam. Analisamos uma prática social da esfera jornalística, a carta de editor, com o objetivo de verificar os elementos constitutivos e as possíveis transformações do gênero em foco ao longo de seu percurso histórico. Particularmente, observamos estruturas linguísticas que concretizam regularidades discursivas nesse gênero da imprensa escrita, no período relativo ao século XIX até o início do século XX. Para tanto, fundamentamos o trabalho em estudos sobre mídia impressa, a fim de focalizar o contexto de estabelecimento do jornalismo, bem como em estudos a respeito dos gêneros discursivos e das tradições discursivas, com o intuito de ancorar a análise dos traços textuais que garantem a continuidade e contribuem para a identificação do gênero como típico da instituição jornalística. Dessa prática social, emergem recursos linguísticos orientadores da produção de sentido, por meio dos quais os sujeitos, situados em determinado contexto social e histórico, buscam, de alguma forma, influenciar seus interlocutores para atingir seus propósitos interacionais. Entre esses recursos, destacamos a modalidade adverbial. Tomamos por base pesquisas de cunho pragmático-discursivo a respeito dessa categoria, a fim de relacioná-la à produção das cartas de editor. Para a análise pretendida, selecionamos exemplares de três jornais paulistas, a saber: O Farol Paulistano, Correio Paulistano e A Província de S. Paulo/O Estado de S. Paulo, e procedemos a um levantamento das ocorrências linguísticas atuantes na construção textual, para a verificação de possíveis elementos que permaneceram ou se modificaram, ao traçar um paralelo com textos da atualidade. Os resultados revelaram que, no curso histórico da carta de editor, podemos encontrar regularidades temáticas, composicionais e funcionais de séculos passados ainda presentes nessa produção da mídia impressa. Os resultados obtidos pela análise da modalidade também salientam tal categoria linguística como elemento presente na configuração do gênero em destaque, que revela o modo de construção de avaliações sociais e de manifestações ideológicas pela instância enunciativa, bem como os efeitos de sentido que podem ser constituídos por meio dessa estratégia discursiva.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-29092011-142504/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-29092011-142504/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257485405061120