Aspectos da complexidade: contribuições da física para a compreensão do tema ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caramello, Giselle Watanabe
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-13082012-104627/
Resumo: O presente trabalho investiga aspectos da complexidade que podem contribuir para uma educação na perspectiva ambiental crítica, complexa e reflexiva. Diante disso, a intenção nessa tese é refletir sobre os elementos fundamentais, de caráter social e científico, que caracterizam um trabalho coerente com as dinâmicas envolvidas na temática socioambiental. Especificamente, analisam-se três aspectos pelo viés da complexidade que são essenciais para uma formação na perspectiva aqui defendida, a saber, Dimensão Educacional, Dimensão do Ensino e Dimensão Epistemológica. A partir dessas dimensões propõem-se as ênfases, que refletem a possibilidade de trabalho na escola, pautadas na perspectiva da complexidade, longe das certezas e próxima da realidade discente. Cada uma das ênfases tem a intenção de explicitar aspectos específicos da Física do não equilíbrio e da complexidade. Assim, a ênfase dinâmica requer contrapor um sistema dinâmico à visão estática da ciência; a ênfase entrópica enfatiza a possibilidade de considerar as restrições entrópicas nas diversas transformações presentes nos processos dinâmicos; a ênfase temporal implica considerar a evolução de sistemas num contexto amplo, situando os processos e fenômenos ao longo de um período temporal, significa considerar o conceito de \'flecha do tempo\'; e a ênfase das inter-relações ressalta a importância de se considerar as articulações e relações entre os diversos fenômenos, especialmente quando de naturezas diferentes. Da presente investigação conclui-se que a inserção da perspectiva da complexidade no contexto escolar requer uma mudança profunda, pautando-se menos nos modelos simplificadores, tanto científicos como sociais, em contrapartida ao diálogo com as representações e conceitos que tratam situações complexas e dinâmicas, regadas pelas incertezas.
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