Por uma reinvenção do diálogo na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26062015-155843/ |
Resumo: | Este trabalho teve início numa investigação de resultados do ensino a distância como estratégia de ampliação do acesso ao ensino superior e de formação de professores para a educação básica. Durante o percurso, evidenciouse que não se poderia fazer a crítica dos resultados quantitativos favoráveis e dos resultados qualitativos desfavoráveis no contexto específico do ensino a distância mediado por tecnologias, porque esses resultados reproduziam o desempenho da educação brasileira como um todo, seja \'de perto\', seja \'a distância\', e se inscreviam num contexto muito mais complexo do que a falsa polêmica da presencialidade versus virtualidade. Identifica-se nas dualidades estruturais históricas do sistema educacional brasileiro, na assunção - por vezes assumida, por vezes sutil - de um projeto de educação alinhado às necessidades e caprichos do mercado - e na ausência de diálogo objetivo e subjetivo entre a Universidade e o ensino básico dimensões importantes do problema educacional do país. Propõe-se uma urgente reinvenção do diálogo sobre e na educação, e especificamente uma ação comunicativo-pedagógica na instância da educação tecnológica representada pelas FATECs - Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo - a ser implementada pela Coordenação de Ensino Superior do Centro Paula Souza. |
id |
USP_c7011d0a7a2c30e9cf0f6ccadb094c86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-26062015-155843 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Por uma reinvenção do diálogo na educação-communicationcomunicaçãoeducaçãoeducação tecnológicaeducationinteração entre níveis de ensinointeraction between education levelspapel da universidadetechnological educationuniversity roleEste trabalho teve início numa investigação de resultados do ensino a distância como estratégia de ampliação do acesso ao ensino superior e de formação de professores para a educação básica. Durante o percurso, evidenciouse que não se poderia fazer a crítica dos resultados quantitativos favoráveis e dos resultados qualitativos desfavoráveis no contexto específico do ensino a distância mediado por tecnologias, porque esses resultados reproduziam o desempenho da educação brasileira como um todo, seja \'de perto\', seja \'a distância\', e se inscreviam num contexto muito mais complexo do que a falsa polêmica da presencialidade versus virtualidade. Identifica-se nas dualidades estruturais históricas do sistema educacional brasileiro, na assunção - por vezes assumida, por vezes sutil - de um projeto de educação alinhado às necessidades e caprichos do mercado - e na ausência de diálogo objetivo e subjetivo entre a Universidade e o ensino básico dimensões importantes do problema educacional do país. Propõe-se uma urgente reinvenção do diálogo sobre e na educação, e especificamente uma ação comunicativo-pedagógica na instância da educação tecnológica representada pelas FATECs - Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo - a ser implementada pela Coordenação de Ensino Superior do Centro Paula Souza.This paper began with an investigation of the results of distance education as an strategy of boardening the access to higher education and basic education formation for teachers. During this time, it became clear that the criticism of the quantitative positive results and of the negative ones couldn\'t be done, because these results mirrored the Brazilian education as a whole, from up close or far away, and they were inserted in a much more complex context than the false polemics of virtuality vs presence. It is identified in the historic structural dualities of the Brazilian educational system, in the assumption - usually subtile - of a educational Project aligned to the self centered necessities of the Market - and in the absence of objective dialogue about technological education and inside techonological education represented by the FATECs - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - to be implemented by the coordination of higher education of Centro Paula SouzaBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCury, LucileneTibiriçá, Cleonildi2015-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26062015-155843/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-26062015-155843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma reinvenção do diálogo na educação - |
title |
Por uma reinvenção do diálogo na educação |
spellingShingle |
Por uma reinvenção do diálogo na educação Tibiriçá, Cleonildi communication comunicação educação educação tecnológica education interação entre níveis de ensino interaction between education levels papel da universidade technological education university role |
title_short |
Por uma reinvenção do diálogo na educação |
title_full |
Por uma reinvenção do diálogo na educação |
title_fullStr |
Por uma reinvenção do diálogo na educação |
title_full_unstemmed |
Por uma reinvenção do diálogo na educação |
title_sort |
Por uma reinvenção do diálogo na educação |
author |
Tibiriçá, Cleonildi |
author_facet |
Tibiriçá, Cleonildi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cury, Lucilene |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tibiriçá, Cleonildi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
communication comunicação educação educação tecnológica education interação entre níveis de ensino interaction between education levels papel da universidade technological education university role |
topic |
communication comunicação educação educação tecnológica education interação entre níveis de ensino interaction between education levels papel da universidade technological education university role |
description |
Este trabalho teve início numa investigação de resultados do ensino a distância como estratégia de ampliação do acesso ao ensino superior e de formação de professores para a educação básica. Durante o percurso, evidenciouse que não se poderia fazer a crítica dos resultados quantitativos favoráveis e dos resultados qualitativos desfavoráveis no contexto específico do ensino a distância mediado por tecnologias, porque esses resultados reproduziam o desempenho da educação brasileira como um todo, seja \'de perto\', seja \'a distância\', e se inscreviam num contexto muito mais complexo do que a falsa polêmica da presencialidade versus virtualidade. Identifica-se nas dualidades estruturais históricas do sistema educacional brasileiro, na assunção - por vezes assumida, por vezes sutil - de um projeto de educação alinhado às necessidades e caprichos do mercado - e na ausência de diálogo objetivo e subjetivo entre a Universidade e o ensino básico dimensões importantes do problema educacional do país. Propõe-se uma urgente reinvenção do diálogo sobre e na educação, e especificamente uma ação comunicativo-pedagógica na instância da educação tecnológica representada pelas FATECs - Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo - a ser implementada pela Coordenação de Ensino Superior do Centro Paula Souza. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26062015-155843/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26062015-155843/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091098939752448 |