Avaliação e acompanhamento de um programa de orientação e suporte psicossocial ao atendimento em atividades físicas para portadores de HIV/Aids
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-18072009-112203/ |
Resumo: | O trabalho voltado à saúde tem recebido uma atenção especial em dois enfoques: a humanização do atendimento e a formação de equipes multidisciplinares. A primeira propõe a valorização da dimensão psicossocial do atendimento, processo amplo, complexo, que passa pela quebra de protocolos, como a relação de autoridade entre profissional e paciente; a formação de equipes multidisciplinares encontra dificuldades inerentes ao caráter racional das ciências especializadas, que fragmenta o saber, perdendo a visão de totalidade. Promover a humanização e o trabalho multidisciplinar, foi a proposta de uma equipe atuando em uma academia de ginástica, criada para atender portadores de HIV/Aids. Formada por alunos e profissionais da Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, a equipe reunia-se para discutir aspectos técnicos e psicossociais referentes ao atendimento. O presente estudo teve como objetivo identificar elementos relacionados à apropriação do trabalho, produção de conhecimento derivado do atendimento prestado, e seus desdobramentos para a formação do profissional envolvido. Entrevistas individuais, realizadas junto aos participantes da equipe, permitiram a identificação de conteúdos referentes à avaliação do trabalho realizado, cujos significados foram, posteriormente, agrupados em categorias temáticas: a) Integração, cujos conteúdos se referiam à interação na equipe e desta com as pessoas atendidas; b) Produção do Conhecimento, envolvendo elementos para a construção do saber dentro da equipe, enquanto produto da apropriação da experiência informal ou acadêmica; c) Avaliação, enquanto crítica e autocrítica sobre o trabalho realizado, em função de metas não atingidas ou relacionadas ao trabalho multidisciplinar; d) Perspectivas, ou propensões para a continuidade das atividades, sejam no programa ou na carreira profissional. Tais categorias temáticas, enquanto elementos subsidiários á criação de um background para o atendimento humanizado em saúde, apontam para necessidades de mudanças importantes nos processos de formação em saúde, envolvendo formas de apropriação do trabalho no interior das equipes multidisciplinares. |
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Avaliação e acompanhamento de um programa de orientação e suporte psicossocial ao atendimento em atividades físicas para portadores de HIV/AidsAvaliação e acompanhamento de um programa de orientação e suporte psicossocial ao atendimento em atividades físicas para portadores de HIV/AIDSEquipes multidisciplinaresHIV/AidsHIV/AidsHumanizaçãoHumanizationMultidisciplinary teamsO trabalho voltado à saúde tem recebido uma atenção especial em dois enfoques: a humanização do atendimento e a formação de equipes multidisciplinares. A primeira propõe a valorização da dimensão psicossocial do atendimento, processo amplo, complexo, que passa pela quebra de protocolos, como a relação de autoridade entre profissional e paciente; a formação de equipes multidisciplinares encontra dificuldades inerentes ao caráter racional das ciências especializadas, que fragmenta o saber, perdendo a visão de totalidade. Promover a humanização e o trabalho multidisciplinar, foi a proposta de uma equipe atuando em uma academia de ginástica, criada para atender portadores de HIV/Aids. Formada por alunos e profissionais da Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, a equipe reunia-se para discutir aspectos técnicos e psicossociais referentes ao atendimento. O presente estudo teve como objetivo identificar elementos relacionados à apropriação do trabalho, produção de conhecimento derivado do atendimento prestado, e seus desdobramentos para a formação do profissional envolvido. Entrevistas individuais, realizadas junto aos participantes da equipe, permitiram a identificação de conteúdos referentes à avaliação do trabalho realizado, cujos significados foram, posteriormente, agrupados em categorias temáticas: a) Integração, cujos conteúdos se referiam à interação na equipe e desta com as pessoas atendidas; b) Produção do Conhecimento, envolvendo elementos para a construção do saber dentro da equipe, enquanto produto da apropriação da experiência informal ou acadêmica; c) Avaliação, enquanto crítica e autocrítica sobre o trabalho realizado, em função de metas não atingidas ou relacionadas ao trabalho multidisciplinar; d) Perspectivas, ou propensões para a continuidade das atividades, sejam no programa ou na carreira profissional. Tais categorias temáticas, enquanto elementos subsidiários á criação de um background para o atendimento humanizado em saúde, apontam para necessidades de mudanças importantes nos processos de formação em saúde, envolvendo formas de apropriação do trabalho no interior das equipes multidisciplinares.The work directed to health has received special attention in two approaches: the humanization of health service and the formation of multidisciplinary teams. The first one is considered to ad value to the psychosocial service, a wide and complex process which goes through protocol breaks, such as, the relation between professionals and patients; the formation of multidisciplinary teams finds difficulties inherent to the rational aspect of specialized sciences, that breaks up knowledge, losing the global vision. To promote the humanization and multidisciplinary approach was the proposal of a team working in a health club, established to take care of HIV/Aids patients. Created by students and professionals from Physical Education, Physiotherapy, Nutrition and Psychology, the team congregated itself to discuss technical and psychosocial aspects referring to the service. The present study had as a purpose, to identify elements related to the appropriation of work, knowledge production derived from the service, and its developments to the formation of involved professionals. Individual interviews, carried through the team´s participants, allowed the identification of contents referred to the evaluation of work covered, whose meanings were, later, grouped in thematic categories: a) Integration, whose contents related to the teams interaction and its interaction with the people taken care of; b) Knowledge production, involving elements to the construction of knowledge in the team, while a result of the appropriation of informal academic experience; c) Evaluation, while critical and self-critical on the carried work, either as a matter of unreached goals or not related to multidisciplinary work; d) Perspectives, or propensities for the continuity of the activities, either in the program or in the professional career. Such thematic categories, while subsidiary elements to the creation of a humanized service background in health, point to necessary and important changes in the process of health formation, involving forms of appropriation work inside the multidisciplinary teams.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFigueiredo, Marco Antonio de CastroPereira, Alexandre Vinicius da Silva2009-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-18072009-112203/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-18072009-112203Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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