Revisão Sistemática Múltipla para o desenvolvimento do Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa) quanto à deformação permanente da camada de revestimento asfáltico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Paloma Morais de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-23052022-142851/
Resumo: A escolha do método de dimensionamento influencia o desempenho dos pavimentos, pois a concepção da estrutura e os cálculos que levam à definição das espessuras dependem das hipóteses do método. Ao longo do tempo, o avanço científico e tecnológico tem diminuído a importância relativa das bases empíricas através do desenvolvimento de métodos com base em relações empíricas-mecanísticas (M-E) que possibilitam estimar a ruptura da estrutura do pavimento em relação à danos estruturais como a deformação permanente. No Brasil, entretanto, o Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa) apresentado, com base nos princípios M-E, faz uma análise secundária da deformação permanente, já que desconsidera a sua ocorrência na camada de revestimento asfáltico, propondo um ensaio de verificação de propriedades mecânicas da mistura asfáltica (Flow Number) como suficiente para eliminar a verificação da deformação permanente nesta camada. Visando contribuir para o desenvolvimento do MeDiNa no que tange a deformação permanente na camada de revestimento asfáltico, esse trabalho elaborou e aplicou um método de Revisão Sistemática Múltipla (ReSiM) constituída por três diferentes revisões sistemáticas cujos estudos que as compõem analisam, respectivamente, a deformação permanente em misturas asfálticas, a deformação permanente na camada de revestimento asfáltico e a deformação permanente tanto em misturas asfálticas quanto na camada de revestimento. Os resultados indicam que o parâmetro Flow Number está associado a medição da resistência à deformação permanente em misturas asfálticas e pode ser utilizado como critério de aprovação ou rejeição de uma mistura asfáltica considerando seu desempenho em relação a deformação permanente, no entanto, não substitui a necessidade de previsão de desempenho da camada de revestimento asfáltico no que tange a deformação permanente, que é feita, predominantemente, por intermédio de modelos empíricos-mecanísticos.
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spelling Revisão Sistemática Múltipla para o desenvolvimento do Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa) quanto à deformação permanente da camada de revestimento asfálticoMultiple Systematic Review for the development of the Brazilian Asphalt Pavement Design Method (MeDiNa) regarding the permanent deformation of the asphalt concrete layerFlow Number MeDiNaAfundamento na trilha de rodaDeformação permanenteFlow NumberMeDiNaPermanent deformationRevisão SistemáticaRuttingSystematic ReviewA escolha do método de dimensionamento influencia o desempenho dos pavimentos, pois a concepção da estrutura e os cálculos que levam à definição das espessuras dependem das hipóteses do método. Ao longo do tempo, o avanço científico e tecnológico tem diminuído a importância relativa das bases empíricas através do desenvolvimento de métodos com base em relações empíricas-mecanísticas (M-E) que possibilitam estimar a ruptura da estrutura do pavimento em relação à danos estruturais como a deformação permanente. No Brasil, entretanto, o Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa) apresentado, com base nos princípios M-E, faz uma análise secundária da deformação permanente, já que desconsidera a sua ocorrência na camada de revestimento asfáltico, propondo um ensaio de verificação de propriedades mecânicas da mistura asfáltica (Flow Number) como suficiente para eliminar a verificação da deformação permanente nesta camada. Visando contribuir para o desenvolvimento do MeDiNa no que tange a deformação permanente na camada de revestimento asfáltico, esse trabalho elaborou e aplicou um método de Revisão Sistemática Múltipla (ReSiM) constituída por três diferentes revisões sistemáticas cujos estudos que as compõem analisam, respectivamente, a deformação permanente em misturas asfálticas, a deformação permanente na camada de revestimento asfáltico e a deformação permanente tanto em misturas asfálticas quanto na camada de revestimento. Os resultados indicam que o parâmetro Flow Number está associado a medição da resistência à deformação permanente em misturas asfálticas e pode ser utilizado como critério de aprovação ou rejeição de uma mistura asfáltica considerando seu desempenho em relação a deformação permanente, no entanto, não substitui a necessidade de previsão de desempenho da camada de revestimento asfáltico no que tange a deformação permanente, que é feita, predominantemente, por intermédio de modelos empíricos-mecanísticos.The selection of the design method influences the pavement performance because the design of the structure and the calculation checks that lead to the thicknesses depend on the hypotheses that serve as the basis for the method. Over time, scientific and technological advances have diminished the relative importance of empirical bases through the development of methods based on mechanistic-empirical (ME) relationships that make it possible to estimate the rupture of the pavement structure in relation to structural damage such as permanent deformation. In Brazil, however, the National Design Method (MeDiNa) presented, based on ME principles, makes a secondary analysis of permanent deformation, since it disregards its occurrence in the asphalt layer, proposing a test to verify the mechanical properties of the asphalt mixture (Flow Number) as sufficient to eliminate the verification of permanent deformation in this layer. Aiming to contribute to the development of MeDiNa regarding permanent deformation in the asphalt coating layer, this work elaborated and applied a Multiple Systematic Review (ReSiM) method consisting of three different systematic reviews whose papers that compose them analyze, respectively, the permanent deformation in asphalt mixtures, permanent deformation in the asphalt layer, and permanent deformation both in asphalt mixtures and in the asphalt concrete layer. The results indicate that the parameter Flow Number is associated with the measurement of resistance to permanent deformation in asphalt mixtures and can be used as a criterion for approval or rejection of an asphalt mixture considering its performance in relation to permanent deformation, however, it does not replace the need to predict the performance of the asphalt concrete layer with regard to permanent deformation, which is predominantly done through mechanistic-empirical models.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFernandes Junior, Jose LeomarSouza, Paloma Morais de2021-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-23052022-142851/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-24T12:03:29Zoai:teses.usp.br:tde-23052022-142851Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-24T12:03:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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