Renovação de processos operacionais na eficiência do atendimento ao usuário em unidades de saúde extra-hospitalares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castelli, Andrea
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-17022020-163518/
Resumo: Ao se analisar a cadeia de valor do segmento de saúde, nota-se a existência de inúmeros atores, cuja atuação nem sempre acontece de forma sinérgica, tornando complexa a gestão e a geração de valor ao usuário. Pode-se considerar que a somatória das interações do usuário com o sistema, dispostas em uma linha do tempo, resulta em uma jornada do seu relacionamento com o sistema de saúde. Atendendo a premissa de vincular a experiência do pesquisador à um projeto de pesquisa com foco em inovação e empreendedorismo, por meio de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa em uma pesquisa-ação, esse trabalho se propõe a responder a seguinte questão de pesquisa: como melhorar os processos operacionais de atendimento ao usuário em uma prestadora de serviços de saúde? Foram revisadas atividades, pessoas e estrutura da central de atendimento telefônico, e o resultado após a implementação do projeto demonstrou um aumento do registro de atendimentos no sistema de informação de 100,1% e uma diminuição de 47,5% no tempo médio de atendimento ao usuário. Através das ações empreendidas, foi possível concluir que este estudo contribuiu para uma melhoria na eficiência do atendimento ao usuário, gerando uma contribuição efetiva para a empresa estudada.
id USP_c6a6e2d53b2e934ab8ddd928484bee1d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17022020-163518
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Renovação de processos operacionais na eficiência do atendimento ao usuário em unidades de saúde extra-hospitalaresRedesign of operational processes in efficiency of patient service in out-of-hospital healthcare unitsEficiência operacionalGestão de processosHealth service deliveryOperational efficiencyPrestação de serviços em saúdeProcess managementAo se analisar a cadeia de valor do segmento de saúde, nota-se a existência de inúmeros atores, cuja atuação nem sempre acontece de forma sinérgica, tornando complexa a gestão e a geração de valor ao usuário. Pode-se considerar que a somatória das interações do usuário com o sistema, dispostas em uma linha do tempo, resulta em uma jornada do seu relacionamento com o sistema de saúde. Atendendo a premissa de vincular a experiência do pesquisador à um projeto de pesquisa com foco em inovação e empreendedorismo, por meio de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa em uma pesquisa-ação, esse trabalho se propõe a responder a seguinte questão de pesquisa: como melhorar os processos operacionais de atendimento ao usuário em uma prestadora de serviços de saúde? Foram revisadas atividades, pessoas e estrutura da central de atendimento telefônico, e o resultado após a implementação do projeto demonstrou um aumento do registro de atendimentos no sistema de informação de 100,1% e uma diminuição de 47,5% no tempo médio de atendimento ao usuário. Através das ações empreendidas, foi possível concluir que este estudo contribuiu para uma melhoria na eficiência do atendimento ao usuário, gerando uma contribuição efetiva para a empresa estudada.When analyzing the value chain of the health segment, one notices the existence of numerous actors, whose performance does not always happen synergistically, making management and the generation of value to the user complex. It can be considered that the sum of user interactions with the system, arranged in a timeline, results in a journey of their relationship with the health system. Given the premise of linking the researcher\'s experience to a research project focused on innovation and entrepreneurship, through a descriptive research, qualitative approach in an action research, this paper aims to answer the following research question: how to improve Operational processes for user care at a healthcare provider? Activities, people and structure of the call center were reviewed, and the result after project implementation showed a 100.1% increase in information system enrollment and a 47.5% decrease in average customer service time. It is concluded that this study contributed to an improvement in the efficiency of user service, generating an effective contribution to the studied companyBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVidal, Antonio Geraldo da RochaCastelli, Andrea2019-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-17022020-163518/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-20T15:46:01Zoai:teses.usp.br:tde-17022020-163518Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-20T15:46:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Renovação de processos operacionais na eficiência do atendimento ao usuário em unidades de saúde extra-hospitalares
Redesign of operational processes in efficiency of patient service in out-of-hospital healthcare units
title Renovação de processos operacionais na eficiência do atendimento ao usuário em unidades de saúde extra-hospitalares
spellingShingle Renovação de processos operacionais na eficiência do atendimento ao usuário em unidades de saúde extra-hospitalares
Castelli, Andrea
Eficiência operacional
Gestão de processos
Health service delivery
Operational efficiency
Prestação de serviços em saúde
Process management
title_short Renovação de processos operacionais na eficiência do atendimento ao usuário em unidades de saúde extra-hospitalares
title_full Renovação de processos operacionais na eficiência do atendimento ao usuário em unidades de saúde extra-hospitalares
title_fullStr Renovação de processos operacionais na eficiência do atendimento ao usuário em unidades de saúde extra-hospitalares
title_full_unstemmed Renovação de processos operacionais na eficiência do atendimento ao usuário em unidades de saúde extra-hospitalares
title_sort Renovação de processos operacionais na eficiência do atendimento ao usuário em unidades de saúde extra-hospitalares
author Castelli, Andrea
author_facet Castelli, Andrea
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vidal, Antonio Geraldo da Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Castelli, Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv Eficiência operacional
Gestão de processos
Health service delivery
Operational efficiency
Prestação de serviços em saúde
Process management
topic Eficiência operacional
Gestão de processos
Health service delivery
Operational efficiency
Prestação de serviços em saúde
Process management
description Ao se analisar a cadeia de valor do segmento de saúde, nota-se a existência de inúmeros atores, cuja atuação nem sempre acontece de forma sinérgica, tornando complexa a gestão e a geração de valor ao usuário. Pode-se considerar que a somatória das interações do usuário com o sistema, dispostas em uma linha do tempo, resulta em uma jornada do seu relacionamento com o sistema de saúde. Atendendo a premissa de vincular a experiência do pesquisador à um projeto de pesquisa com foco em inovação e empreendedorismo, por meio de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa em uma pesquisa-ação, esse trabalho se propõe a responder a seguinte questão de pesquisa: como melhorar os processos operacionais de atendimento ao usuário em uma prestadora de serviços de saúde? Foram revisadas atividades, pessoas e estrutura da central de atendimento telefônico, e o resultado após a implementação do projeto demonstrou um aumento do registro de atendimentos no sistema de informação de 100,1% e uma diminuição de 47,5% no tempo médio de atendimento ao usuário. Através das ações empreendidas, foi possível concluir que este estudo contribuiu para uma melhoria na eficiência do atendimento ao usuário, gerando uma contribuição efetiva para a empresa estudada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-17022020-163518/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-17022020-163518/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257091574595584