\"Eu nunca pintei sonhos. Eu pintei a minha própria realidade\": um mapeamento dos imaginários em torno de Frida Kahlo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carolina Vieira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-24082021-174433/
Resumo: A dissertação tem como proposta principal mapear os imaginários construídos por mulheres detentoras de objetos que reproduzem a imagem da artista Frida Kahlo, de modo a compreender quais atributos identificados na artista tornam-se significativos para essas interlocutoras. Como objetivos específicos, o estudo busca estabelecer uma comparação com os imaginários discutidos pela literatura em torno do fenômeno da Fridamania nos anos 1980, e, ainda, verificar como esses imaginários vinculam-se ao feminismo. Metodologicamente, o estudo é descritivo-exploratório, baseado em pesquisa bibliográfica e em trabalho de campo que combina a aplicação de questionário on-line à realização de grupos focais com mulheres respondentes do formulário. Por meio do questionário, houve uma identificação do perfil das respondentes, dos objetos que possuem da artista, da relação que estabelecem com Frida Kahlo e de como elaboram sua associação ao feminismo. Os grupos focais, por sua vez, aprofundaram e qualificaram as respostas obtidas via questionários. Como resultado da pesquisa, verificou-se que os imaginários em torno de Frida Kahlo se concentram, principalmente, no rompimento de padrões (estéticos, sociais e artísticos), na força e liberdade emanadas de sua personalidade, nas ideias de resiliência, sofrimento e autenticidade. Constatou-se que os imaginários estão em consonância com as temáticas atuais ligadas à pós-modernidade, como a busca por autenticidade e realidade, mas ao mesmo tempo retoma imagens veiculadas pela Fridamania dos anos 1980, como a de representatividade. Para a maioria das entrevistadas, a artista pode ser considerada um símbolo do feminismo, sobretudo por seus conflitos e trajetória de vida, busca por reconhecimento artístico e desafio a paradigmas impostos pela sociedade à época. A partir disso, o feminismo pode ser interpretado como uma tecnologia imaginal e, aliado à cultura material, propicia a elaboração de imaginários em torno de Frida Kahlo que impulsionam imagens e fortalecem vínculos que unem as mulheres
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Metodologicamente, o estudo é descritivo-exploratório, baseado em pesquisa bibliográfica e em trabalho de campo que combina a aplicação de questionário on-line à realização de grupos focais com mulheres respondentes do formulário. Por meio do questionário, houve uma identificação do perfil das respondentes, dos objetos que possuem da artista, da relação que estabelecem com Frida Kahlo e de como elaboram sua associação ao feminismo. Os grupos focais, por sua vez, aprofundaram e qualificaram as respostas obtidas via questionários. Como resultado da pesquisa, verificou-se que os imaginários em torno de Frida Kahlo se concentram, principalmente, no rompimento de padrões (estéticos, sociais e artísticos), na força e liberdade emanadas de sua personalidade, nas ideias de resiliência, sofrimento e autenticidade. Constatou-se que os imaginários estão em consonância com as temáticas atuais ligadas à pós-modernidade, como a busca por autenticidade e realidade, mas ao mesmo tempo retoma imagens veiculadas pela Fridamania dos anos 1980, como a de representatividade. Para a maioria das entrevistadas, a artista pode ser considerada um símbolo do feminismo, sobretudo por seus conflitos e trajetória de vida, busca por reconhecimento artístico e desafio a paradigmas impostos pela sociedade à época. A partir disso, o feminismo pode ser interpretado como uma tecnologia imaginal e, aliado à cultura material, propicia a elaboração de imaginários em torno de Frida Kahlo que impulsionam imagens e fortalecem vínculos que unem as mulheresThe main proposal of the dissertation is to map the imaginaries composed by women who possess objects which contain Frida Kahlos images as a way to understand which features identified on the artist became most significant for the participants. As secondary intents, the research stresses a comparison between the imaginaries identified at the literature, considering the background of the Fridamania movement through the end of the 70s and the beginning of the 80s - but not restricted at it - and then to verify how these imaginaries are associated with feminism. Methodologically, the study is descriptive-exploratory, based on a literature review and a field of research that associates the application of an online survey and the organization of focus groups with some participants. By the former, the study identified the participants profiles, mapped their objects, the relation they established with the painter as well as how they forged the artists relation with feminism. The focus groups, on the other hand, developed and qualified the replies obtained through the survey. As a result of the research, it was possible to verify that imaginaries surrounding Frida Kahlo rely on the rupture with the mainstream (aesthetical, social, and artistic), the strength and liberty emerged by her personality, the resilience, and the authenticity and reality featured by her artistic production. It was also possible to verify that the imaginaries establish a dialogue with contemporary themes related to post-modernity, such as the search for authenticity and realism, as well as to disclose the imaginaries already mapped at the literature, such as representativity. For most of the interviewees, the artist can be considered a symbol of feminism, specially by her conflicts, life trajectory, search for artistic recognition and defiance to socially imposed paradigms. As a result, feminism can be inferred as a technology of the imaginary and, alongside with material culture, influence the elaboration of imaginaries around Frida Kahlo in a way that can forward images and strengthen feminist relations among womenBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorrea, Cynthia Harumy WatanabeCosta, Carolina Vieira da2021-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-24082021-174433/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-18T14:34:33Zoai:teses.usp.br:tde-24082021-174433Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-18T14:34:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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