As Donas do Fogo: política e parentesco nos mundos guarani

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lauriene Seraguza Olegario e
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-17022023-161454/
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto a relação das mulheres com a política, o parentesco, e a produção da pessoa em áreas de reservas e de retomadas territoriais promovidas pelos Guarani Ñandeva e como focos etnográficos privilegiados as retomadas de Ypo´i, Potrero Guasu, Yvykuarusu/Takuaraty e Yvy Katu e as Reservas Porto Lindo/Jakarey e Pirajuí, em Mato Grosso do Sul. Além deste foco etnográfico, dialogo com dados levantados a partir de outras experiências junto aos Guarani Kaiowa e os Guarani Mbya, o que possibilitou olhar para as mulheres entre os Guarani nas diversas regiões do país onde vivem estes indígenas e pensar suas organizações e ações políticas junto e em relação ao Mato Grosso do Sul. As áreas de retomadas, para além da recuperação do patrimônio territorial e ambiental usurpado, mobilizam reconfigurações nos planos do parentesco, da cosmologia e das formas de troca de conhecimentos. Tais retomadas reúnem parentes, até então confinados em reservas, favorecendo a circulação de narrativas sobre o passado, a recuperação de práticas de sociabilidade e a reativação de formas cerimoniais e vínculos com divindades, assim como a produção e uso de objetos rituais, alimentos, remédios e demais práticas de produção da corporalidade. Um aspecto notável desses processos de recuperação territorial é a presença significativa de mulheres, como sujeitos imprescindíveis na produção de um local apropriado para a existência (tekoha) e, em alguns casos, como líderes desses processos. As mulheres entre os Guarani - Kaiowa, Ñandeva e Mbya, tem no fogo a referência da casa, do núcleo doméstico que compõe as parentelas e que juntos, conformam a tekoha. Nestes espaços são produtoras por excelência das relações sociais entre os mundos humanos e não humanos, na multiplicidade do Povo Guarani no Brasil. Desta maneira, a tese a ser demonstrada é a de como as mulheres guarani, enquanto \"donas do fogo\", se configuram como agentes anti destruição que buscam a partir da mobilização da luta pela recuperação das tekoha - articulada através do parentesco e das alianças produzidas no contexto de retomadas territoriais, arregimentar e assentar os coletivos nas áreas recuperadas, espaços em que ganham maior projeção, já que são diretamente afetadas pelas violências das vidas em reservas, onde enfrentam limitações para construir os seus fogos. Isto se demonstra como um elemento disparador para as retomadas, possibilitando situar as mulheres ou, mais exatamente, o \"modo de ser mulheres\" (kuña kuéra reko) nessas retomadas e reservas, a partir das relações por elas estabelecidas e da produção e circulação de conhecimentos que tais relações promovem num contexto de luta pela terra entre os Guarani e Kaiowa.
id USP_c6c610eaf8556eef92430bb0a240860a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17022023-161454
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling As Donas do Fogo: política e parentesco nos mundos guarani Women Keepers of the Fire: politics and kinship in the guarani worldGuarani womenKaiowa womenKinshipLand retakingMulheres guaraniMulheres kaiowaParentescoPolíticaPoliticsRetomadasEsta pesquisa tem como objeto a relação das mulheres com a política, o parentesco, e a produção da pessoa em áreas de reservas e de retomadas territoriais promovidas pelos Guarani Ñandeva e como focos etnográficos privilegiados as retomadas de Ypo´i, Potrero Guasu, Yvykuarusu/Takuaraty e Yvy Katu e as Reservas Porto Lindo/Jakarey e Pirajuí, em Mato Grosso do Sul. Além deste foco etnográfico, dialogo com dados levantados a partir de outras experiências junto aos Guarani Kaiowa e os Guarani Mbya, o que possibilitou olhar para as mulheres entre os Guarani nas diversas regiões do país onde vivem estes indígenas e pensar suas organizações e ações políticas junto e em relação ao Mato Grosso do Sul. As áreas de retomadas, para além da recuperação do patrimônio territorial e ambiental usurpado, mobilizam reconfigurações nos planos do parentesco, da cosmologia e das formas de troca de conhecimentos. Tais retomadas reúnem parentes, até então confinados em reservas, favorecendo a circulação de narrativas sobre o passado, a recuperação de práticas de sociabilidade e a reativação de formas cerimoniais e vínculos com divindades, assim como a produção e uso de objetos rituais, alimentos, remédios e demais práticas de produção da corporalidade. Um aspecto notável desses processos de recuperação territorial é a presença significativa de mulheres, como sujeitos imprescindíveis na produção de um local apropriado para a existência (tekoha) e, em alguns casos, como líderes desses processos. As mulheres entre os Guarani - Kaiowa, Ñandeva e Mbya, tem no fogo a referência da casa, do núcleo doméstico que compõe as parentelas e que juntos, conformam a tekoha. Nestes espaços são produtoras por excelência das relações sociais entre os mundos humanos e não humanos, na multiplicidade do Povo Guarani no Brasil. Desta maneira, a tese a ser demonstrada é a de como as mulheres guarani, enquanto \"donas do fogo\", se configuram como agentes anti destruição que buscam a partir da mobilização da luta pela recuperação das tekoha - articulada através do parentesco e das alianças produzidas no contexto de retomadas territoriais, arregimentar e assentar os coletivos nas áreas recuperadas, espaços em que ganham maior projeção, já que são diretamente afetadas pelas violências das vidas em reservas, onde enfrentam limitações para construir os seus fogos. Isto se demonstra como um elemento disparador para as retomadas, possibilitando situar as mulheres ou, mais exatamente, o \"modo de ser mulheres\" (kuña kuéra reko) nessas retomadas e reservas, a partir das relações por elas estabelecidas e da produção e circulação de conhecimentos que tais relações promovem num contexto de luta pela terra entre os Guarani e Kaiowa.This thesis aims to approach relations between women and politics, kinship and person building that take place at reserves and areas of territorial repossession, which have been retaken by the Guarani Ñandeva. Regarding the ethnographic focus, this research specifically to the retaken lands of Ypo\'i, Potrero Guasu, Yvykuarusu/Takuaraty and Yvy Katu, as well as to the Reserves Porto Lindo/Jakarey and Pirajuí, all of them located at Mato Grosso do Sul. Besides of that, I also drew on data gathered by other researchers who worked among the Guarani Kaiowa and the Guarani Mbya. That allowed me to reflect on the experiences of Guarani throughout the various regions of the country where these indigenous people live and, then, to think about the organizations and political actions, observing how these also involve Mato Grosso do Sul. The land-retakings allow not only the territorial and environmental heritage - that once was stolen - to recover, but also the reassemble that happens in terms of kinship, cosmology and forms of knowledge exchange. These retaken lands also bring together relatives that were previously confined in reserves, which provides the circulation of narratives about the past, the recovery of some sociability practices, the reactivation of ceremonial forms and bonds with deities, as well as the production and use of ritual objects, food, medicines and of other practices of corporeality crafting. A notable aspect of these processes of territorial recovery is the significant presence of women as indispensable subjects in the production of a place where it is possible to live in (tekoha) and, in some cases, as leaders of these processes. Women among the Guarani - Kaiowa, Ñandeva and Mbya have their fire as the reference of their house and also of the households that compose the extended family, and these elements, all together, form the tekoha. In these spaces, women are the main ones to produce social relations between the human and nonhuman worlds, in the multiplicity of the Guarani people in Brazil. In this sense, the thesis is about how the Guarani women, as \"women keepers of the fire\", figure as anti-destruction agents that seek, by mobilizing the struggle for the recovery of the tekoha - articulated through kinship and the alliances produced in the context of recovered territories -, to gather and settle the collectives in the recovered areas. Women come to prominence in these spaces, where they are directly affected by the violence of life in reserves and face several restrictions that prejudice their possibilities of building their fires. This appears as an element that drives land retaking processes, allowing women or, more precisely, the \"women way of being\" (kuña kuéra reko) to settle up in these retaken lands and reservations, based on the relationships established by them and also on the production and circulation of knowledge that such relationships enable in a context of struggle for land among the Guarani and Kaiowa.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Marcio Ferreira daSouza, Lauriene Seraguza Olegario e2022-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-17022023-161454/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-02-17T18:32:56Zoai:teses.usp.br:tde-17022023-161454Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-02-17T18:32:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As Donas do Fogo: política e parentesco nos mundos guarani
Women Keepers of the Fire: politics and kinship in the guarani world
title As Donas do Fogo: política e parentesco nos mundos guarani
spellingShingle As Donas do Fogo: política e parentesco nos mundos guarani
Souza, Lauriene Seraguza Olegario e
Guarani women
Kaiowa women
Kinship
Land retaking
Mulheres guarani
Mulheres kaiowa
Parentesco
Política
Politics
Retomadas
title_short As Donas do Fogo: política e parentesco nos mundos guarani
title_full As Donas do Fogo: política e parentesco nos mundos guarani
title_fullStr As Donas do Fogo: política e parentesco nos mundos guarani
title_full_unstemmed As Donas do Fogo: política e parentesco nos mundos guarani
title_sort As Donas do Fogo: política e parentesco nos mundos guarani
author Souza, Lauriene Seraguza Olegario e
author_facet Souza, Lauriene Seraguza Olegario e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marcio Ferreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Lauriene Seraguza Olegario e
dc.subject.por.fl_str_mv Guarani women
Kaiowa women
Kinship
Land retaking
Mulheres guarani
Mulheres kaiowa
Parentesco
Política
Politics
Retomadas
topic Guarani women
Kaiowa women
Kinship
Land retaking
Mulheres guarani
Mulheres kaiowa
Parentesco
Política
Politics
Retomadas
description Esta pesquisa tem como objeto a relação das mulheres com a política, o parentesco, e a produção da pessoa em áreas de reservas e de retomadas territoriais promovidas pelos Guarani Ñandeva e como focos etnográficos privilegiados as retomadas de Ypo´i, Potrero Guasu, Yvykuarusu/Takuaraty e Yvy Katu e as Reservas Porto Lindo/Jakarey e Pirajuí, em Mato Grosso do Sul. Além deste foco etnográfico, dialogo com dados levantados a partir de outras experiências junto aos Guarani Kaiowa e os Guarani Mbya, o que possibilitou olhar para as mulheres entre os Guarani nas diversas regiões do país onde vivem estes indígenas e pensar suas organizações e ações políticas junto e em relação ao Mato Grosso do Sul. As áreas de retomadas, para além da recuperação do patrimônio territorial e ambiental usurpado, mobilizam reconfigurações nos planos do parentesco, da cosmologia e das formas de troca de conhecimentos. Tais retomadas reúnem parentes, até então confinados em reservas, favorecendo a circulação de narrativas sobre o passado, a recuperação de práticas de sociabilidade e a reativação de formas cerimoniais e vínculos com divindades, assim como a produção e uso de objetos rituais, alimentos, remédios e demais práticas de produção da corporalidade. Um aspecto notável desses processos de recuperação territorial é a presença significativa de mulheres, como sujeitos imprescindíveis na produção de um local apropriado para a existência (tekoha) e, em alguns casos, como líderes desses processos. As mulheres entre os Guarani - Kaiowa, Ñandeva e Mbya, tem no fogo a referência da casa, do núcleo doméstico que compõe as parentelas e que juntos, conformam a tekoha. Nestes espaços são produtoras por excelência das relações sociais entre os mundos humanos e não humanos, na multiplicidade do Povo Guarani no Brasil. Desta maneira, a tese a ser demonstrada é a de como as mulheres guarani, enquanto \"donas do fogo\", se configuram como agentes anti destruição que buscam a partir da mobilização da luta pela recuperação das tekoha - articulada através do parentesco e das alianças produzidas no contexto de retomadas territoriais, arregimentar e assentar os coletivos nas áreas recuperadas, espaços em que ganham maior projeção, já que são diretamente afetadas pelas violências das vidas em reservas, onde enfrentam limitações para construir os seus fogos. Isto se demonstra como um elemento disparador para as retomadas, possibilitando situar as mulheres ou, mais exatamente, o \"modo de ser mulheres\" (kuña kuéra reko) nessas retomadas e reservas, a partir das relações por elas estabelecidas e da produção e circulação de conhecimentos que tais relações promovem num contexto de luta pela terra entre os Guarani e Kaiowa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-17022023-161454/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-17022023-161454/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090791280214016