Microvariação e microestereometria da argila iluviada em quatro perfis de solos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perecin, Dilermando
Data de Publicação: 1974
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde-20240301-144315/
Resumo: Foram obtidas seções delgadas de perfis de quatro grandes grupos de solos, para se estudar a viabilidade da aplicação da aplicação de método microestereometrico na determinação do volume de argila iluviada, os erros envolvidos, o cálculo de amostragem adequada. O volume de argila iluviada foi obtido em 46 seções delgadas, com a ocular de integração, sob microscópio polarizante, levantando-se um total de 460.000 pontos. As distribuições de frequência da argila iluviada, obtidas nas seções delgadas, foram ajustadas a três distribuições teóricas, binomial comum, Poisson e binomial generalizada; permitindo estimativas dos erros do método e das microvariações envolvidas. Os números· de pontos necessários para se obterem amostras estatisticamente adequadas foram obtidos, considerando dois níveis de significância e seis limites de precisão. Os resultados obtidos foram discutidos em função de aspectos pedogenéticos e de classificação de solos.
id USP_c4d6d41aef91cb6425153ac44173ad6f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20240301-144315
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Microvariação e microestereometria da argila iluviada em quatro perfis de solosARGILASSOLOSForam obtidas seções delgadas de perfis de quatro grandes grupos de solos, para se estudar a viabilidade da aplicação da aplicação de método microestereometrico na determinação do volume de argila iluviada, os erros envolvidos, o cálculo de amostragem adequada. O volume de argila iluviada foi obtido em 46 seções delgadas, com a ocular de integração, sob microscópio polarizante, levantando-se um total de 460.000 pontos. As distribuições de frequência da argila iluviada, obtidas nas seções delgadas, foram ajustadas a três distribuições teóricas, binomial comum, Poisson e binomial generalizada; permitindo estimativas dos erros do método e das microvariações envolvidas. Os números· de pontos necessários para se obterem amostras estatisticamente adequadas foram obtidos, considerando dois níveis de significância e seis limites de precisão. Os resultados obtidos foram discutidos em função de aspectos pedogenéticos e de classificação de solos.Thin sections of profiles from four great groups of soils were obtained, in order to study: the viability of application of the microstereometric method in the determination of the volume of illuviated clay, the involved errors, the calculation of suitable sampling. The volume of illuviated clay was obtained in 46 thin sections, with an integration ocular, undor a polarizing microscope, by surveying a total of 460.000 points. The illuviated clay frequency distributions, obtained in the thin sections were adjusted to three theorical distributions, common binomial, Poisson and generalized binomial; which allowed the es- timations of the errors of the method and the involved microvariations. The number of points necessary to obtain the statiscally suitable samples was obtained by considering two levels of significance and six precision limits. The resulta obtained were discussed in function of pedogenetic aspects and soil classification.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCampos, Douglas Alberto Ferraz dePerecin, Dilermando1974-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde-20240301-144315/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-28T18:43:46Zoai:teses.usp.br:tde-20240301-144315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-28T18:43:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Microvariação e microestereometria da argila iluviada em quatro perfis de solos
title Microvariação e microestereometria da argila iluviada em quatro perfis de solos
spellingShingle Microvariação e microestereometria da argila iluviada em quatro perfis de solos
Perecin, Dilermando
ARGILAS
SOLOS
title_short Microvariação e microestereometria da argila iluviada em quatro perfis de solos
title_full Microvariação e microestereometria da argila iluviada em quatro perfis de solos
title_fullStr Microvariação e microestereometria da argila iluviada em quatro perfis de solos
title_full_unstemmed Microvariação e microestereometria da argila iluviada em quatro perfis de solos
title_sort Microvariação e microestereometria da argila iluviada em quatro perfis de solos
author Perecin, Dilermando
author_facet Perecin, Dilermando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Douglas Alberto Ferraz de
dc.contributor.author.fl_str_mv Perecin, Dilermando
dc.subject.por.fl_str_mv ARGILAS
SOLOS
topic ARGILAS
SOLOS
description Foram obtidas seções delgadas de perfis de quatro grandes grupos de solos, para se estudar a viabilidade da aplicação da aplicação de método microestereometrico na determinação do volume de argila iluviada, os erros envolvidos, o cálculo de amostragem adequada. O volume de argila iluviada foi obtido em 46 seções delgadas, com a ocular de integração, sob microscópio polarizante, levantando-se um total de 460.000 pontos. As distribuições de frequência da argila iluviada, obtidas nas seções delgadas, foram ajustadas a três distribuições teóricas, binomial comum, Poisson e binomial generalizada; permitindo estimativas dos erros do método e das microvariações envolvidas. Os números· de pontos necessários para se obterem amostras estatisticamente adequadas foram obtidos, considerando dois níveis de significância e seis limites de precisão. Os resultados obtidos foram discutidos em função de aspectos pedogenéticos e de classificação de solos.
publishDate 1974
dc.date.none.fl_str_mv 1974-10-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde-20240301-144315/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde-20240301-144315/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090944388038656