Da Depressão às raízes do macartismo: representação de questões sócio-históricas em American blues, de Tennessee Williams
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-15052013-093207/ |
Resumo: | A proposta desta tese é analisar a representação de questões sócio-históricas em American blues, de Tennessee Williams, coletânea de cinco peças curtas escritas durante as décadas de 1930 e 1940 e reunidas para publicação em 1948. Cada uma delas é de vital importância para a compreensão da sociedade norte-americana desse período. Considerando que o blues expressa o pathos e as condições de vida da classe trabalhadora e dos excluídos das relações de produção, afirma-se que as peças Moony´s kid don´t cry, The dark room e The long stay cut short, or The unsatisfactory supper figuram os efeitos causados sobre essa larga camada da população nos anos da Depressão Econômica. The case of the crushed petunias a lyrical fantasy parodia o impacto da sufocante ideologia do American way of life sobre a classe média e o desinteresse dessa pelos principais acontecimentos durante a II Guerra Mundial. Por fim, Ten blocks on the Camino Real a fantasy alegoriza a sociedade capitalista do pós-guerra e o nascedouro da era macartista. Por meio de um sucinto levantamento das peças escritas por Tennessee Williams até a publicação da coletânea é possível extrair elementos que permitem evidenciar a constituição e organicidade de American blues. |
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Da Depressão às raízes do macartismo: representação de questões sócio-históricas em American blues, de Tennessee WilliamsFrom the Great Depression to the roots of McCarthyism: representation of socio-historical issues in American blues, by Tennessee WilliamsAmerican bluesAmerican bluesNorth-american theaterOne-act playsPeças em um atoRepresentação sócio-históricaSocio-historical representationTeatro norte-americanoTennessee WilliamsTennessee WilliamsA proposta desta tese é analisar a representação de questões sócio-históricas em American blues, de Tennessee Williams, coletânea de cinco peças curtas escritas durante as décadas de 1930 e 1940 e reunidas para publicação em 1948. Cada uma delas é de vital importância para a compreensão da sociedade norte-americana desse período. Considerando que o blues expressa o pathos e as condições de vida da classe trabalhadora e dos excluídos das relações de produção, afirma-se que as peças Moony´s kid don´t cry, The dark room e The long stay cut short, or The unsatisfactory supper figuram os efeitos causados sobre essa larga camada da população nos anos da Depressão Econômica. The case of the crushed petunias a lyrical fantasy parodia o impacto da sufocante ideologia do American way of life sobre a classe média e o desinteresse dessa pelos principais acontecimentos durante a II Guerra Mundial. Por fim, Ten blocks on the Camino Real a fantasy alegoriza a sociedade capitalista do pós-guerra e o nascedouro da era macartista. Por meio de um sucinto levantamento das peças escritas por Tennessee Williams até a publicação da coletânea é possível extrair elementos que permitem evidenciar a constituição e organicidade de American blues.The purpose of this thesis is to analyze the representation of socio-historical issues in American blues, by Tennessee Williams, a collection of five short plays written during the 1930s and 1940s and grouped for publication in 1948. Each one is vitally important to the understanding of the American society of that period. Taking into consideration that the blues express the pathos and the living conditions of the working class and those excluded from the relations of production, we assert that the plays Moony\'s kid don´t cry, The dark room and The long stay cut short, or The unsatisfactory supper represent the effects of the Great Depression on this broad population group. The case of the crushed petunias a lyrical fantasy parodies the impact of the American way of life ideology on the middle class as well as this class´s indifference concerning the major events of World War II. Finally, Ten Blocks on the Camino Real a fantasy allegorizes postwar capitalist society and the roots of the McCarthy era. Through a brief survey of the plays written by Tennessee Williams until the publication of the collection it is possible to draw elements that evidence the constitution and organicity of American blues.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBetti, Maria SilviaFlores, Fúlvio Torres2013-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-15052013-093207/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-15052013-093207Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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