Por uma reinvenção do diálogo na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tibiriçá, Cleonildi
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26062015-155843/
Resumo: Este trabalho teve início numa investigação de resultados do ensino a distância como estratégia de ampliação do acesso ao ensino superior e de formação de professores para a educação básica. Durante o percurso, evidenciouse que não se poderia fazer a crítica dos resultados quantitativos favoráveis e dos resultados qualitativos desfavoráveis no contexto específico do ensino a distância mediado por tecnologias, porque esses resultados reproduziam o desempenho da educação brasileira como um todo, seja \'de perto\', seja \'a distância\', e se inscreviam num contexto muito mais complexo do que a falsa polêmica da presencialidade versus virtualidade. Identifica-se nas dualidades estruturais históricas do sistema educacional brasileiro, na assunção - por vezes assumida, por vezes sutil - de um projeto de educação alinhado às necessidades e caprichos do mercado - e na ausência de diálogo objetivo e subjetivo entre a Universidade e o ensino básico dimensões importantes do problema educacional do país. Propõe-se uma urgente reinvenção do diálogo sobre e na educação, e especificamente uma ação comunicativo-pedagógica na instância da educação tecnológica representada pelas FATECs - Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo - a ser implementada pela Coordenação de Ensino Superior do Centro Paula Souza.
id USP_c7011d0a7a2c30e9cf0f6ccadb094c86
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26062015-155843
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Por uma reinvenção do diálogo na educação-communicationcomunicaçãoeducaçãoeducação tecnológicaeducationinteração entre níveis de ensinointeraction between education levelspapel da universidadetechnological educationuniversity roleEste trabalho teve início numa investigação de resultados do ensino a distância como estratégia de ampliação do acesso ao ensino superior e de formação de professores para a educação básica. Durante o percurso, evidenciouse que não se poderia fazer a crítica dos resultados quantitativos favoráveis e dos resultados qualitativos desfavoráveis no contexto específico do ensino a distância mediado por tecnologias, porque esses resultados reproduziam o desempenho da educação brasileira como um todo, seja \'de perto\', seja \'a distância\', e se inscreviam num contexto muito mais complexo do que a falsa polêmica da presencialidade versus virtualidade. Identifica-se nas dualidades estruturais históricas do sistema educacional brasileiro, na assunção - por vezes assumida, por vezes sutil - de um projeto de educação alinhado às necessidades e caprichos do mercado - e na ausência de diálogo objetivo e subjetivo entre a Universidade e o ensino básico dimensões importantes do problema educacional do país. Propõe-se uma urgente reinvenção do diálogo sobre e na educação, e especificamente uma ação comunicativo-pedagógica na instância da educação tecnológica representada pelas FATECs - Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo - a ser implementada pela Coordenação de Ensino Superior do Centro Paula Souza.This paper began with an investigation of the results of distance education as an strategy of boardening the access to higher education and basic education formation for teachers. During this time, it became clear that the criticism of the quantitative positive results and of the negative ones couldn\'t be done, because these results mirrored the Brazilian education as a whole, from up close or far away, and they were inserted in a much more complex context than the false polemics of virtuality vs presence. It is identified in the historic structural dualities of the Brazilian educational system, in the assumption - usually subtile - of a educational Project aligned to the self centered necessities of the Market - and in the absence of objective dialogue about technological education and inside techonological education represented by the FATECs - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - to be implemented by the coordination of higher education of Centro Paula SouzaBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCury, LucileneTibiriçá, Cleonildi2015-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26062015-155843/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-26062015-155843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma reinvenção do diálogo na educação
-
title Por uma reinvenção do diálogo na educação
spellingShingle Por uma reinvenção do diálogo na educação
Tibiriçá, Cleonildi
communication
comunicação
educação
educação tecnológica
education
interação entre níveis de ensino
interaction between education levels
papel da universidade
technological education
university role
title_short Por uma reinvenção do diálogo na educação
title_full Por uma reinvenção do diálogo na educação
title_fullStr Por uma reinvenção do diálogo na educação
title_full_unstemmed Por uma reinvenção do diálogo na educação
title_sort Por uma reinvenção do diálogo na educação
author Tibiriçá, Cleonildi
author_facet Tibiriçá, Cleonildi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cury, Lucilene
dc.contributor.author.fl_str_mv Tibiriçá, Cleonildi
dc.subject.por.fl_str_mv communication
comunicação
educação
educação tecnológica
education
interação entre níveis de ensino
interaction between education levels
papel da universidade
technological education
university role
topic communication
comunicação
educação
educação tecnológica
education
interação entre níveis de ensino
interaction between education levels
papel da universidade
technological education
university role
description Este trabalho teve início numa investigação de resultados do ensino a distância como estratégia de ampliação do acesso ao ensino superior e de formação de professores para a educação básica. Durante o percurso, evidenciouse que não se poderia fazer a crítica dos resultados quantitativos favoráveis e dos resultados qualitativos desfavoráveis no contexto específico do ensino a distância mediado por tecnologias, porque esses resultados reproduziam o desempenho da educação brasileira como um todo, seja \'de perto\', seja \'a distância\', e se inscreviam num contexto muito mais complexo do que a falsa polêmica da presencialidade versus virtualidade. Identifica-se nas dualidades estruturais históricas do sistema educacional brasileiro, na assunção - por vezes assumida, por vezes sutil - de um projeto de educação alinhado às necessidades e caprichos do mercado - e na ausência de diálogo objetivo e subjetivo entre a Universidade e o ensino básico dimensões importantes do problema educacional do país. Propõe-se uma urgente reinvenção do diálogo sobre e na educação, e especificamente uma ação comunicativo-pedagógica na instância da educação tecnológica representada pelas FATECs - Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo - a ser implementada pela Coordenação de Ensino Superior do Centro Paula Souza.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26062015-155843/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26062015-155843/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091098939752448