Feminilidades maquínicas: gênero, sexualidade e corpo de mulheres artificiais no cinema fantástico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wittmann, Isabel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-16012024-134412/
Resumo: No romance simbolista A Eva Futura, de Auguste Villiers de L\'Isle-Adam, publicado em 1886, consta a primeira aparição da palavra androide na ficção. O termo foi utilizado para se referir a uma cópia de uma humana, criada para substituí-la como uma versão melhorada de seu original. O primeiro androide, portanto, foi uma mulher. Partindo da literatura e passando para o cinema, nesta tese apresento uma genealogia de mulheres artificiais na sétima arte, discutindo as implicações políticas de sua concepção. A reflexão, que engloba androides, robôs e ciborgues em um sentido amplo dos termos, aciona tanto pesquisadoras de gênero e sexualidade, como teóricas feministas do cinema, apresentando considerações antropológicas sobre os cruzamentos entre gênero e cinema encontrados nas obras abordadas. Passando por filmes como Metrópolis (1927), Westworld (1973), As Esposas de Stepford (1975), Blade Runner (1982), 2046 (2004), Ela (2013), Ex Machina (2014), Blade Runner 2049 (2017), entre outros, discuto as construções estéticas e discursivas a respeito de gênero, sexualidade, corpo, humanidade, relacionamento e família que se constroem a partir dessas obras.
id USP_c6a526c1862f280cf697702ef9682fa1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16012024-134412
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Feminilidades maquínicas: gênero, sexualidade e corpo de mulheres artificiais no cinema fantásticoMachinic femininities: gender, sexuality and body of artificial women in fantastic cinemaAnálise fílmicaAntropologia visualCinema ethnographyEtnografia do cinemaFilm analysisGenderGêneroRobôRobotVisual anthropologyNo romance simbolista A Eva Futura, de Auguste Villiers de L\'Isle-Adam, publicado em 1886, consta a primeira aparição da palavra androide na ficção. O termo foi utilizado para se referir a uma cópia de uma humana, criada para substituí-la como uma versão melhorada de seu original. O primeiro androide, portanto, foi uma mulher. Partindo da literatura e passando para o cinema, nesta tese apresento uma genealogia de mulheres artificiais na sétima arte, discutindo as implicações políticas de sua concepção. A reflexão, que engloba androides, robôs e ciborgues em um sentido amplo dos termos, aciona tanto pesquisadoras de gênero e sexualidade, como teóricas feministas do cinema, apresentando considerações antropológicas sobre os cruzamentos entre gênero e cinema encontrados nas obras abordadas. Passando por filmes como Metrópolis (1927), Westworld (1973), As Esposas de Stepford (1975), Blade Runner (1982), 2046 (2004), Ela (2013), Ex Machina (2014), Blade Runner 2049 (2017), entre outros, discuto as construções estéticas e discursivas a respeito de gênero, sexualidade, corpo, humanidade, relacionamento e família que se constroem a partir dessas obras.In the Symbolist novel The Future Eve, by Auguste Villiers de L\'Isle-Adam, published in 1886, the word android appears for the first time in fiction. The term was used to refer to a copy of a female human, created to replace her as an improved version of the original. Therefore, the first android was a woman. Starting from literature and moving to cinema, this thesis presents a genealogy of artificial women in the seventh art, discussing the political implications of their conception. The reflection, which encompasses androids, robots, and cyborgs in a broad sense of the terms, engages both gender and sexuality researchers, as well as feminist film theorists, presenting anthropological considerations about the intersections between gender and cinema found in the works under analysis. By exploring films such as Metropolis (1927), Westworld (1973), The Stepford Wives (1975), Blade Runner (1982), 2046 (2004), Her (2013), Ex Machina (2014), Blade Runner 2049 (2017), among others, I discuss the aesthetic and discursive constructions regarding gender, sexuality, body, humanity, relationships, and family that are built from these works.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHikiji, Rose Satiko GitiranaWittmann, Isabel2023-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-16012024-134412/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-16T15:50:02Zoai:teses.usp.br:tde-16012024-134412Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-16T15:50:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Feminilidades maquínicas: gênero, sexualidade e corpo de mulheres artificiais no cinema fantástico
Machinic femininities: gender, sexuality and body of artificial women in fantastic cinema
title Feminilidades maquínicas: gênero, sexualidade e corpo de mulheres artificiais no cinema fantástico
spellingShingle Feminilidades maquínicas: gênero, sexualidade e corpo de mulheres artificiais no cinema fantástico
Wittmann, Isabel
Análise fílmica
Antropologia visual
Cinema ethnography
Etnografia do cinema
Film analysis
Gender
Gênero
Robô
Robot
Visual anthropology
title_short Feminilidades maquínicas: gênero, sexualidade e corpo de mulheres artificiais no cinema fantástico
title_full Feminilidades maquínicas: gênero, sexualidade e corpo de mulheres artificiais no cinema fantástico
title_fullStr Feminilidades maquínicas: gênero, sexualidade e corpo de mulheres artificiais no cinema fantástico
title_full_unstemmed Feminilidades maquínicas: gênero, sexualidade e corpo de mulheres artificiais no cinema fantástico
title_sort Feminilidades maquínicas: gênero, sexualidade e corpo de mulheres artificiais no cinema fantástico
author Wittmann, Isabel
author_facet Wittmann, Isabel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hikiji, Rose Satiko Gitirana
dc.contributor.author.fl_str_mv Wittmann, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Análise fílmica
Antropologia visual
Cinema ethnography
Etnografia do cinema
Film analysis
Gender
Gênero
Robô
Robot
Visual anthropology
topic Análise fílmica
Antropologia visual
Cinema ethnography
Etnografia do cinema
Film analysis
Gender
Gênero
Robô
Robot
Visual anthropology
description No romance simbolista A Eva Futura, de Auguste Villiers de L\'Isle-Adam, publicado em 1886, consta a primeira aparição da palavra androide na ficção. O termo foi utilizado para se referir a uma cópia de uma humana, criada para substituí-la como uma versão melhorada de seu original. O primeiro androide, portanto, foi uma mulher. Partindo da literatura e passando para o cinema, nesta tese apresento uma genealogia de mulheres artificiais na sétima arte, discutindo as implicações políticas de sua concepção. A reflexão, que engloba androides, robôs e ciborgues em um sentido amplo dos termos, aciona tanto pesquisadoras de gênero e sexualidade, como teóricas feministas do cinema, apresentando considerações antropológicas sobre os cruzamentos entre gênero e cinema encontrados nas obras abordadas. Passando por filmes como Metrópolis (1927), Westworld (1973), As Esposas de Stepford (1975), Blade Runner (1982), 2046 (2004), Ela (2013), Ex Machina (2014), Blade Runner 2049 (2017), entre outros, discuto as construções estéticas e discursivas a respeito de gênero, sexualidade, corpo, humanidade, relacionamento e família que se constroem a partir dessas obras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-16012024-134412/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-16012024-134412/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090759165476864