SP-Arte: histórico e impacto percebido no mercado brasileiro de arte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-27012016-133127/ |
Resumo: | Esta dissertação se propõe a examinar e contextualizar a SP-Arte no mercado brasileiro de arte, compreendendo seus efeitos em termos de circulação, produção, preços e promoção da arte, com o objetivo de avaliar o seu impacto no mercado brasileiro de arte. Trata-se de um estudo exploratório, com adoção de levantamento teórico e documental e também de pesquisa qualitativa, com o uso da técnica de entrevistas em profundidade, para investigar a percepção dos diferentes agentes do sistema brasileiro de arte contemporânea, a saber: organizadores, artistas, galeristas, curadores e críticos de arte, compradores e colecionadores, conservadores e diretores de instituições de arte. Notamos que a SP-Arte tem se destacado no mercado de arte, com a realização de onze edições sucessivas, completadas em 2015. A SP-Arte tem apresentado sucesso crescente, tanto em volume e valor de vendas quanto no número de participantes, entre os quais galerias, artistas e visitantes. Os entrevistados destacaram como pontos favoráveis: organização, otimização do espaço de exposição, qualidade dos participantes (galerias, artistas, curadores, organizadores etc.), participação de expositores internacionais, qualidade das atividades paralelas, e, ainda, nível de vendas em relação a outras feiras brasileiras. Enfatizaram ainda a redução de tributos na aquisição de obras de arte durante a feira, possibilitada pela administração pública, que favorece a comercialização de arte, seja ela de origem nacional ou estrangeira, embora o público comprador que frequenta a SP-Arte ainda seja predominantemente local. Além disso, os entrevistados destacaram o fato da feira ter se tornado um evento importante na agenda cultural paulistana, atraindo turistas de negócios e lazer. Há alguns elementos que ainda podem ser aperfeiçoados, tais como: a infraestrutura no acesso (trânsito e falta de estacionamento); o fomento a parcerias com escolas e instituições no âmbito educacional; a reavaliação da política ou da comunicação de preços da feira, no sentido de atenuar a imagem de altos custos para galeristas (e potenciais expositores) e de preços demasiadamente elevados das obras de arte (em relação a outros canais de venda); e, finalmente, a eficiência da comunicação do evento no exterior para aumentar a visitação de compradores estrangeiros. Tais mudanças podem ajudar a colocar a SP-Arte no mesmo patamar das grandes feiras de arte internacionais consideradas como imperdíveis, principalmente por galerias e colecionadores. |
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SP-Arte: histórico e impacto percebido no mercado brasileiro de arteSP-Arte: history and perceived impact on Brazilian art marketArt fairsArt marketArte contemporâneaBrasilBrazilContemporary artFeiras de arteMercado de arteSão PauloSão PauloSP-ArteSP-ArteEsta dissertação se propõe a examinar e contextualizar a SP-Arte no mercado brasileiro de arte, compreendendo seus efeitos em termos de circulação, produção, preços e promoção da arte, com o objetivo de avaliar o seu impacto no mercado brasileiro de arte. Trata-se de um estudo exploratório, com adoção de levantamento teórico e documental e também de pesquisa qualitativa, com o uso da técnica de entrevistas em profundidade, para investigar a percepção dos diferentes agentes do sistema brasileiro de arte contemporânea, a saber: organizadores, artistas, galeristas, curadores e críticos de arte, compradores e colecionadores, conservadores e diretores de instituições de arte. Notamos que a SP-Arte tem se destacado no mercado de arte, com a realização de onze edições sucessivas, completadas em 2015. A SP-Arte tem apresentado sucesso crescente, tanto em volume e valor de vendas quanto no número de participantes, entre os quais galerias, artistas e visitantes. Os entrevistados destacaram como pontos favoráveis: organização, otimização do espaço de exposição, qualidade dos participantes (galerias, artistas, curadores, organizadores etc.), participação de expositores internacionais, qualidade das atividades paralelas, e, ainda, nível de vendas em relação a outras feiras brasileiras. Enfatizaram ainda a redução de tributos na aquisição de obras de arte durante a feira, possibilitada pela administração pública, que favorece a comercialização de arte, seja ela de origem nacional ou estrangeira, embora o público comprador que frequenta a SP-Arte ainda seja predominantemente local. Além disso, os entrevistados destacaram o fato da feira ter se tornado um evento importante na agenda cultural paulistana, atraindo turistas de negócios e lazer. Há alguns elementos que ainda podem ser aperfeiçoados, tais como: a infraestrutura no acesso (trânsito e falta de estacionamento); o fomento a parcerias com escolas e instituições no âmbito educacional; a reavaliação da política ou da comunicação de preços da feira, no sentido de atenuar a imagem de altos custos para galeristas (e potenciais expositores) e de preços demasiadamente elevados das obras de arte (em relação a outros canais de venda); e, finalmente, a eficiência da comunicação do evento no exterior para aumentar a visitação de compradores estrangeiros. Tais mudanças podem ajudar a colocar a SP-Arte no mesmo patamar das grandes feiras de arte internacionais consideradas como imperdíveis, principalmente por galerias e colecionadores.This paper aims to examine and contextualize the art fair SP-Arte in the Brazilian art market, including its effects in terms of circulation, production, prices and promotion of art, in order to assess the impact of the fair on the Brazilian art market. It is an exploratory study, for which we chose, first, to perform secondary research of existing theories and data; followed by a qualitative research study, using the in-depth interview technique to investigate the perception of the different agents in the Brazilian Contemporary Art system, namely, organizers, artists, gallery owners, curators and art critics, buyers and collectors, museum conservators and directors of art institutions. We note that SP-Arte has excelled in the art market, with the completion of eleven successive editions, completed this year, 2015. SP-Arte has shown increasing success, both in volume and value sales, as well as in the number of participating galleries, artists and visitors. Respondents to our survey highlighted as positive points: organization, optimization of the exhibition space, quality of participants (galleries, artists, curators, organizers, etc.), participation of international exhibitors, quality of the complementary activities, and also the level of sales in relation to other Brazilian art fairs. They additionally stressed the reduction of taxes on the purchase of art works during the fair, made possible by the state government, which favors the sales of art, be it of domestic or foreign origin, although the people who attend SP-Arte are mainly local. In addition, respondents highlighted the fact that the fair has become an important event in Sao Paulos cultural calendar, attracting business and leisure travelers. There are some elements that can still be improved, such as infrastructure access (traffic and lack of parking); fostering partnerships with schools and other organizations in the education sector; a reassessment of the price policy or a more effective communication strategy concerning it, to mitigate the image of a high cost event for gallery owners (and potential exhibitors) and higher priced artworks, when compared to other art sales channels; and, finally an international communication strategy, to increase the number of foreign collectors visiting the fair. These changes could elevate SP-Arte to the same level of major international art fairs, which are considered not to be missed, especially for galleries and art collectors.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarques, Jane AparecidaHochleitner, Katya de Castro2015-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-27012016-133127/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-27012016-133127Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Esta dissertação se propõe a examinar e contextualizar a SP-Arte no mercado brasileiro de arte, compreendendo seus efeitos em termos de circulação, produção, preços e promoção da arte, com o objetivo de avaliar o seu impacto no mercado brasileiro de arte. Trata-se de um estudo exploratório, com adoção de levantamento teórico e documental e também de pesquisa qualitativa, com o uso da técnica de entrevistas em profundidade, para investigar a percepção dos diferentes agentes do sistema brasileiro de arte contemporânea, a saber: organizadores, artistas, galeristas, curadores e críticos de arte, compradores e colecionadores, conservadores e diretores de instituições de arte. Notamos que a SP-Arte tem se destacado no mercado de arte, com a realização de onze edições sucessivas, completadas em 2015. A SP-Arte tem apresentado sucesso crescente, tanto em volume e valor de vendas quanto no número de participantes, entre os quais galerias, artistas e visitantes. Os entrevistados destacaram como pontos favoráveis: organização, otimização do espaço de exposição, qualidade dos participantes (galerias, artistas, curadores, organizadores etc.), participação de expositores internacionais, qualidade das atividades paralelas, e, ainda, nível de vendas em relação a outras feiras brasileiras. Enfatizaram ainda a redução de tributos na aquisição de obras de arte durante a feira, possibilitada pela administração pública, que favorece a comercialização de arte, seja ela de origem nacional ou estrangeira, embora o público comprador que frequenta a SP-Arte ainda seja predominantemente local. Além disso, os entrevistados destacaram o fato da feira ter se tornado um evento importante na agenda cultural paulistana, atraindo turistas de negócios e lazer. Há alguns elementos que ainda podem ser aperfeiçoados, tais como: a infraestrutura no acesso (trânsito e falta de estacionamento); o fomento a parcerias com escolas e instituições no âmbito educacional; a reavaliação da política ou da comunicação de preços da feira, no sentido de atenuar a imagem de altos custos para galeristas (e potenciais expositores) e de preços demasiadamente elevados das obras de arte (em relação a outros canais de venda); e, finalmente, a eficiência da comunicação do evento no exterior para aumentar a visitação de compradores estrangeiros. Tais mudanças podem ajudar a colocar a SP-Arte no mesmo patamar das grandes feiras de arte internacionais consideradas como imperdíveis, principalmente por galerias e colecionadores. |
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