A hidrovia Tietê-Paraná e a dinâmica dos municípios : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-20240909-103940/ |
Resumo: | Aborda as repercussões decorrentes da utilização da Hidrovia Tietê-Paraná sobre os municípios de sua área de influência direta, através de um estudo de caso. A partir da análise da política de transportes implementada no pais e da identificação das tendências atuais para este setor da economia, montou-se um quadro de referência para a avaliação daquele eixo multimodal de transporte. Com base nesse cenário, identificou-se as perspectivas de sua maior inserção na matriz de transporte e os obstáculos que a isso se antepõem. O conhecimento sobre o sistema em operação e sobre os municípios usuários conduziu à seleção de Pederneiras como objeto privilegiado de estudo, tendo em vista que esse município reúne as melhores condições logísticas ao longo de todo o trecho Tiête e a maior disponibilidade de dados para análise. Através deste estudo de caso. identificou-se as alterações provocadas pela implantação do complexo de terminais multimodais de carga sobre o espaço físico-territorial e a dinâmica sócio econômica do município, sugerindo-se os instrumentos de planejamento necessários à otimização dos benefícios e à atenuação dos efeitos adversos decorrentes do sistema hidroviário |
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A hidrovia Tietê-Paraná e a dinâmica dos municípios : um estudo de casoHIDROVIASPLANEJAMENTO TERRITORIAL REGIONALTRANSPORTE FLUVIAL (ASPECTOS ECONÔMICOS)TRANSPORTE HIDROVIÁRIOAborda as repercussões decorrentes da utilização da Hidrovia Tietê-Paraná sobre os municípios de sua área de influência direta, através de um estudo de caso. A partir da análise da política de transportes implementada no pais e da identificação das tendências atuais para este setor da economia, montou-se um quadro de referência para a avaliação daquele eixo multimodal de transporte. Com base nesse cenário, identificou-se as perspectivas de sua maior inserção na matriz de transporte e os obstáculos que a isso se antepõem. O conhecimento sobre o sistema em operação e sobre os municípios usuários conduziu à seleção de Pederneiras como objeto privilegiado de estudo, tendo em vista que esse município reúne as melhores condições logísticas ao longo de todo o trecho Tiête e a maior disponibilidade de dados para análise. Através deste estudo de caso. identificou-se as alterações provocadas pela implantação do complexo de terminais multimodais de carga sobre o espaço físico-territorial e a dinâmica sócio econômica do município, sugerindo-se os instrumentos de planejamento necessários à otimização dos benefícios e à atenuação dos efeitos adversos decorrentes do sistema hidroviárioBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJorge, Wilson EdsonFarrenberg, Maria Lúcia Alonso1999-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-20240909-103940/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-09-11T12:36:02Zoai:teses.usp.br:tde-20240909-103940Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-09-11T12:36:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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