Desenvolvimento do Sistema Informatizado de Educação Continuada em Enfermagem: construção de dados mínimos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-10052011-130841/ |
Resumo: | Este estudo teve como objetivos desenvolver um Sistema Informatizado de Educação Continuada em Enfermagem (SIEC) visando à construção de dados mínimos e avaliar os dados contidos no sistema, na perspectiva dos Enfermeiros especialistas. Tratou-se de um estudo aplicado, de produção tecnológica e exploratória. Para o desenvolvimento do SIEC foi utilizada a metodologia baseada no conceito do ciclo de vida de prototipação. O SIEC sedimentou-se em duas fases: definição e desenvolvimento. A fase de definição iniciou-se com a etapa de planejamento, seguida pela definição e análise dos requisitos necessários para a construção e culminou com a produção da especificação de requisitos do sistema. A fase de desenvolvimento traduziu o conjunto de requisitos em um sistema de informação informatizado. No SIEC é apresentado um conjunto de dados mínimos do SEC com 435 elementos de dados divididos em setes categorias: Profissionais, Atividades de Ensino, Estrutura Organizacional, Instituição, Produção Científica, Grupos de Estudos e Avaliação. A construção do conjunto de dados mínimos do SEC foi realizada a partir da seleção de termos da literatura e da prática deste serviço. No que se refere à avaliação, etapa do processo de prototipação, o sistema foi submetido à avaliação, por meio de aplicação de um questionário a 07 especialistas enfermeiras com experiência na área de ensino, na área de Administração em Enfermagem e/ou vivência no Serviço de Educação Continuada. O SIEC foi avaliado positivamente pelos especialistas, que pontuaram a pertinência e prioridade dos elementos de dados superior a 71% [n=5], em sua maioria, o que confirma a satisfação do usuário com relação ao conteúdo do sistema, segundo a Norma Brasileira ISO/IEC 14598-1, que indica a satisfação do cliente quando o produto alcança o nível de pontuação no intervalo alvo, ou seja, percentual igual ou superior a 70%. No entanto, 11 elementos foram pontuados com percentual de 57% [n=4], sendo eles: título de eleitor, seguro, modalidade, data de início, data de término, módulo, tipo, cadastro da auditoria de treinamento e valor hora/aluno/dia, Uniform Resource Locator (URL) e tipo de atuação. Esta pontuação mostra a necessidade de adequação dos elementos de dados para atender as necessidades do cliente e do serviço. Conclui-se que a metodologia adotada propiciou o desenvolvimento de um sistema de informação informatizado, a partir de um conjunto de dados mínimos do SEC, que possibilita o registro, a organização, análise e interpretação dos dados, com a emissão de relatórios, e que pode facilitar o acompanhamento do serviço e a implementação de melhorias tanto em recursos humanos quanto nos processos de trabalho, no âmbito da assistência, ensino, pesquisa e gestão, trazendo consigo uma linguagem que corresponda às necessidades de seus usuários. |
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Desenvolvimento do Sistema Informatizado de Educação Continuada em Enfermagem: construção de dados mínimosDevelopment of Computerized System for Continuing Education in Nursing: Construction of Minimum DataContinuing EducationEducação ContinuadaEnfermagemInformáticaInformaticsInformation SystemsNursing.Sistemas de InformaçãoTele-EnfermagemTele-NursingEste estudo teve como objetivos desenvolver um Sistema Informatizado de Educação Continuada em Enfermagem (SIEC) visando à construção de dados mínimos e avaliar os dados contidos no sistema, na perspectiva dos Enfermeiros especialistas. Tratou-se de um estudo aplicado, de produção tecnológica e exploratória. Para o desenvolvimento do SIEC foi utilizada a metodologia baseada no conceito do ciclo de vida de prototipação. O SIEC sedimentou-se em duas fases: definição e desenvolvimento. A fase de definição iniciou-se com a etapa de planejamento, seguida pela definição e análise dos requisitos necessários para a construção e culminou com a produção da especificação de requisitos do sistema. A fase de desenvolvimento traduziu o conjunto de requisitos em um sistema de informação informatizado. No SIEC é apresentado um conjunto de dados mínimos do SEC com 435 elementos de dados divididos em setes categorias: Profissionais, Atividades de Ensino, Estrutura Organizacional, Instituição, Produção Científica, Grupos de Estudos e Avaliação. A construção do conjunto de dados mínimos do SEC foi realizada a partir da seleção de termos da literatura e da prática deste serviço. No que se refere à avaliação, etapa do processo de prototipação, o sistema foi submetido à avaliação, por meio de aplicação de um questionário a 07 especialistas enfermeiras com experiência na área de ensino, na área de Administração em Enfermagem e/ou vivência no Serviço de Educação Continuada. O SIEC foi avaliado positivamente pelos especialistas, que pontuaram a pertinência e prioridade dos elementos de dados superior a 71% [n=5], em sua maioria, o que confirma a satisfação do usuário com relação ao conteúdo do sistema, segundo a Norma Brasileira ISO/IEC 14598-1, que indica a satisfação do cliente quando o produto alcança o nível de pontuação no intervalo alvo, ou seja, percentual igual ou superior a 70%. No entanto, 11 elementos foram pontuados com percentual de 57% [n=4], sendo eles: título de eleitor, seguro, modalidade, data de início, data de término, módulo, tipo, cadastro da auditoria de treinamento e valor hora/aluno/dia, Uniform Resource Locator (URL) e tipo de atuação. Esta pontuação mostra a necessidade de adequação dos elementos de dados para atender as necessidades do cliente e do serviço. Conclui-se que a metodologia adotada propiciou o desenvolvimento de um sistema de informação informatizado, a partir de um conjunto de dados mínimos do SEC, que possibilita o registro, a organização, análise e interpretação dos dados, com a emissão de relatórios, e que pode facilitar o acompanhamento do serviço e a implementação de melhorias tanto em recursos humanos quanto nos processos de trabalho, no âmbito da assistência, ensino, pesquisa e gestão, trazendo consigo uma linguagem que corresponda às necessidades de seus usuários.This study aimed to develop a computerized system of Continuing Education in Nursing (SIEC) in order to build minimum data and evaluate the data in the system, from the perspective of nurses specialists. This was an applied study, exploration and production technology. To develop the SIEC methodology was used based on the concept of the life cycle of prototyping. The SIEC was deposited into two phases: definition and development. The definition phase began with the planning stage, followed by definition and analysis of requirements for construction and culminated with the specification of system requirements. The development phase led to the set of requirements in a computerized information system. SIEC is presented in a minimum data set of the SEC with 435 data elements divided into seven categories: Professional, Teaching Activities, Organizational Structure, Institution, Scientific, Group Study and Evaluation. The construction of the minimum data set of SEC was performed by the selection of terms from the literature and practice of this service. With regard to assessment, stage of prototyping, the system underwent evaluation by means of administering a questionnaire to 07 nurses with specialist experience in teaching in the area of Nursing Administration and/or experience in the Service Continuing Education. The SIEC was positively evaluated by experts, who scored the relevance and priority of data elements over 71% [n = 5], mostly confirming the user\'s satisfaction with the content of the system, according to Brazilian Standard ISO/IEC 14598-1, indicating customer satisfaction when the product reaches the level of scores in the target range, in other words, a percentage less than 70%. However, 11 items were marked with a percentage of 57% [n = 4], which are: voter registration, insurance, mode, start date, end date, module, type, registration audit and value of training hours / student per day, Uniform Resource Locator (URL) and type of activity. This score shows the need for adequacy of the data elements to meet customer needs and service. It is concluded that the methodology adopted enabled the development of a computerized information system, from a minimum data set of the SEC, which enables the recording, organization, analysis and interpretation of data, with reporting, and can facilitate the monitoring and implementation of service improvements in both human resources and work processes within the care, teaching, research and management, bringing with them a language that meets the needs of its users.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLeite, Maria Madalena JanuarioCasteli, Christiane Pereira Martins2011-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-10052011-130841/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-10052011-130841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Este estudo teve como objetivos desenvolver um Sistema Informatizado de Educação Continuada em Enfermagem (SIEC) visando à construção de dados mínimos e avaliar os dados contidos no sistema, na perspectiva dos Enfermeiros especialistas. Tratou-se de um estudo aplicado, de produção tecnológica e exploratória. Para o desenvolvimento do SIEC foi utilizada a metodologia baseada no conceito do ciclo de vida de prototipação. O SIEC sedimentou-se em duas fases: definição e desenvolvimento. A fase de definição iniciou-se com a etapa de planejamento, seguida pela definição e análise dos requisitos necessários para a construção e culminou com a produção da especificação de requisitos do sistema. A fase de desenvolvimento traduziu o conjunto de requisitos em um sistema de informação informatizado. No SIEC é apresentado um conjunto de dados mínimos do SEC com 435 elementos de dados divididos em setes categorias: Profissionais, Atividades de Ensino, Estrutura Organizacional, Instituição, Produção Científica, Grupos de Estudos e Avaliação. A construção do conjunto de dados mínimos do SEC foi realizada a partir da seleção de termos da literatura e da prática deste serviço. No que se refere à avaliação, etapa do processo de prototipação, o sistema foi submetido à avaliação, por meio de aplicação de um questionário a 07 especialistas enfermeiras com experiência na área de ensino, na área de Administração em Enfermagem e/ou vivência no Serviço de Educação Continuada. O SIEC foi avaliado positivamente pelos especialistas, que pontuaram a pertinência e prioridade dos elementos de dados superior a 71% [n=5], em sua maioria, o que confirma a satisfação do usuário com relação ao conteúdo do sistema, segundo a Norma Brasileira ISO/IEC 14598-1, que indica a satisfação do cliente quando o produto alcança o nível de pontuação no intervalo alvo, ou seja, percentual igual ou superior a 70%. No entanto, 11 elementos foram pontuados com percentual de 57% [n=4], sendo eles: título de eleitor, seguro, modalidade, data de início, data de término, módulo, tipo, cadastro da auditoria de treinamento e valor hora/aluno/dia, Uniform Resource Locator (URL) e tipo de atuação. Esta pontuação mostra a necessidade de adequação dos elementos de dados para atender as necessidades do cliente e do serviço. Conclui-se que a metodologia adotada propiciou o desenvolvimento de um sistema de informação informatizado, a partir de um conjunto de dados mínimos do SEC, que possibilita o registro, a organização, análise e interpretação dos dados, com a emissão de relatórios, e que pode facilitar o acompanhamento do serviço e a implementação de melhorias tanto em recursos humanos quanto nos processos de trabalho, no âmbito da assistência, ensino, pesquisa e gestão, trazendo consigo uma linguagem que corresponda às necessidades de seus usuários. |
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