"A construção/negociação de significados no curso universitário inicial de Cálculo Diferencial e Integral"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barufi, Maria Cristina Bonomi
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-06022004-105356/
Resumo: As dificuldades existentes com o ensino do Cálculo Diferencial e Integral nos cursos iniciais da Universidade constituíram a grande motivação para este trabalho. À luz do referencial teórico da rede de conhecimentos e significados, buscou-se a compreensão dessas dificuldades a partir dos livros didáticos, por constituírem um instrumento sempre presente no trabalho do professor na sala de aula. Uma vez que conhecer é conhecer o significado, o enfoque principal residiu na negociação dos significados, para esclarecer em que medida a abordagem do Cálculo realizada é uma simples revelação ou uma construção significativa. A análise dos livros didáticos selecionados baseou-se em um modelo construído a partir do referencial teórico proposto e mostrou que a dificuldade não reside na falta de bons livros. A diversidade dos percursos nos livros analisados se traduz numa maior ou menor adequação à construção/negociação de significados no Cálculo. No trabalho discute-se o papel fundamental do professor na sala de aula, tendo como potencial aliado o computador, como instrumento facilitador, que abre novos horizontes, possibilita o estabelecimento de múltiplas relações e a negociação de significados.
id USP_c6a7783c4538c926a0dcbc87a992f10a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06022004-105356
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling "A construção/negociação de significados no curso universitário inicial de Cálculo Diferencial e Integral""The construction/negotiation of the meanings in the beginner’s courses of Calculus at the University"Computador no ensinoComputador no ensino de CálculoComputer in Calculus teachingConhecimento significativo no CálculoEnsino de CálculoMatemática(Estudo e ensino)Negociação de significados no CálculoNegotiation of meanings in CalculusSignificant knowledge in CalculusTeaching of CalculusAs dificuldades existentes com o ensino do Cálculo Diferencial e Integral nos cursos iniciais da Universidade constituíram a grande motivação para este trabalho. À luz do referencial teórico da rede de conhecimentos e significados, buscou-se a compreensão dessas dificuldades a partir dos livros didáticos, por constituírem um instrumento sempre presente no trabalho do professor na sala de aula. Uma vez que conhecer é conhecer o significado, o enfoque principal residiu na negociação dos significados, para esclarecer em que medida a abordagem do Cálculo realizada é uma simples revelação ou uma construção significativa. A análise dos livros didáticos selecionados baseou-se em um modelo construído a partir do referencial teórico proposto e mostrou que a dificuldade não reside na falta de bons livros. A diversidade dos percursos nos livros analisados se traduz numa maior ou menor adequação à construção/negociação de significados no Cálculo. No trabalho discute-se o papel fundamental do professor na sala de aula, tendo como potencial aliado o computador, como instrumento facilitador, que abre novos horizontes, possibilita o estabelecimento de múltiplas relações e a negociação de significados. The existing difficulties of teaching Calculus in the beginner’s courses at the University were the main motivation for this work. In the light of the theoretical referential of the net of knowledge and meanings, one looked for the understanding of these difficulties from textbooks, for they are always present in the work of teachers in classrooms. Since knowing is knowing the meaning, the main focus of this work became the negotiation of meanings, in order to make clear in which measure the chosen approach to the Calculus is a simple revelation or a significant construction. The analysis of the selected textbooks according to a model that was constructed from the proposed theoretical referential, showed that the difficulty is not in the absence of good books. The diversity of paths in the examined books translates into a greater or smaller adequacy to the construction/negotiation of meanings in Calculus. In this work, one discusses the fundamental role of the teacher in the classroom, having as a potential ally the computer, as an instrument to facilitate work, which opens new horizons, makes possible the setting of multiple relationships and the negotiation of meanings. Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMachado, Nilson JoseBarufi, Maria Cristina Bonomi1999-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-06022004-105356/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:44Zoai:teses.usp.br:tde-06022004-105356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv "A construção/negociação de significados no curso universitário inicial de Cálculo Diferencial e Integral"
"The construction/negotiation of the meanings in the beginner’s courses of Calculus at the University"
title "A construção/negociação de significados no curso universitário inicial de Cálculo Diferencial e Integral"
spellingShingle "A construção/negociação de significados no curso universitário inicial de Cálculo Diferencial e Integral"
Barufi, Maria Cristina Bonomi
Computador no ensino
Computador no ensino de Cálculo
Computer in Calculus teaching
Conhecimento significativo no Cálculo
Ensino de Cálculo
Matemática(Estudo e ensino)
Negociação de significados no Cálculo
Negotiation of meanings in Calculus
Significant knowledge in Calculus
Teaching of Calculus
title_short "A construção/negociação de significados no curso universitário inicial de Cálculo Diferencial e Integral"
title_full "A construção/negociação de significados no curso universitário inicial de Cálculo Diferencial e Integral"
title_fullStr "A construção/negociação de significados no curso universitário inicial de Cálculo Diferencial e Integral"
title_full_unstemmed "A construção/negociação de significados no curso universitário inicial de Cálculo Diferencial e Integral"
title_sort "A construção/negociação de significados no curso universitário inicial de Cálculo Diferencial e Integral"
author Barufi, Maria Cristina Bonomi
author_facet Barufi, Maria Cristina Bonomi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Nilson Jose
dc.contributor.author.fl_str_mv Barufi, Maria Cristina Bonomi
dc.subject.por.fl_str_mv Computador no ensino
Computador no ensino de Cálculo
Computer in Calculus teaching
Conhecimento significativo no Cálculo
Ensino de Cálculo
Matemática(Estudo e ensino)
Negociação de significados no Cálculo
Negotiation of meanings in Calculus
Significant knowledge in Calculus
Teaching of Calculus
topic Computador no ensino
Computador no ensino de Cálculo
Computer in Calculus teaching
Conhecimento significativo no Cálculo
Ensino de Cálculo
Matemática(Estudo e ensino)
Negociação de significados no Cálculo
Negotiation of meanings in Calculus
Significant knowledge in Calculus
Teaching of Calculus
description As dificuldades existentes com o ensino do Cálculo Diferencial e Integral nos cursos iniciais da Universidade constituíram a grande motivação para este trabalho. À luz do referencial teórico da rede de conhecimentos e significados, buscou-se a compreensão dessas dificuldades a partir dos livros didáticos, por constituírem um instrumento sempre presente no trabalho do professor na sala de aula. Uma vez que conhecer é conhecer o significado, o enfoque principal residiu na negociação dos significados, para esclarecer em que medida a abordagem do Cálculo realizada é uma simples revelação ou uma construção significativa. A análise dos livros didáticos selecionados baseou-se em um modelo construído a partir do referencial teórico proposto e mostrou que a dificuldade não reside na falta de bons livros. A diversidade dos percursos nos livros analisados se traduz numa maior ou menor adequação à construção/negociação de significados no Cálculo. No trabalho discute-se o papel fundamental do professor na sala de aula, tendo como potencial aliado o computador, como instrumento facilitador, que abre novos horizontes, possibilita o estabelecimento de múltiplas relações e a negociação de significados.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-06022004-105356/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-06022004-105356/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090433133838336