Gestão do risco de falha do preventor anular de BOP multiplexado submarino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lukin, Nikolas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3151/tde-28092016-110330/
Resumo: Após o acidente de Macondo (EUA, 2010), cujo prejuízo estimado é da ordem de US$ 42 bilhões, a análise de risco do BOP (Preventor de BlowOut) ganhou grande importância nos projetos de exploração e desenvolvimento de petróleo. O presente trabalho se aprofundou na análise de risco de falha no acionamento do preventor anular de BOP (uma das funções do BOP), mapeando a sensibilidade da manutenção, redundâncias do projeto e da vida útil dos componentes no risco de falha inerente ao seu funcionamento. Este estudo seguiu os fundamentos da inspeção baseada no risco e da manutenção centrada na confiabilidade, a partir das diretrizes das normas ISO 31.000 (gestão do risco) e API 581 (inspeção baseada no risco). Um modelo de confiabilidade foi construído com base na árvore de falhas do equipamento, a qual, por sua vez, foi construída com base no diagrama hidráulico do sistema e do respectivo FMEA (Failure Mode and Effect Analysis). Neste modelo, pressupõe-se uma taxa de falhas constante dos componentes ao longo do tempo para calcular o tempo médio entre falhas do sistema. O trabalho atendeu seus objetivos ao comprovar que o modelo numérico de confiabilidade é aderente às falhas de campo e da literatura. A análise de sensibilidade do modelo por meio da simulação numérica, mostrou que o aumento da qualidade das manutenções preventiva é a melhor estratégia para reduzir o risco de falha do BOP anular. Verificou-se ainda que o aumento da vida útil de alguns componentes é tão relevante quanto o incremento de redundâncias para a confiabilidade do BOP anular.
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