As Donas do Fogo: política e parentesco nos mundos guarani
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-17022023-161454/ |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto a relação das mulheres com a política, o parentesco, e a produção da pessoa em áreas de reservas e de retomadas territoriais promovidas pelos Guarani Ñandeva e como focos etnográficos privilegiados as retomadas de Ypo´i, Potrero Guasu, Yvykuarusu/Takuaraty e Yvy Katu e as Reservas Porto Lindo/Jakarey e Pirajuí, em Mato Grosso do Sul. Além deste foco etnográfico, dialogo com dados levantados a partir de outras experiências junto aos Guarani Kaiowa e os Guarani Mbya, o que possibilitou olhar para as mulheres entre os Guarani nas diversas regiões do país onde vivem estes indígenas e pensar suas organizações e ações políticas junto e em relação ao Mato Grosso do Sul. As áreas de retomadas, para além da recuperação do patrimônio territorial e ambiental usurpado, mobilizam reconfigurações nos planos do parentesco, da cosmologia e das formas de troca de conhecimentos. Tais retomadas reúnem parentes, até então confinados em reservas, favorecendo a circulação de narrativas sobre o passado, a recuperação de práticas de sociabilidade e a reativação de formas cerimoniais e vínculos com divindades, assim como a produção e uso de objetos rituais, alimentos, remédios e demais práticas de produção da corporalidade. Um aspecto notável desses processos de recuperação territorial é a presença significativa de mulheres, como sujeitos imprescindíveis na produção de um local apropriado para a existência (tekoha) e, em alguns casos, como líderes desses processos. As mulheres entre os Guarani - Kaiowa, Ñandeva e Mbya, tem no fogo a referência da casa, do núcleo doméstico que compõe as parentelas e que juntos, conformam a tekoha. Nestes espaços são produtoras por excelência das relações sociais entre os mundos humanos e não humanos, na multiplicidade do Povo Guarani no Brasil. Desta maneira, a tese a ser demonstrada é a de como as mulheres guarani, enquanto \"donas do fogo\", se configuram como agentes anti destruição que buscam a partir da mobilização da luta pela recuperação das tekoha - articulada através do parentesco e das alianças produzidas no contexto de retomadas territoriais, arregimentar e assentar os coletivos nas áreas recuperadas, espaços em que ganham maior projeção, já que são diretamente afetadas pelas violências das vidas em reservas, onde enfrentam limitações para construir os seus fogos. Isto se demonstra como um elemento disparador para as retomadas, possibilitando situar as mulheres ou, mais exatamente, o \"modo de ser mulheres\" (kuña kuéra reko) nessas retomadas e reservas, a partir das relações por elas estabelecidas e da produção e circulação de conhecimentos que tais relações promovem num contexto de luta pela terra entre os Guarani e Kaiowa. |
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As Donas do Fogo: política e parentesco nos mundos guarani Women Keepers of the Fire: politics and kinship in the guarani worldGuarani womenKaiowa womenKinshipLand retakingMulheres guaraniMulheres kaiowaParentescoPolíticaPoliticsRetomadasEsta pesquisa tem como objeto a relação das mulheres com a política, o parentesco, e a produção da pessoa em áreas de reservas e de retomadas territoriais promovidas pelos Guarani Ñandeva e como focos etnográficos privilegiados as retomadas de Ypo´i, Potrero Guasu, Yvykuarusu/Takuaraty e Yvy Katu e as Reservas Porto Lindo/Jakarey e Pirajuí, em Mato Grosso do Sul. Além deste foco etnográfico, dialogo com dados levantados a partir de outras experiências junto aos Guarani Kaiowa e os Guarani Mbya, o que possibilitou olhar para as mulheres entre os Guarani nas diversas regiões do país onde vivem estes indígenas e pensar suas organizações e ações políticas junto e em relação ao Mato Grosso do Sul. As áreas de retomadas, para além da recuperação do patrimônio territorial e ambiental usurpado, mobilizam reconfigurações nos planos do parentesco, da cosmologia e das formas de troca de conhecimentos. Tais retomadas reúnem parentes, até então confinados em reservas, favorecendo a circulação de narrativas sobre o passado, a recuperação de práticas de sociabilidade e a reativação de formas cerimoniais e vínculos com divindades, assim como a produção e uso de objetos rituais, alimentos, remédios e demais práticas de produção da corporalidade. Um aspecto notável desses processos de recuperação territorial é a presença significativa de mulheres, como sujeitos imprescindíveis na produção de um local apropriado para a existência (tekoha) e, em alguns casos, como líderes desses processos. As mulheres entre os Guarani - Kaiowa, Ñandeva e Mbya, tem no fogo a referência da casa, do núcleo doméstico que compõe as parentelas e que juntos, conformam a tekoha. Nestes espaços são produtoras por excelência das relações sociais entre os mundos humanos e não humanos, na multiplicidade do Povo Guarani no Brasil. Desta maneira, a tese a ser demonstrada é a de como as mulheres guarani, enquanto \"donas do fogo\", se configuram como agentes anti destruição que buscam a partir da mobilização da luta pela recuperação das tekoha - articulada através do parentesco e das alianças produzidas no contexto de retomadas territoriais, arregimentar e assentar os coletivos nas áreas recuperadas, espaços em que ganham maior projeção, já que são diretamente afetadas pelas violências das vidas em reservas, onde enfrentam limitações para construir os seus fogos. Isto se demonstra como um elemento disparador para as retomadas, possibilitando situar as mulheres ou, mais exatamente, o \"modo de ser mulheres\" (kuña kuéra reko) nessas retomadas e reservas, a partir das relações por elas estabelecidas e da produção e circulação de conhecimentos que tais relações promovem num contexto de luta pela terra entre os Guarani e Kaiowa.This thesis aims to approach relations between women and politics, kinship and person building that take place at reserves and areas of territorial repossession, which have been retaken by the Guarani Ñandeva. Regarding the ethnographic focus, this research specifically to the retaken lands of Ypo\'i, Potrero Guasu, Yvykuarusu/Takuaraty and Yvy Katu, as well as to the Reserves Porto Lindo/Jakarey and Pirajuí, all of them located at Mato Grosso do Sul. Besides of that, I also drew on data gathered by other researchers who worked among the Guarani Kaiowa and the Guarani Mbya. That allowed me to reflect on the experiences of Guarani throughout the various regions of the country where these indigenous people live and, then, to think about the organizations and political actions, observing how these also involve Mato Grosso do Sul. The land-retakings allow not only the territorial and environmental heritage - that once was stolen - to recover, but also the reassemble that happens in terms of kinship, cosmology and forms of knowledge exchange. These retaken lands also bring together relatives that were previously confined in reserves, which provides the circulation of narratives about the past, the recovery of some sociability practices, the reactivation of ceremonial forms and bonds with deities, as well as the production and use of ritual objects, food, medicines and of other practices of corporeality crafting. A notable aspect of these processes of territorial recovery is the significant presence of women as indispensable subjects in the production of a place where it is possible to live in (tekoha) and, in some cases, as leaders of these processes. Women among the Guarani - Kaiowa, Ñandeva and Mbya have their fire as the reference of their house and also of the households that compose the extended family, and these elements, all together, form the tekoha. In these spaces, women are the main ones to produce social relations between the human and nonhuman worlds, in the multiplicity of the Guarani people in Brazil. In this sense, the thesis is about how the Guarani women, as \"women keepers of the fire\", figure as anti-destruction agents that seek, by mobilizing the struggle for the recovery of the tekoha - articulated through kinship and the alliances produced in the context of recovered territories -, to gather and settle the collectives in the recovered areas. Women come to prominence in these spaces, where they are directly affected by the violence of life in reserves and face several restrictions that prejudice their possibilities of building their fires. This appears as an element that drives land retaking processes, allowing women or, more precisely, the \"women way of being\" (kuña kuéra reko) to settle up in these retaken lands and reservations, based on the relationships established by them and also on the production and circulation of knowledge that such relationships enable in a context of struggle for land among the Guarani and Kaiowa.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Marcio Ferreira daSouza, Lauriene Seraguza Olegario e2022-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-17022023-161454/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-02-17T18:32:56Zoai:teses.usp.br:tde-17022023-161454Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-02-17T18:32:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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