Os cursos de geografia nas instituições públicas de ensino superior do Paraná: uma ênfase na aplicação da semiologia gráfica nos currículos das disciplinas cartográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosolem, Nathalia Prado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14022017-094852/
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar a atual situação das disciplinas cartográficas, especificamente a de Cartografia Temática, ministradas nos cursos de Geografia em instituições públicas de ensino superior do Estado do Paraná e o uso da Semiologia Gráfica entre elas, partindo-se da premissa de que o estudo da linguagem da representação gráfica, tendo esta como base metodológica, é aplicado aos conteúdos ministrados nas disciplinas cartográficas que compõem a grade curricular dos cursos paranaenses, fato que foi investigado através de entrevistas realizadas com os professores responsáveis e por meio da análise de seus planos de ensino. Ademais, buscou-se expor como esta é trabalhada nas disciplinas, investigando algumas questões como: em quais delas esta é empregada?; qual a formação dos docentes quanto a esta metodologia?; quais as bibliografias utilizadas por eles para embasar os conteúdos da Semiologia Gráfica?; como se encontram a estrutura da instituição, seus laboratórios e os softwares utilizados na disciplina?; as dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem da Semiologia Gráfica; a importância desta, segunda a opinião dos docentes e; se há outras orientações metodológicas as quais os docentes utilizam além desta. A partir desta investigação, conclui-se que a Semiologia Gráfica continua sendo a corrente metodológica que orienta o entendimento da estruturação de uma linguagem, a da representação gráfica, essencial para a formação do licenciado e bacharel dessa ciência, como parte dos conteúdos cartográficos trabalhados dentro do curso superior de Geografia, sobretudo das instituições públicas de Ensino superior do Paraná.
id USP_c5c555bac60e6f1239a6df6df06dd4d4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14022017-094852
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Os cursos de geografia nas instituições públicas de ensino superior do Paraná: uma ênfase na aplicação da semiologia gráfica nos currículos das disciplinas cartográficasGeography courses in higher education public institutions from Paraná State: an emphasis on Semiology of graphics application in Cartographic disciplines curriculaCartografia temáticaCartography teachingEnsino de cartografiaEnsino superior de geografiaHigher Geography educationSemiologia gráficaSemiology of graphicsThematic CartographyEsta pesquisa buscou analisar a atual situação das disciplinas cartográficas, especificamente a de Cartografia Temática, ministradas nos cursos de Geografia em instituições públicas de ensino superior do Estado do Paraná e o uso da Semiologia Gráfica entre elas, partindo-se da premissa de que o estudo da linguagem da representação gráfica, tendo esta como base metodológica, é aplicado aos conteúdos ministrados nas disciplinas cartográficas que compõem a grade curricular dos cursos paranaenses, fato que foi investigado através de entrevistas realizadas com os professores responsáveis e por meio da análise de seus planos de ensino. Ademais, buscou-se expor como esta é trabalhada nas disciplinas, investigando algumas questões como: em quais delas esta é empregada?; qual a formação dos docentes quanto a esta metodologia?; quais as bibliografias utilizadas por eles para embasar os conteúdos da Semiologia Gráfica?; como se encontram a estrutura da instituição, seus laboratórios e os softwares utilizados na disciplina?; as dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem da Semiologia Gráfica; a importância desta, segunda a opinião dos docentes e; se há outras orientações metodológicas as quais os docentes utilizam além desta. A partir desta investigação, conclui-se que a Semiologia Gráfica continua sendo a corrente metodológica que orienta o entendimento da estruturação de uma linguagem, a da representação gráfica, essencial para a formação do licenciado e bacharel dessa ciência, como parte dos conteúdos cartográficos trabalhados dentro do curso superior de Geografia, sobretudo das instituições públicas de Ensino superior do Paraná.This research sought to analyze the current situation of cartographic disciplines, specifically the Thematic Cartographic, being taught in geography courses in public higher education institutions of the Parana State and the use of Semiology of Graphics among them, starting from the premise that the language study of graphic representation, which was taken as a methodological basis, it is applied to the contents taught in cartographical disciplines which compose the curriculum grade of Parana courses, a fact that was investigated by interviewing responsible teachers and analyzing their teaching plans. In addition, it sought to expose how this is worked in the disciplines, investigating some questions such as: Which of them are being used? What is the knowledge of teachers about this methodology? Which are the bibliographies used by them to support the Semiology of Graphics Content? How the institution structure is found and how its laboratories and software are used during the discipline? Which are the main difficulties of the students in the learning process of Semiology of Graphics its relevance from teachers opinion and if there are other methodological guidelines which teachers use beyond it? From this work, it is concluded that the Semiology of Graphics remains the current methodological that guides the understanding of language structure, the graphical representation, being essential for licensee and bachelor formation of geography science, as part of cartographic contents worked out in Geography Degree, mainly in public higher education institutions of the Parana State.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMartinelli, MarcelloRosolem, Nathalia Prado2016-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14022017-094852/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-14022017-094852Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os cursos de geografia nas instituições públicas de ensino superior do Paraná: uma ênfase na aplicação da semiologia gráfica nos currículos das disciplinas cartográficas
Geography courses in higher education public institutions from Paraná State: an emphasis on Semiology of graphics application in Cartographic disciplines curricula
title Os cursos de geografia nas instituições públicas de ensino superior do Paraná: uma ênfase na aplicação da semiologia gráfica nos currículos das disciplinas cartográficas
spellingShingle Os cursos de geografia nas instituições públicas de ensino superior do Paraná: uma ênfase na aplicação da semiologia gráfica nos currículos das disciplinas cartográficas
Rosolem, Nathalia Prado
Cartografia temática
Cartography teaching
Ensino de cartografia
Ensino superior de geografia
Higher Geography education
Semiologia gráfica
Semiology of graphics
Thematic Cartography
title_short Os cursos de geografia nas instituições públicas de ensino superior do Paraná: uma ênfase na aplicação da semiologia gráfica nos currículos das disciplinas cartográficas
title_full Os cursos de geografia nas instituições públicas de ensino superior do Paraná: uma ênfase na aplicação da semiologia gráfica nos currículos das disciplinas cartográficas
title_fullStr Os cursos de geografia nas instituições públicas de ensino superior do Paraná: uma ênfase na aplicação da semiologia gráfica nos currículos das disciplinas cartográficas
title_full_unstemmed Os cursos de geografia nas instituições públicas de ensino superior do Paraná: uma ênfase na aplicação da semiologia gráfica nos currículos das disciplinas cartográficas
title_sort Os cursos de geografia nas instituições públicas de ensino superior do Paraná: uma ênfase na aplicação da semiologia gráfica nos currículos das disciplinas cartográficas
author Rosolem, Nathalia Prado
author_facet Rosolem, Nathalia Prado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinelli, Marcello
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosolem, Nathalia Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia temática
Cartography teaching
Ensino de cartografia
Ensino superior de geografia
Higher Geography education
Semiologia gráfica
Semiology of graphics
Thematic Cartography
topic Cartografia temática
Cartography teaching
Ensino de cartografia
Ensino superior de geografia
Higher Geography education
Semiologia gráfica
Semiology of graphics
Thematic Cartography
description Esta pesquisa buscou analisar a atual situação das disciplinas cartográficas, especificamente a de Cartografia Temática, ministradas nos cursos de Geografia em instituições públicas de ensino superior do Estado do Paraná e o uso da Semiologia Gráfica entre elas, partindo-se da premissa de que o estudo da linguagem da representação gráfica, tendo esta como base metodológica, é aplicado aos conteúdos ministrados nas disciplinas cartográficas que compõem a grade curricular dos cursos paranaenses, fato que foi investigado através de entrevistas realizadas com os professores responsáveis e por meio da análise de seus planos de ensino. Ademais, buscou-se expor como esta é trabalhada nas disciplinas, investigando algumas questões como: em quais delas esta é empregada?; qual a formação dos docentes quanto a esta metodologia?; quais as bibliografias utilizadas por eles para embasar os conteúdos da Semiologia Gráfica?; como se encontram a estrutura da instituição, seus laboratórios e os softwares utilizados na disciplina?; as dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem da Semiologia Gráfica; a importância desta, segunda a opinião dos docentes e; se há outras orientações metodológicas as quais os docentes utilizam além desta. A partir desta investigação, conclui-se que a Semiologia Gráfica continua sendo a corrente metodológica que orienta o entendimento da estruturação de uma linguagem, a da representação gráfica, essencial para a formação do licenciado e bacharel dessa ciência, como parte dos conteúdos cartográficos trabalhados dentro do curso superior de Geografia, sobretudo das instituições públicas de Ensino superior do Paraná.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14022017-094852/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14022017-094852/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256956631252992