Estudo do problema de controle da suspensão de trens de alta velocidade levitasdos magneticamente.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-17052022-075355/ |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo estudar o problema de controle da suspensão de trens de alta velocidade levitados magneticamente, considerando aspectos pouco abordados na literatura, como a inclusão de suspensão secundária ativa, os efeitos da aceleração e frenamento do veículo, e os efeitos das vibrações elásticas da via e do veículo. Para que o problema seja tratável, o controle da levitação magnética e o controle da suspensão secundária ativa são feitos separadamente. Os sistemas de controle foram aplicados em um modelo de um quarto de carro e via, e as simulações mostraram que em algumas condições as vibrações da via podiam instabilizar o sistema de levitação magnética. Verificou-se ainda a possibilidade da suspensão ativa controlar também as vibrações elásticas da via, porém, isto não é possível sem afetar o conforto dos passageiros. Considerando a suspensão secundária ativa para o modelo de metade do carro, estudou-se apenas a realimentação de estados estimados por observadores e, neste caso, a inclusão de integradores nas entradas do sistema revelou-se necessária para que o desempenho, avaliado pela função densidade espectral de potência da aceleração vertical da cabine, fosse satisfatório. |
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Estudo do problema de controle da suspensão de trens de alta velocidade levitasdos magneticamente.Study of the suspension control problem of magnetically levitated high-speed trains.Controle de Modelo Interno (IMC)High-speed trainsInternal Model ControlLevitação magnéticaLQG-LTRLQG-LTRMaglevMaglevMagnetic levitationTrens de alta velocidadeA presente pesquisa tem por objetivo estudar o problema de controle da suspensão de trens de alta velocidade levitados magneticamente, considerando aspectos pouco abordados na literatura, como a inclusão de suspensão secundária ativa, os efeitos da aceleração e frenamento do veículo, e os efeitos das vibrações elásticas da via e do veículo. Para que o problema seja tratável, o controle da levitação magnética e o controle da suspensão secundária ativa são feitos separadamente. Os sistemas de controle foram aplicados em um modelo de um quarto de carro e via, e as simulações mostraram que em algumas condições as vibrações da via podiam instabilizar o sistema de levitação magnética. Verificou-se ainda a possibilidade da suspensão ativa controlar também as vibrações elásticas da via, porém, isto não é possível sem afetar o conforto dos passageiros. Considerando a suspensão secundária ativa para o modelo de metade do carro, estudou-se apenas a realimentação de estados estimados por observadores e, neste caso, a inclusão de integradores nas entradas do sistema revelou-se necessária para que o desempenho, avaliado pela função densidade espectral de potência da aceleração vertical da cabine, fosse satisfatório.One of the trends is the increasing importance of high speed ground transport systems. Magnetic between vehicle and guideway, has been proposed as one of the alternatives. The objective of this work is the study of the control problem of the suspension of magnetically levitated high speed trains, considering aspects that have not received much attention in the literature, as the use of active secondary suspension, effects of vehicle acceleration and braking, and effects of guideway and vehicle elastic vibrations. In order to make the problem more tractable, the magnetic suspension and the active secondary suspension are treated as if they are independent . The control systems were applied in a quarter car model and guideway model, and the simulations showed that , in some conditions, the guideway vibrations may turn unstable the magnetic levitation system. The capacity of the active suspension in controlling the guideway vibrations was also studied, and it was verified that it can not be performed without affect the ride comfort. The study of active secondary suspension for the half car model has considered the use of state feedback and observers. A good performance, evaluated by power spectral density function of the cabin vertical acceleration, is obtained if integrators are applied at plant inputs.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSotelo Junior, JoséTamai, Edilson Hiroshi1995-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-17052022-075355/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-17T11:03:35Zoai:teses.usp.br:tde-17052022-075355Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-17T11:03:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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