O passado citacional no ensaísmo videográfico tardio de Jean-Luc Godard:The Old Place (1999) e Liberté et Patrie (2002) - duas parcerias com Anne-Marie Miéville

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felício, Patricia Helena dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-09032021-233707/
Resumo: O presente estudo investiga a poética citacional do ensaísmo videográfico tardio de Jean-Luc Godard, principalmente em sua lida com a narração da história, dedicando-se especificamente aos filmes The Old Place (1999) e Liberté et Patrie (2002), ambos dirigidos em parceria com a cineasta Anne-Marie Miéville. Partindo de uma breve contextualização do desenvolvimento do ensaísmo videográfico godardiano e de seu encontro com Miéville, bem como da importância de Histoire(s) du cinéma para a formulação de uma forma reflexiva que, por meio de sua própria forma, busca dialeticamente relacionar a história do cinema e das artes plásticas com a história social, buscamos demonstrar as especificidades que ela alcançou ao longo do tempo tomando duas obras distintas como referência. Procuramos apontar as singularidades de ambos os filmes e, fazendo uso de um conjunto de conceitos oriundos da filosofia da história de Walter Benjamin, explicitar as implicações que oferece a constituição de uma forma bastante singular de reunir uma constelação citacional de matérias expressivas para narrar a história. Ao fim, propomos a abertura de uma reflexão sobre como a evolução deste tipo específico de cinema desenvolveu-se até o momento final desta pesquisa, procurando contribuir para a percepção da originalidade estético-política de Godard na criação de uma forma que pretende, enquanto pensa, re-escrever a história a contrapelo.
id USP_c7f4fc7f31f2c3a1d9912d55353557d7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09032021-233707
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O passado citacional no ensaísmo videográfico tardio de Jean-Luc Godard:The Old Place (1999) e Liberté et Patrie (2002) - duas parcerias com Anne-Marie Miéville-Anne-Marie MiévilleAnne-Marie MiévilleAudiovisual essayCinema and historyCinema and visual artsCinema e artes visuaisCinema e históriaEnsaio audiovisualJean-Luc GodardJean-Luc GodardVideoVídeoWalter BenjaminWalter BenjaminO presente estudo investiga a poética citacional do ensaísmo videográfico tardio de Jean-Luc Godard, principalmente em sua lida com a narração da história, dedicando-se especificamente aos filmes The Old Place (1999) e Liberté et Patrie (2002), ambos dirigidos em parceria com a cineasta Anne-Marie Miéville. Partindo de uma breve contextualização do desenvolvimento do ensaísmo videográfico godardiano e de seu encontro com Miéville, bem como da importância de Histoire(s) du cinéma para a formulação de uma forma reflexiva que, por meio de sua própria forma, busca dialeticamente relacionar a história do cinema e das artes plásticas com a história social, buscamos demonstrar as especificidades que ela alcançou ao longo do tempo tomando duas obras distintas como referência. Procuramos apontar as singularidades de ambos os filmes e, fazendo uso de um conjunto de conceitos oriundos da filosofia da história de Walter Benjamin, explicitar as implicações que oferece a constituição de uma forma bastante singular de reunir uma constelação citacional de matérias expressivas para narrar a história. Ao fim, propomos a abertura de uma reflexão sobre como a evolução deste tipo específico de cinema desenvolveu-se até o momento final desta pesquisa, procurando contribuir para a percepção da originalidade estético-política de Godard na criação de uma forma que pretende, enquanto pensa, re-escrever a história a contrapelo.The present study investigates the citational poetics of Jean-Luc Godard\'s late videographic essayism, mainly in his dealing with historical narration, dedicating specifically to the films The Old Place (1999) and Liberté et Patrie (2002), both directed in partnership with filmmaker Anne-Marie Miéville. Starting from a brief contextualization of the development of godardian videographic essayism and its encounter with Miéville, as well as the importance of Histoire (s) du cinéma for the formulation of a reflexive form that, through its own form, seeks to dialectically relate the history of cinema and visual arts with social history, we seek to demonstrate the specifics that it has achieved over time by taking two distinct works as a reference. We seek to point out the singularities of both films and, using a set of concepts from Walter Benjamin\'s philosophy of history, explain the implications that the constitution of a very unique way of gathering a citational constellation of expressive materials to narrate the story offers. In the end, we propose the opening of a reflection on how the evolution of this specific type of cinema developed until the end of this research, seeking to contribute to the perception of Godard\'s aesthetic-political originality in the creation of a form that intends, while thinking, rewrite history against the grain.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGervaiseau, Henri Pierre Arraes de AlencarFelício, Patricia Helena dos Santos2020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-09032021-233707/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-10T06:37:02Zoai:teses.usp.br:tde-09032021-233707Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-10T06:37:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O passado citacional no ensaísmo videográfico tardio de Jean-Luc Godard:The Old Place (1999) e Liberté et Patrie (2002) - duas parcerias com Anne-Marie Miéville
-
title O passado citacional no ensaísmo videográfico tardio de Jean-Luc Godard:The Old Place (1999) e Liberté et Patrie (2002) - duas parcerias com Anne-Marie Miéville
spellingShingle O passado citacional no ensaísmo videográfico tardio de Jean-Luc Godard:The Old Place (1999) e Liberté et Patrie (2002) - duas parcerias com Anne-Marie Miéville
Felício, Patricia Helena dos Santos
Anne-Marie Miéville
Anne-Marie Miéville
Audiovisual essay
Cinema and history
Cinema and visual arts
Cinema e artes visuais
Cinema e história
Ensaio audiovisual
Jean-Luc Godard
Jean-Luc Godard
Video
Vídeo
Walter Benjamin
Walter Benjamin
title_short O passado citacional no ensaísmo videográfico tardio de Jean-Luc Godard:The Old Place (1999) e Liberté et Patrie (2002) - duas parcerias com Anne-Marie Miéville
title_full O passado citacional no ensaísmo videográfico tardio de Jean-Luc Godard:The Old Place (1999) e Liberté et Patrie (2002) - duas parcerias com Anne-Marie Miéville
title_fullStr O passado citacional no ensaísmo videográfico tardio de Jean-Luc Godard:The Old Place (1999) e Liberté et Patrie (2002) - duas parcerias com Anne-Marie Miéville
title_full_unstemmed O passado citacional no ensaísmo videográfico tardio de Jean-Luc Godard:The Old Place (1999) e Liberté et Patrie (2002) - duas parcerias com Anne-Marie Miéville
title_sort O passado citacional no ensaísmo videográfico tardio de Jean-Luc Godard:The Old Place (1999) e Liberté et Patrie (2002) - duas parcerias com Anne-Marie Miéville
author Felício, Patricia Helena dos Santos
author_facet Felício, Patricia Helena dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gervaiseau, Henri Pierre Arraes de Alencar
dc.contributor.author.fl_str_mv Felício, Patricia Helena dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Anne-Marie Miéville
Anne-Marie Miéville
Audiovisual essay
Cinema and history
Cinema and visual arts
Cinema e artes visuais
Cinema e história
Ensaio audiovisual
Jean-Luc Godard
Jean-Luc Godard
Video
Vídeo
Walter Benjamin
Walter Benjamin
topic Anne-Marie Miéville
Anne-Marie Miéville
Audiovisual essay
Cinema and history
Cinema and visual arts
Cinema e artes visuais
Cinema e história
Ensaio audiovisual
Jean-Luc Godard
Jean-Luc Godard
Video
Vídeo
Walter Benjamin
Walter Benjamin
description O presente estudo investiga a poética citacional do ensaísmo videográfico tardio de Jean-Luc Godard, principalmente em sua lida com a narração da história, dedicando-se especificamente aos filmes The Old Place (1999) e Liberté et Patrie (2002), ambos dirigidos em parceria com a cineasta Anne-Marie Miéville. Partindo de uma breve contextualização do desenvolvimento do ensaísmo videográfico godardiano e de seu encontro com Miéville, bem como da importância de Histoire(s) du cinéma para a formulação de uma forma reflexiva que, por meio de sua própria forma, busca dialeticamente relacionar a história do cinema e das artes plásticas com a história social, buscamos demonstrar as especificidades que ela alcançou ao longo do tempo tomando duas obras distintas como referência. Procuramos apontar as singularidades de ambos os filmes e, fazendo uso de um conjunto de conceitos oriundos da filosofia da história de Walter Benjamin, explicitar as implicações que oferece a constituição de uma forma bastante singular de reunir uma constelação citacional de matérias expressivas para narrar a história. Ao fim, propomos a abertura de uma reflexão sobre como a evolução deste tipo específico de cinema desenvolveu-se até o momento final desta pesquisa, procurando contribuir para a percepção da originalidade estético-política de Godard na criação de uma forma que pretende, enquanto pensa, re-escrever a história a contrapelo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-09032021-233707/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-09032021-233707/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090542182596608