Marketing político: um estudo de caso sobre atividades desenvolvidas por um candidato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Angieri, Luciano
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-22072024-155044/
Resumo: Da análise das obras de marketing político, surgiu o anseio de se determinar uma estruturação deste tema, fazendo-se uma analogia completa ao marketing tradicional. Esse fato, decorrido da verificação que o conteúdo das obras pesquisadas representava os temas marketing político e promoção, desta mais precisamente a propaganda, praticamente como sendo sinônimo e, com isso, negligenciava a formulação de um arcabouço de ferramentas de marketing que poderia ser disponibilizada para o gestor de uma campanha. Com isso, desenvolveu-se uma teorização do marketing político, seguindo-se o exemplo de uma tese sobre o marketing de ideias, devido à afinidade entre os temas. Posteriormente, por meio de estudo de caso, verificou-se como um candidato realiza as suas atividades de marketing, objetivando o sucesso em uma eleição. Analisou-se esse caso e se concluiu, com base na comparação à teorização formulada, que a assessoria deste político possuía fortemente a orientação para o marketing, explicando-se, assim, o bom desempenho verificado, pois conseguiu levar seu candidato à reeleição. Finalmente, pode-se dizer que com a conclusão desta dissertação, colaborou-se à busca da otimização da atividade de marketing político, ao incremento de novas ferramentas à Teoria do marketing e sua estruturação em base sólida e, também em parte, à melhoria nas transações que envolvem políticos e eleitores cidadãos, com isso, ajudando a consolidar a democracia e a melhorar o bem estar social.
id USP_c71ba16c0b35fe2ad697cd510d532bfc
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22072024-155044
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Marketing político: um estudo de caso sobre atividades desenvolvidas por um candidatoPolitical marketing: a case study on activities developed by a candidateCampanha eleitoralelections - political processelectoral campaignEleições - Processo políticoMarketing políticoPolitical marketingDa análise das obras de marketing político, surgiu o anseio de se determinar uma estruturação deste tema, fazendo-se uma analogia completa ao marketing tradicional. Esse fato, decorrido da verificação que o conteúdo das obras pesquisadas representava os temas marketing político e promoção, desta mais precisamente a propaganda, praticamente como sendo sinônimo e, com isso, negligenciava a formulação de um arcabouço de ferramentas de marketing que poderia ser disponibilizada para o gestor de uma campanha. Com isso, desenvolveu-se uma teorização do marketing político, seguindo-se o exemplo de uma tese sobre o marketing de ideias, devido à afinidade entre os temas. Posteriormente, por meio de estudo de caso, verificou-se como um candidato realiza as suas atividades de marketing, objetivando o sucesso em uma eleição. Analisou-se esse caso e se concluiu, com base na comparação à teorização formulada, que a assessoria deste político possuía fortemente a orientação para o marketing, explicando-se, assim, o bom desempenho verificado, pois conseguiu levar seu candidato à reeleição. Finalmente, pode-se dizer que com a conclusão desta dissertação, colaborou-se à busca da otimização da atividade de marketing político, ao incremento de novas ferramentas à Teoria do marketing e sua estruturação em base sólida e, também em parte, à melhoria nas transações que envolvem políticos e eleitores cidadãos, com isso, ajudando a consolidar a democracia e a melhorar o bem estar social.From the analysis of the political marketing works, arouse the eagerness to determine the structure of this matter drawing a complete analogy with the traditional marketing. This fact is due to the verification of the contents of the researched works, which represented the themes of the political and promotional marketing, more precisely the advertising, practically as a synonymous, and this neglected the formulation of a skeleton of marketing tools, which could be offered to the manager of a campaign. Due to this fact, a theoretical political marketing was developed as well as an example of a thesis about a marketing of ideas because of the affinity between the themes. Later on, by a study of case, it a case, it was verified on how a candidate performs his marketing activities, aiming the success in one election. This case was analyzed and based in a theoretical formulation. It was concluded that the advisory committee had a strongly marketing orientation, which explained the good development since this advisory committee took its candidate to reelection. Finally, it can be said that the conclusion the dissertation collaborated from the search of optimizing the political marketing activity to building up new tools for the theory of marketing and its structure in solid basis and also to the improvement in transactions that involve politicians and electorate, helping to consolidate the democracy and improving the social well-being.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCampomar, Marcos CortezD'Angieri, Luciano2003-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-22072024-155044/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-22T20:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-22072024-155044Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-22T20:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing político: um estudo de caso sobre atividades desenvolvidas por um candidato
Political marketing: a case study on activities developed by a candidate
title Marketing político: um estudo de caso sobre atividades desenvolvidas por um candidato
spellingShingle Marketing político: um estudo de caso sobre atividades desenvolvidas por um candidato
D'Angieri, Luciano
Campanha eleitoral
elections - political process
electoral campaign
Eleições - Processo político
Marketing político
Political marketing
title_short Marketing político: um estudo de caso sobre atividades desenvolvidas por um candidato
title_full Marketing político: um estudo de caso sobre atividades desenvolvidas por um candidato
title_fullStr Marketing político: um estudo de caso sobre atividades desenvolvidas por um candidato
title_full_unstemmed Marketing político: um estudo de caso sobre atividades desenvolvidas por um candidato
title_sort Marketing político: um estudo de caso sobre atividades desenvolvidas por um candidato
author D'Angieri, Luciano
author_facet D'Angieri, Luciano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campomar, Marcos Cortez
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Angieri, Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv Campanha eleitoral
elections - political process
electoral campaign
Eleições - Processo político
Marketing político
Political marketing
topic Campanha eleitoral
elections - political process
electoral campaign
Eleições - Processo político
Marketing político
Political marketing
description Da análise das obras de marketing político, surgiu o anseio de se determinar uma estruturação deste tema, fazendo-se uma analogia completa ao marketing tradicional. Esse fato, decorrido da verificação que o conteúdo das obras pesquisadas representava os temas marketing político e promoção, desta mais precisamente a propaganda, praticamente como sendo sinônimo e, com isso, negligenciava a formulação de um arcabouço de ferramentas de marketing que poderia ser disponibilizada para o gestor de uma campanha. Com isso, desenvolveu-se uma teorização do marketing político, seguindo-se o exemplo de uma tese sobre o marketing de ideias, devido à afinidade entre os temas. Posteriormente, por meio de estudo de caso, verificou-se como um candidato realiza as suas atividades de marketing, objetivando o sucesso em uma eleição. Analisou-se esse caso e se concluiu, com base na comparação à teorização formulada, que a assessoria deste político possuía fortemente a orientação para o marketing, explicando-se, assim, o bom desempenho verificado, pois conseguiu levar seu candidato à reeleição. Finalmente, pode-se dizer que com a conclusão desta dissertação, colaborou-se à busca da otimização da atividade de marketing político, ao incremento de novas ferramentas à Teoria do marketing e sua estruturação em base sólida e, também em parte, à melhoria nas transações que envolvem políticos e eleitores cidadãos, com isso, ajudando a consolidar a democracia e a melhorar o bem estar social.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-22072024-155044/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-22072024-155044/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257275772698624