O uso da moulage como ferramenta pedagógica no ensino do design de vestuário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-18112014-142009/ |
Resumo: | O presente trabalho visa realizar um estudo sobre a possibilidade do uso do manequim de moulage como ferramenta para o desenvolvimento criativo de futuros profissionais da área de moda. A criação em moulage, processo no qual o designer de vestuário vai desenvolvendo suas ideias, enquanto manipula um material de comportamento semelhante ao da roupa que se objetiva criar, diretamente sobre o manequim, consiste em uma prática conhecida, mas ainda pouco explorada na formação dos profissionais da área moda. Este estudo contempla a apresentação de fundamentos que embasam o alto potencial desse processo criativo como meio motivador do aprendizado por parte dos alunos, e também no desenvolvimento de profissionais mais inovadores. Com o objetivo de facilitar e estimular uma maior apropriação e aproveitamento desse processo nos meios de formação de profissionais da área, foram identificados alguns aspectos considerados fundamentais para a elaboração de atividades que contemplem essa prática em sala de aula. Partindo disso, propõe-se um conjunto de exercícios de criação em moulage seguidos de suas respectivas diretrizes de aplicação. O trabalho apresenta, também, a explanação dos resultados da aplicação de um desses exercícios. |
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O uso da moulage como ferramenta pedagógica no ensino do design de vestuárioThe use of moulage as pedagogical tool for teaching the design of clothingCriatividadeCriativityEducaçãoEducationFashionModaMoulageMoulageO presente trabalho visa realizar um estudo sobre a possibilidade do uso do manequim de moulage como ferramenta para o desenvolvimento criativo de futuros profissionais da área de moda. A criação em moulage, processo no qual o designer de vestuário vai desenvolvendo suas ideias, enquanto manipula um material de comportamento semelhante ao da roupa que se objetiva criar, diretamente sobre o manequim, consiste em uma prática conhecida, mas ainda pouco explorada na formação dos profissionais da área moda. Este estudo contempla a apresentação de fundamentos que embasam o alto potencial desse processo criativo como meio motivador do aprendizado por parte dos alunos, e também no desenvolvimento de profissionais mais inovadores. Com o objetivo de facilitar e estimular uma maior apropriação e aproveitamento desse processo nos meios de formação de profissionais da área, foram identificados alguns aspectos considerados fundamentais para a elaboração de atividades que contemplem essa prática em sala de aula. Partindo disso, propõe-se um conjunto de exercícios de criação em moulage seguidos de suas respectivas diretrizes de aplicação. O trabalho apresenta, também, a explanação dos resultados da aplicação de um desses exercícios.The present work aims to conduct a study on the possibility of using moulage mannequim as a tool for the creative development of future professionals in the fashion field. The creation in moulage, a process in which the cloth designer will develop their ideas while manipulating a material similar behavior to the outfit that seeks to create, directly on the mannequin, consists of a well-known practice, but still little explored in the formation of Professional fashion area. This study contemplates the presentation of fundamentals that underlie the high potential of this creative process as a means of motivating the student\'s learning, and also, developing more innovative professionals. With a focus on facilitating and encouraging greater ownership and use of this process in training fashion professionals, some aspects that are considered fundamental for the development of activities that include this practice in the classroom were identified. With this in mind, it´s proposed a set of building exercises in moulage followed by their respective application guidelines. This paper also presents the application results in one of these exercises.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPItaliano, Isabel CristinaLima, Jonathan Gurgel de2014-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-18112014-142009/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-18112014-142009Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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