Comparação de dois métodos de ensino para aquisição de habilidades motoras aquáticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/109/109131/tde-30102023-144244/ |
Resumo: | A prática da natação tem crescido substancialmente nos últimos anos e muitos estudos sobre o treinamento têm sido desenvolvidos. Curiosamente, apesar desse crescimento, estudos sobre a pedagogia da natação ainda demandam maior atenção por parte dos pesquisadores. Pensando nisso, esse estudo teve dois objetivos. O primeiro objetivo foi comparar os métodos de aprendizagem convencional (GAC) e de aprendizagem por metas (GAM) na aquisição de habilidades motoras aquáticas em crianças de 7 a 10 anos de idade. O segundo objetivo foi comparar esses métodos em relação ao nível de satisfação das crianças. Para verificar o nível de adaptação ao meio aquático foi utilizada a lista adaptada de Adaptação ao Meio Aquático, e foi elaborado, para o presente estudo, um questionário de satisfação. A hipótese proposta foi que os alunos desenvolveriam habilidades suficientes para o deslocamento seguro dentro do meio líquido, em quinze aulas de natação, podendo haver ou não, diferenças na aprendizagem motora aquática, quando comparado os dois métodos de ensino. Para a realização do estudo foram recrutadas 20 crianças voluntárias da rede municipal da cidade de Olímpia, SP, divididas igualmente em dois grupos, GAC e GAM. Cada grupo teve 15 aulas divididas em 3 aulas semanais, cada uma com uma hora de duração. Para verificar a adaptação ao meio aquático, as crianças foram avaliadas antes (pré-teste), durante (após 8 aulas, teste intermediário) e após (pós-teste) as 15 aulas. O nível de satisfação foi avaliado em dois momentos (intermediário e pós). O pré-teste mostrou que as crianças tinham o mesmo nível de habilidades motoras aquáticas (p = 0,359). Após 8 aulas, foi realizado o teste intermediário que mostrou uma melhora em ambos os grupos (GAC: p = 0,005; GAM: p = 0.005), entretanto não houve diferença significativa entre os grupos (p = 0,160). Ao término das 15 aulas, foi realizado o pós-teste que mostrou diferenças significativas quando comparado com o pré-teste (GAC: p = 0,005; GAM: p = 0.005), e na comparação entre os grupos (p = 0,012). Em relação ao nível de satisfação, foi observado que, os voluntários que participaram do GAM, tiveram uma maior percepção de que aprenderam a nadar (p = 0,04). Quando comparados ambos os grupos, o GAM demonstrou mais interesse em frequentar as aulas (p = 0,05) e o GAC demonstrou-se mais satisfeito com seus colegas de turma (p = 0,04). Assim pode-se dizer que, ambos os métodos de ensino da natação se mostraram efetivos para a aprendizagem motora aquática. Contudo, o método proposto nesse estudo, aprendizagem por metas, se mostrou mais eficaz, didático e prazeroso. |
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Comparação de dois métodos de ensino para aquisição de habilidades motoras aquáticasComparison of two teaching methods for the acquisition of aquatic motor skillsAprendizagem motoraChildrenCriançasMétodos de ensinoMotor learningNataçãoSwimmingTeaching methodsA prática da natação tem crescido substancialmente nos últimos anos e muitos estudos sobre o treinamento têm sido desenvolvidos. Curiosamente, apesar desse crescimento, estudos sobre a pedagogia da natação ainda demandam maior atenção por parte dos pesquisadores. Pensando nisso, esse estudo teve dois objetivos. O primeiro objetivo foi comparar os métodos de aprendizagem convencional (GAC) e de aprendizagem por metas (GAM) na aquisição de habilidades motoras aquáticas em crianças de 7 a 10 anos de idade. O segundo objetivo foi comparar esses métodos em relação ao nível de satisfação das crianças. Para verificar o nível de adaptação ao meio aquático foi utilizada a lista adaptada de Adaptação ao Meio Aquático, e foi elaborado, para o presente estudo, um questionário de satisfação. A hipótese proposta foi que os alunos desenvolveriam habilidades suficientes para o deslocamento seguro dentro do meio líquido, em quinze aulas de natação, podendo haver ou não, diferenças na aprendizagem motora aquática, quando comparado os dois métodos de ensino. Para a realização do estudo foram recrutadas 20 crianças voluntárias da rede municipal da cidade de Olímpia, SP, divididas igualmente em dois grupos, GAC e GAM. Cada grupo teve 15 aulas divididas em 3 aulas semanais, cada uma com uma hora de duração. Para verificar a adaptação ao meio aquático, as crianças foram avaliadas antes (pré-teste), durante (após 8 aulas, teste intermediário) e após (pós-teste) as 15 aulas. O nível de satisfação foi avaliado em dois momentos (intermediário e pós). O pré-teste mostrou que as crianças tinham o mesmo nível de habilidades motoras aquáticas (p = 0,359). Após 8 aulas, foi realizado o teste intermediário que mostrou uma melhora em ambos os grupos (GAC: p = 0,005; GAM: p = 0.005), entretanto não houve diferença significativa entre os grupos (p = 0,160). Ao término das 15 aulas, foi realizado o pós-teste que mostrou diferenças significativas quando comparado com o pré-teste (GAC: p = 0,005; GAM: p = 0.005), e na comparação entre os grupos (p = 0,012). Em relação ao nível de satisfação, foi observado que, os voluntários que participaram do GAM, tiveram uma maior percepção de que aprenderam a nadar (p = 0,04). Quando comparados ambos os grupos, o GAM demonstrou mais interesse em frequentar as aulas (p = 0,05) e o GAC demonstrou-se mais satisfeito com seus colegas de turma (p = 0,04). Assim pode-se dizer que, ambos os métodos de ensino da natação se mostraram efetivos para a aprendizagem motora aquática. Contudo, o método proposto nesse estudo, aprendizagem por metas, se mostrou mais eficaz, didático e prazeroso.The practice of swimming has grown substantially in recent years, and many studies on training have been developed. Interestingly, despite this growth, studies on swimming pedagogy still demand greater attention from researchers. With that in mind, this study had two objectives. The first objective was to compare the methods of conventional learning (GAC) and learning by goals (GAM) in the acquisition of aquatic motor skills in children aged 7 to 10 years old. The second objective was to compare these methods in relation to the children\'s level of satisfaction. The adapted list of Adaptation to the Aquatic Environment was used to verify the level of adaptation to the aquatic environment, and a satisfaction questionnaire was prepared for the present study. The proposed hypothesis was that children would develop sufficient skills for safe displacement within the water, in fifteen swimming lessons, with or without differences in aquatic motor learning when comparing the two teaching methods. To carry out the study, 20 volunteer children from the municipal network of the city of Olímpia, SP, were recruited, equally divided into two groups, GAC and GAM. Each group had 15 classes divided into three weekly classes, each lasting one hour. To verify the adaptation to the aquatic environment, the children were evaluated before (pre-test), during (after eight classes, intermediate test), and after (post-test) the 15 classes. The level of satisfaction was evaluated in two moments (intermediate and post). The pre-test showed that the children had the same level of water motor skills (p = 0.359). After eight classes, the intermediate test was performed, which showed an improvement in both groups (GAC: p = 0.005; GAM: p = 0.005); however, there was no significant difference between groups (p = 0.160). At the end of the fifteen classes, the post-test was carried out, which showed significant differences when compared with the pre-test (GAC: p = 0.005; GAM: p = 0.005) and in the comparison between groups (p = 0.012). Regarding the level of satisfaction, it was observed that the volunteers who participated in the GAM had a greater perception that they had learned to swim (p = 0.04). When comparing both groups, GAM showed more interest in attending classes (p = 0.05), and GAC was more satisfied with their classmates (p = 0.04). Thus, it can be said that both methods of teaching swimming were effective for aquatic motor learning. However, the method proposed in this study, learning by goals, proved more effective, didactic, and pleasurable.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoraes, Renato deGea, Carolina dos Santos Abe2023-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/109/109131/tde-30102023-144244/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-13T13:49:02Zoai:teses.usp.br:tde-30102023-144244Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-13T13:49:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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