Desenvolvimento de uma metodologia de alinhamento e calibração sensorial de sistemas de navegação para veículos autônomos submarinos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frutuoso, Adriano Bruno dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3152/tde-13122023-091851/
Resumo: A determinação da localização de veículos autônomos submarinos em condição submersa é uma tarefa desafiadora, especialmente devido à impossibilidade de utilização de sistemas de localização por satélites. Fatores como o alinhamento inicial, que determina a orientação do veículo, e os erros dos sensores de navegação degradam significativamente o desempenho da navegação em condição submersa, demandando um estudo adequado para a compreensão da influência destes fatores no resultado da navegação. Neste sentido, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de alinhamento e calibração sensorial para sistemas de navegação de veículos autônomos submarinos, que integra diferentes situações que precedem a execução da navegação do veículo em condição submersa. A metodologia é embasada na normalização da matriz de covariância dos erros dos estados, de modo a avaliar a influência de movimentos efetuados pelo veículo, bem como de diferentes tipos de integração sensorial com filtro de Kalman, no processo de estimação das variáveis de navegação. Resultados de simulações e de testes experimentais realizados em campo são apresentados. Estes mostram um comparativo de desempenho, em termos de tempo de convergência e exatidão de estimação, considerando diferentes métodos de alinhamento grosseiro, os quais fornecem uma estimativa preliminar da orientação do veículo, aplicados a condições estacionárias e não estacionárias. Também é apresentado neste trabalho um comparativo de desempenho da estimação das variáveis de navegação e de calibração dos sensores, considerando diferentes condições de movimento (manobras). Para o caso do alinhamento grosseiro, os resultados mostram que os métodos baseados na decomposição da matriz de rotação foram os mais adequados para a condição não estacionária. Já para o alinhamento fino e calibração sensorial, os resultados mostram que a manobra de corte de relva foi a mais adequada para esta finalidade.
id USP_c5f46c6a1509d306d3e0a2bf9653590a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13122023-091851
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Desenvolvimento de uma metodologia de alinhamento e calibração sensorial de sistemas de navegação para veículos autônomos submarinos.Development of a methodology of alignment and sensory calibration of navigation systems for autonomous underwater vehicles.Alignment e sensory calibrationAlinhamento e calibração sensorialAutonomous underwater vehiclesMethodologyMetodologiaSubmersíveis não tripuladosVeículos autônomosA determinação da localização de veículos autônomos submarinos em condição submersa é uma tarefa desafiadora, especialmente devido à impossibilidade de utilização de sistemas de localização por satélites. Fatores como o alinhamento inicial, que determina a orientação do veículo, e os erros dos sensores de navegação degradam significativamente o desempenho da navegação em condição submersa, demandando um estudo adequado para a compreensão da influência destes fatores no resultado da navegação. Neste sentido, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de alinhamento e calibração sensorial para sistemas de navegação de veículos autônomos submarinos, que integra diferentes situações que precedem a execução da navegação do veículo em condição submersa. A metodologia é embasada na normalização da matriz de covariância dos erros dos estados, de modo a avaliar a influência de movimentos efetuados pelo veículo, bem como de diferentes tipos de integração sensorial com filtro de Kalman, no processo de estimação das variáveis de navegação. Resultados de simulações e de testes experimentais realizados em campo são apresentados. Estes mostram um comparativo de desempenho, em termos de tempo de convergência e exatidão de estimação, considerando diferentes métodos de alinhamento grosseiro, os quais fornecem uma estimativa preliminar da orientação do veículo, aplicados a condições estacionárias e não estacionárias. Também é apresentado neste trabalho um comparativo de desempenho da estimação das variáveis de navegação e de calibração dos sensores, considerando diferentes condições de movimento (manobras). Para o caso do alinhamento grosseiro, os resultados mostram que os métodos baseados na decomposição da matriz de rotação foram os mais adequados para a condição não estacionária. Já para o alinhamento fino e calibração sensorial, os resultados mostram que a manobra de corte de relva foi a mais adequada para esta finalidade.The location estimative of autonomous underwater vehicles in a submerged condition is a challenging task, due to the impossibility of using satellite positioning systems. The initial alignment, which determines the vehicles orientation, and the errors of the navigation sensors are key factors that significantly degrade the navigation performance in submerged conditions, demanding an adequate study to understand the influence of these factors on the navigation result. In this sense, this work presents the development of alignment and sensory calibration methodology for underwater autonomous vehicle navigation systems, which integrates different situations that precede the execution of the vehicles navigation in submerged condition. The proposed methodology is based on the normalization of the covariance matrix of the errors of the states, in order to evaluate the influences of the vehicle motions and the different types of sensory integration with Kalman filter in the estimation process of the navigation variables. Simulations and experimental tests results are presented. These show a performance comparison, in terms of convergence time and estimation accuracy, considering different coarse alignment methods, which provide a preliminary estimate of the vehicles orientation, applied to stationary and non-stationary conditions. Also, a performance comparison of the estimation of the navigation variables carried out by the fine alignment and sensory calibration process is presented, considering different conditions of motion (maneuvers). Considering the coarse alignment process, the results show that the methods based on the decomposition of the rotation matrix were the most adequate for the non-stationary condition. Regarding the fine alignment and sensory calibration, the results show that the lawn mower was the most suitable maneuver for this purpose.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarros, Ettore Apolonio deSilva, Felipe Oliveira eFrutuoso, Adriano Bruno dos Santos2023-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3152/tde-13122023-091851/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-13T17:20:03Zoai:teses.usp.br:tde-13122023-091851Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-13T17:20:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de uma metodologia de alinhamento e calibração sensorial de sistemas de navegação para veículos autônomos submarinos.
Development of a methodology of alignment and sensory calibration of navigation systems for autonomous underwater vehicles.
title Desenvolvimento de uma metodologia de alinhamento e calibração sensorial de sistemas de navegação para veículos autônomos submarinos.
spellingShingle Desenvolvimento de uma metodologia de alinhamento e calibração sensorial de sistemas de navegação para veículos autônomos submarinos.
Frutuoso, Adriano Bruno dos Santos
Alignment e sensory calibration
Alinhamento e calibração sensorial
Autonomous underwater vehicles
Methodology
Metodologia
Submersíveis não tripulados
Veículos autônomos
title_short Desenvolvimento de uma metodologia de alinhamento e calibração sensorial de sistemas de navegação para veículos autônomos submarinos.
title_full Desenvolvimento de uma metodologia de alinhamento e calibração sensorial de sistemas de navegação para veículos autônomos submarinos.
title_fullStr Desenvolvimento de uma metodologia de alinhamento e calibração sensorial de sistemas de navegação para veículos autônomos submarinos.
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma metodologia de alinhamento e calibração sensorial de sistemas de navegação para veículos autônomos submarinos.
title_sort Desenvolvimento de uma metodologia de alinhamento e calibração sensorial de sistemas de navegação para veículos autônomos submarinos.
author Frutuoso, Adriano Bruno dos Santos
author_facet Frutuoso, Adriano Bruno dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Ettore Apolonio de
Silva, Felipe Oliveira e
dc.contributor.author.fl_str_mv Frutuoso, Adriano Bruno dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Alignment e sensory calibration
Alinhamento e calibração sensorial
Autonomous underwater vehicles
Methodology
Metodologia
Submersíveis não tripulados
Veículos autônomos
topic Alignment e sensory calibration
Alinhamento e calibração sensorial
Autonomous underwater vehicles
Methodology
Metodologia
Submersíveis não tripulados
Veículos autônomos
description A determinação da localização de veículos autônomos submarinos em condição submersa é uma tarefa desafiadora, especialmente devido à impossibilidade de utilização de sistemas de localização por satélites. Fatores como o alinhamento inicial, que determina a orientação do veículo, e os erros dos sensores de navegação degradam significativamente o desempenho da navegação em condição submersa, demandando um estudo adequado para a compreensão da influência destes fatores no resultado da navegação. Neste sentido, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de alinhamento e calibração sensorial para sistemas de navegação de veículos autônomos submarinos, que integra diferentes situações que precedem a execução da navegação do veículo em condição submersa. A metodologia é embasada na normalização da matriz de covariância dos erros dos estados, de modo a avaliar a influência de movimentos efetuados pelo veículo, bem como de diferentes tipos de integração sensorial com filtro de Kalman, no processo de estimação das variáveis de navegação. Resultados de simulações e de testes experimentais realizados em campo são apresentados. Estes mostram um comparativo de desempenho, em termos de tempo de convergência e exatidão de estimação, considerando diferentes métodos de alinhamento grosseiro, os quais fornecem uma estimativa preliminar da orientação do veículo, aplicados a condições estacionárias e não estacionárias. Também é apresentado neste trabalho um comparativo de desempenho da estimação das variáveis de navegação e de calibração dos sensores, considerando diferentes condições de movimento (manobras). Para o caso do alinhamento grosseiro, os resultados mostram que os métodos baseados na decomposição da matriz de rotação foram os mais adequados para a condição não estacionária. Já para o alinhamento fino e calibração sensorial, os resultados mostram que a manobra de corte de relva foi a mais adequada para esta finalidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3152/tde-13122023-091851/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3152/tde-13122023-091851/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090698259988480