Mapeamento geotécnico da Quadrícula de Mogi-Guaçu/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giuliano de Mio
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.18.1992.tde-21122023-090830
Resumo:  O Mapeamento Geotécnico é uma ferramenta indispensável, básica na elaboração de planejamento da ocupação, que procura caracterizar as propriedades do terreno de interesse para Engenharia e Planejamento e prever as interações entre os processos do meio físico, o homem e suas obras.  As sucessivas agressões ao meio ambiente tornam necessária a elaboração de planejamentos abrangentes, que tenham uma base geomorfológica segundo o conceito de Avaliação dos Terrenos (\"Land Evaluation\").  O presente estudo abrange a Quadrícula de Mogi-Guaçu, situada na porção centro-leste do Estado de São Paulo e com aproximadamente 715 km², sendo elaborado embasando-se nas propostas metodológicas de Zuquettte (1987) e PUCE (item 2.2.3), com modificações.  A apresentação dos resultados é feita de maneira descritiva, por meio de mapas e tabelas, incluindo, além dos mapas tradicionalmente apresentados, um mapa de sistemas de relevo, um mapa de limitações à ocupação e uma tabela com propriedades geotécnicas de interesse para a engenharia.
id USP_c43b8c7c7ab411fd8ca2ba2bcf319fed
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21122023-090830
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Mapeamento geotécnico da Quadrícula de Mogi-Guaçu/SP . 1992-02-19Nilson GandolfiLuiz Roberto CottasJose Eduardo RodriguesGiuliano de MioUniversidade de São PauloGeotecniaUSPBR . .  O Mapeamento Geotécnico é uma ferramenta indispensável, básica na elaboração de planejamento da ocupação, que procura caracterizar as propriedades do terreno de interesse para Engenharia e Planejamento e prever as interações entre os processos do meio físico, o homem e suas obras.  As sucessivas agressões ao meio ambiente tornam necessária a elaboração de planejamentos abrangentes, que tenham uma base geomorfológica segundo o conceito de Avaliação dos Terrenos (\"Land Evaluation\").  O presente estudo abrange a Quadrícula de Mogi-Guaçu, situada na porção centro-leste do Estado de São Paulo e com aproximadamente 715 km², sendo elaborado embasando-se nas propostas metodológicas de Zuquettte (1987) e PUCE (item 2.2.3), com modificações.  A apresentação dos resultados é feita de maneira descritiva, por meio de mapas e tabelas, incluindo, além dos mapas tradicionalmente apresentados, um mapa de sistemas de relevo, um mapa de limitações à ocupação e uma tabela com propriedades geotécnicas de interesse para a engenharia.  The Geotechnical Mapping is an important tool in planning the occupation of lands. It deals with properties that are interesting to Engineering and Planning, and try to foresee the relations between the natural processes, the man and his works.  The sucessive agressions to the land has required the elaboration of a wide planning with a geomorphological base, using the concept of Land Evaluation.  The present study include the Mogi-Guaçu area, in the central-east portion of São Paulo State, with about 715 km². The work follows the Zuquette (1987) and PUCE methodologies, with modifications.  The results are presented in maps and tables, including a relief system map, a map of limitations to occupation, and a table with geotechnical properties of interest to engineering. https://doi.org/10.11606/D.18.1992.tde-21122023-090830info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:49:58Zoai:teses.usp.br:tde-21122023-090830Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:06:51.645271Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Mapeamento geotécnico da Quadrícula de Mogi-Guaçu/SP
dc.title.alternative.en.fl_str_mv .
title Mapeamento geotécnico da Quadrícula de Mogi-Guaçu/SP
spellingShingle Mapeamento geotécnico da Quadrícula de Mogi-Guaçu/SP
Giuliano de Mio
title_short Mapeamento geotécnico da Quadrícula de Mogi-Guaçu/SP
title_full Mapeamento geotécnico da Quadrícula de Mogi-Guaçu/SP
title_fullStr Mapeamento geotécnico da Quadrícula de Mogi-Guaçu/SP
title_full_unstemmed Mapeamento geotécnico da Quadrícula de Mogi-Guaçu/SP
title_sort Mapeamento geotécnico da Quadrícula de Mogi-Guaçu/SP
author Giuliano de Mio
author_facet Giuliano de Mio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nilson Gandolfi
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Roberto Cottas
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jose Eduardo Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Giuliano de Mio
contributor_str_mv Nilson Gandolfi
Luiz Roberto Cottas
Jose Eduardo Rodrigues
description  O Mapeamento Geotécnico é uma ferramenta indispensável, básica na elaboração de planejamento da ocupação, que procura caracterizar as propriedades do terreno de interesse para Engenharia e Planejamento e prever as interações entre os processos do meio físico, o homem e suas obras.  As sucessivas agressões ao meio ambiente tornam necessária a elaboração de planejamentos abrangentes, que tenham uma base geomorfológica segundo o conceito de Avaliação dos Terrenos (\"Land Evaluation\").  O presente estudo abrange a Quadrícula de Mogi-Guaçu, situada na porção centro-leste do Estado de São Paulo e com aproximadamente 715 km², sendo elaborado embasando-se nas propostas metodológicas de Zuquettte (1987) e PUCE (item 2.2.3), com modificações.  A apresentação dos resultados é feita de maneira descritiva, por meio de mapas e tabelas, incluindo, além dos mapas tradicionalmente apresentados, um mapa de sistemas de relevo, um mapa de limitações à ocupação e uma tabela com propriedades geotécnicas de interesse para a engenharia.
publishDate 1992
dc.date.issued.fl_str_mv 1992-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.18.1992.tde-21122023-090830
url https://doi.org/10.11606/D.18.1992.tde-21122023-090830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Geotecnia
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502957612400640