Marketing político: um estudo de caso sobre atividades desenvolvidas por um candidato
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-22072024-155044/ |
Resumo: | Da análise das obras de marketing político, surgiu o anseio de se determinar uma estruturação deste tema, fazendo-se uma analogia completa ao marketing tradicional. Esse fato, decorrido da verificação que o conteúdo das obras pesquisadas representava os temas marketing político e promoção, desta mais precisamente a propaganda, praticamente como sendo sinônimo e, com isso, negligenciava a formulação de um arcabouço de ferramentas de marketing que poderia ser disponibilizada para o gestor de uma campanha. Com isso, desenvolveu-se uma teorização do marketing político, seguindo-se o exemplo de uma tese sobre o marketing de ideias, devido à afinidade entre os temas. Posteriormente, por meio de estudo de caso, verificou-se como um candidato realiza as suas atividades de marketing, objetivando o sucesso em uma eleição. Analisou-se esse caso e se concluiu, com base na comparação à teorização formulada, que a assessoria deste político possuía fortemente a orientação para o marketing, explicando-se, assim, o bom desempenho verificado, pois conseguiu levar seu candidato à reeleição. Finalmente, pode-se dizer que com a conclusão desta dissertação, colaborou-se à busca da otimização da atividade de marketing político, ao incremento de novas ferramentas à Teoria do marketing e sua estruturação em base sólida e, também em parte, à melhoria nas transações que envolvem políticos e eleitores cidadãos, com isso, ajudando a consolidar a democracia e a melhorar o bem estar social. |
id |
USP_c71ba16c0b35fe2ad697cd510d532bfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-22072024-155044 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Marketing político: um estudo de caso sobre atividades desenvolvidas por um candidatoPolitical marketing: a case study on activities developed by a candidateCampanha eleitoralelections - political processelectoral campaignEleições - Processo políticoMarketing políticoPolitical marketingDa análise das obras de marketing político, surgiu o anseio de se determinar uma estruturação deste tema, fazendo-se uma analogia completa ao marketing tradicional. Esse fato, decorrido da verificação que o conteúdo das obras pesquisadas representava os temas marketing político e promoção, desta mais precisamente a propaganda, praticamente como sendo sinônimo e, com isso, negligenciava a formulação de um arcabouço de ferramentas de marketing que poderia ser disponibilizada para o gestor de uma campanha. Com isso, desenvolveu-se uma teorização do marketing político, seguindo-se o exemplo de uma tese sobre o marketing de ideias, devido à afinidade entre os temas. Posteriormente, por meio de estudo de caso, verificou-se como um candidato realiza as suas atividades de marketing, objetivando o sucesso em uma eleição. Analisou-se esse caso e se concluiu, com base na comparação à teorização formulada, que a assessoria deste político possuía fortemente a orientação para o marketing, explicando-se, assim, o bom desempenho verificado, pois conseguiu levar seu candidato à reeleição. Finalmente, pode-se dizer que com a conclusão desta dissertação, colaborou-se à busca da otimização da atividade de marketing político, ao incremento de novas ferramentas à Teoria do marketing e sua estruturação em base sólida e, também em parte, à melhoria nas transações que envolvem políticos e eleitores cidadãos, com isso, ajudando a consolidar a democracia e a melhorar o bem estar social.From the analysis of the political marketing works, arouse the eagerness to determine the structure of this matter drawing a complete analogy with the traditional marketing. This fact is due to the verification of the contents of the researched works, which represented the themes of the political and promotional marketing, more precisely the advertising, practically as a synonymous, and this neglected the formulation of a skeleton of marketing tools, which could be offered to the manager of a campaign. Due to this fact, a theoretical political marketing was developed as well as an example of a thesis about a marketing of ideas because of the affinity between the themes. Later on, by a study of case, it a case, it was verified on how a candidate performs his marketing activities, aiming the success in one election. This case was analyzed and based in a theoretical formulation. It was concluded that the advisory committee had a strongly marketing orientation, which explained the good development since this advisory committee took its candidate to reelection. Finally, it can be said that the conclusion the dissertation collaborated from the search of optimizing the political marketing activity to building up new tools for the theory of marketing and its structure in solid basis and also to the improvement in transactions that involve politicians and electorate, helping to consolidate the democracy and improving the social well-being.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCampomar, Marcos CortezD'Angieri, Luciano2003-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-22072024-155044/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-22T20:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-22072024-155044Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-22T20:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing político: um estudo de caso sobre atividades desenvolvidas por um candidato Political marketing: a case study on activities developed by a candidate |
title |
Marketing político: um estudo de caso sobre atividades desenvolvidas por um candidato |
spellingShingle |
Marketing político: um estudo de caso sobre atividades desenvolvidas por um candidato D'Angieri, Luciano Campanha eleitoral elections - political process electoral campaign Eleições - Processo político Marketing político Political marketing |
title_short |
Marketing político: um estudo de caso sobre atividades desenvolvidas por um candidato |
title_full |
Marketing político: um estudo de caso sobre atividades desenvolvidas por um candidato |
title_fullStr |
Marketing político: um estudo de caso sobre atividades desenvolvidas por um candidato |
title_full_unstemmed |
Marketing político: um estudo de caso sobre atividades desenvolvidas por um candidato |
title_sort |
Marketing político: um estudo de caso sobre atividades desenvolvidas por um candidato |
author |
D'Angieri, Luciano |
author_facet |
D'Angieri, Luciano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campomar, Marcos Cortez |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Angieri, Luciano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campanha eleitoral elections - political process electoral campaign Eleições - Processo político Marketing político Political marketing |
topic |
Campanha eleitoral elections - political process electoral campaign Eleições - Processo político Marketing político Political marketing |
description |
Da análise das obras de marketing político, surgiu o anseio de se determinar uma estruturação deste tema, fazendo-se uma analogia completa ao marketing tradicional. Esse fato, decorrido da verificação que o conteúdo das obras pesquisadas representava os temas marketing político e promoção, desta mais precisamente a propaganda, praticamente como sendo sinônimo e, com isso, negligenciava a formulação de um arcabouço de ferramentas de marketing que poderia ser disponibilizada para o gestor de uma campanha. Com isso, desenvolveu-se uma teorização do marketing político, seguindo-se o exemplo de uma tese sobre o marketing de ideias, devido à afinidade entre os temas. Posteriormente, por meio de estudo de caso, verificou-se como um candidato realiza as suas atividades de marketing, objetivando o sucesso em uma eleição. Analisou-se esse caso e se concluiu, com base na comparação à teorização formulada, que a assessoria deste político possuía fortemente a orientação para o marketing, explicando-se, assim, o bom desempenho verificado, pois conseguiu levar seu candidato à reeleição. Finalmente, pode-se dizer que com a conclusão desta dissertação, colaborou-se à busca da otimização da atividade de marketing político, ao incremento de novas ferramentas à Teoria do marketing e sua estruturação em base sólida e, também em parte, à melhoria nas transações que envolvem políticos e eleitores cidadãos, com isso, ajudando a consolidar a democracia e a melhorar o bem estar social. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-09-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-22072024-155044/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-22072024-155044/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257275772698624 |