Características da formação profissional e percepções sobre a utilidade do curso de graduação e sobre as demandas educacionais atuais do farmacêutico inserido em unidades da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Redigolo, Eliana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17138/tde-12072019-081732/
Resumo: O perfil de formação do farmacêutico se modificou ao longo do tempo e os currículos das instituições formadoras passaram por alterações no propósito de preparar esse profissional de forma mais adequada, oferecendo, ao farmacêutico, melhores condições para exercer o elenco diversificado de atividades presentes na sua rotina de trabalho, nos diferentes espaços de atuação profissional. Este trabalho objetivou identificar o perfil de formação do farmacêutico das Unidades de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, caracterizar a frequência com que eles exercem as atividades pertinentes às suas atribuições e determinar a percepção desses profissionais, quanto à sua formação e às suas necessidades de educação continuada. Este foi um estudo exploratório descritivo e analítico, predominantemente quantitativo, do tipo corte transversal, utilizando questionário estruturado contendo duas escalas, sendo uma para identificação das atividades profissionais atualmente exercidas e a frequência deste exercício e a outra para avaliar a percepção do participante sobre a utilidade da sua formação na graduação para o exercício das diversas atividades profissionais. Os resultados revelaram que o farmacêutico que atua nas unidades ambulatoriais do município de Ribeirão Preto é na sua maioria do sexo feminino (84%), com faixa etária entre 25 e 57 anos. A graduação desses profissionais ocorreu entre os anos de 1981 a 2014, sendo 56,8% graduados em instituições públicas, com menor proporção deles tendo formação \"Generalista\" (34%). A formação pós-graduada foi relatada por 90,9% desses farmacêuticos, com destaque para a Especialização (75%). Houve grande variação na frequência com que os farmacêuticos exercem as suas atividades profissionais, predominando, porém, aquelas que implicam em contato direto com o usuário. Houve também grande variação na percepção desses profissionais quanto à utilidade da formação recebida durante o curso de graduação para exercer o elenco de atividades presentes na sua rotina de trabalho, sendo constatadas proporções elevadas de participantes que relataram que não tiveram nenhuma formação para várias delas. Grande parte das atividades mais frequentemente desenvolvidas pelos farmacêuticos participantes deste estudo foram aquelas que, em relação às quais, o curso de graduação foi percebido como tendo maior utilidade. Proporções muito expressivas dos participantes atribuíram graus elevados de necessidade às diferentes atividades de educação continuada. Os dados obtidos indicam a importância do curso de graduação em Farmácia na formação profissional. Essa importância, no entanto, parece ser relativa, visto que a maioria dos farmacêuticos teve formação pós-graduada e percebe as atividades de educação continuada como muito necessárias. A educação profissional constitui, portanto, um contínuo, que se inicia no curso de graduação, completa-se com atividades formais logo após a graduação e se prolonga ao longo do período de atuação do farmacêutico nos serviços de saúde.
id USP_c883a7f76b701b3ecc1ab49618f2c25c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12072019-081732
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Características da formação profissional e percepções sobre a utilidade do curso de graduação e sobre as demandas educacionais atuais do farmacêutico inserido em unidades da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, Estado de São PauloCharacteristics of the professional training and perceptions on the utility of the undergraduate education and on current training needs of the pharmacists working in healthcare centres of the Municipal Department of Health, Ribeirao Preto, State of Sao Paulo, BrazilEducaçãoEducationFarmacêuticoFormação profissionalPharmacistProfessional qualificationO perfil de formação do farmacêutico se modificou ao longo do tempo e os currículos das instituições formadoras passaram por alterações no propósito de preparar esse profissional de forma mais adequada, oferecendo, ao farmacêutico, melhores condições para exercer o elenco diversificado de atividades presentes na sua rotina de trabalho, nos diferentes espaços de atuação profissional. Este trabalho objetivou identificar o perfil de formação do farmacêutico das Unidades de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, caracterizar a frequência com que eles exercem as atividades pertinentes às suas atribuições e determinar a percepção desses profissionais, quanto à sua formação e às suas necessidades de educação continuada. Este foi um estudo exploratório descritivo e analítico, predominantemente quantitativo, do tipo corte transversal, utilizando questionário estruturado contendo duas escalas, sendo uma para identificação das atividades profissionais atualmente exercidas e a frequência deste exercício e a outra para avaliar a percepção do participante sobre a utilidade da sua formação na graduação para o exercício das diversas atividades profissionais. Os resultados revelaram que o farmacêutico que atua nas unidades ambulatoriais do município de Ribeirão Preto é na sua maioria do sexo feminino (84%), com faixa etária entre 25 e 57 anos. A graduação desses profissionais ocorreu entre os anos de 1981 a 2014, sendo 56,8% graduados em instituições públicas, com menor proporção deles tendo formação \"Generalista\" (34%). A formação pós-graduada foi relatada por 90,9% desses farmacêuticos, com destaque para a Especialização (75%). Houve grande variação na frequência com que os farmacêuticos exercem as suas atividades profissionais, predominando, porém, aquelas que implicam em contato direto com o usuário. Houve também grande variação na percepção desses profissionais quanto à utilidade da formação recebida durante o curso de graduação para exercer o elenco de atividades presentes na sua rotina de trabalho, sendo constatadas proporções elevadas de participantes que relataram que não tiveram nenhuma formação para várias delas. Grande parte das atividades mais frequentemente desenvolvidas pelos farmacêuticos participantes deste estudo foram aquelas que, em relação às quais, o curso de graduação foi percebido como tendo maior utilidade. Proporções muito expressivas dos participantes atribuíram graus elevados de necessidade às diferentes atividades de educação continuada. Os dados obtidos indicam a importância do curso de graduação em Farmácia na formação profissional. Essa importância, no entanto, parece ser relativa, visto que a maioria dos farmacêuticos teve formação pós-graduada e percebe as atividades de educação continuada como muito necessárias. A educação profissional constitui, portanto, um contínuo, que se inicia no curso de graduação, completa-se com atividades formais logo após a graduação e se prolonga ao longo do período de atuação do farmacêutico nos serviços de saúde.Education and training of the pharmacist has been changing over time and, accordingly, curricula of educational institutions have also undergone changes in the purpose of better preparing professionals to work in different occupational spaces. This study aimed at identifying the education and training profile of the pharmacists working in the healthcare services of the Municipal Department of Health, Ribeirão Preto, State of São Paulo, Brazil. The study also aimed at determining the frequency with which they perform their various professional activities, and determining their perceptions regarding the utility of their training in the undergraduate programs and their continuing education needs. This was an exploratory, descriptive and analytical cross-sectional study, using a structured questionnaire containing two scales, one to measure the frequency of the various professional activities currently performed and the other to evaluate the participant\'s perception of the usefulness of their undergraduate training in the exercise of their professional activities. Results showed a predominance of female pharmacists (84%), aged between 25 and 57 years. They were graduated between 1981 and 2014, with 56.8% of them graduating in public institutions, with a lower proportion of them having a \"Generalist\" degree (34%). Post-graduate training was reported by 90.9% of them, with the majority (75%) taking the Specialization modality. The frequency with which pharmacists usually perform their various professional activities was rather variable, predominating, however, those activities that imply in direct contact with patients. The perception of the pharmacists about the usefulness of their undergraduate training was also rather variable. However, a high proportion of participants reported that they had no undergraduate training for performing some of their routine professional activities. Many of the activities more frequently performed were those that, in relation to which, the undergraduate course was perceived as having more usefulness. The large majority of the pharmacists participating in this study reported as highly needed a number of different continuing education activities. The results obtained in this study point out to the importance of the undergraduate course in Pharmacy, which however seems to be relative, since the majority of the pharmacists had further postgraduate training and perceive continuing education activities as highly needed. The pharmacist professional education and training must therefore be seen as a continuum, beginning in the undergraduate course, progressing with other formal educational activities shortly after graduation and continuing throughout the professional activity in healthcare services.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTroncon, Luiz Ernesto de AlmeidaRedigolo, Eliana2019-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17138/tde-12072019-081732/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T21:35:17Zoai:teses.usp.br:tde-12072019-081732Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T21:35:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Características da formação profissional e percepções sobre a utilidade do curso de graduação e sobre as demandas educacionais atuais do farmacêutico inserido em unidades da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo
Characteristics of the professional training and perceptions on the utility of the undergraduate education and on current training needs of the pharmacists working in healthcare centres of the Municipal Department of Health, Ribeirao Preto, State of Sao Paulo, Brazil
title Características da formação profissional e percepções sobre a utilidade do curso de graduação e sobre as demandas educacionais atuais do farmacêutico inserido em unidades da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo
spellingShingle Características da formação profissional e percepções sobre a utilidade do curso de graduação e sobre as demandas educacionais atuais do farmacêutico inserido em unidades da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo
Redigolo, Eliana
Educação
Education
Farmacêutico
Formação profissional
Pharmacist
Professional qualification
title_short Características da formação profissional e percepções sobre a utilidade do curso de graduação e sobre as demandas educacionais atuais do farmacêutico inserido em unidades da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo
title_full Características da formação profissional e percepções sobre a utilidade do curso de graduação e sobre as demandas educacionais atuais do farmacêutico inserido em unidades da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo
title_fullStr Características da formação profissional e percepções sobre a utilidade do curso de graduação e sobre as demandas educacionais atuais do farmacêutico inserido em unidades da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo
title_full_unstemmed Características da formação profissional e percepções sobre a utilidade do curso de graduação e sobre as demandas educacionais atuais do farmacêutico inserido em unidades da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo
title_sort Características da formação profissional e percepções sobre a utilidade do curso de graduação e sobre as demandas educacionais atuais do farmacêutico inserido em unidades da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo
author Redigolo, Eliana
author_facet Redigolo, Eliana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Troncon, Luiz Ernesto de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Redigolo, Eliana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Education
Farmacêutico
Formação profissional
Pharmacist
Professional qualification
topic Educação
Education
Farmacêutico
Formação profissional
Pharmacist
Professional qualification
description O perfil de formação do farmacêutico se modificou ao longo do tempo e os currículos das instituições formadoras passaram por alterações no propósito de preparar esse profissional de forma mais adequada, oferecendo, ao farmacêutico, melhores condições para exercer o elenco diversificado de atividades presentes na sua rotina de trabalho, nos diferentes espaços de atuação profissional. Este trabalho objetivou identificar o perfil de formação do farmacêutico das Unidades de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, caracterizar a frequência com que eles exercem as atividades pertinentes às suas atribuições e determinar a percepção desses profissionais, quanto à sua formação e às suas necessidades de educação continuada. Este foi um estudo exploratório descritivo e analítico, predominantemente quantitativo, do tipo corte transversal, utilizando questionário estruturado contendo duas escalas, sendo uma para identificação das atividades profissionais atualmente exercidas e a frequência deste exercício e a outra para avaliar a percepção do participante sobre a utilidade da sua formação na graduação para o exercício das diversas atividades profissionais. Os resultados revelaram que o farmacêutico que atua nas unidades ambulatoriais do município de Ribeirão Preto é na sua maioria do sexo feminino (84%), com faixa etária entre 25 e 57 anos. A graduação desses profissionais ocorreu entre os anos de 1981 a 2014, sendo 56,8% graduados em instituições públicas, com menor proporção deles tendo formação \"Generalista\" (34%). A formação pós-graduada foi relatada por 90,9% desses farmacêuticos, com destaque para a Especialização (75%). Houve grande variação na frequência com que os farmacêuticos exercem as suas atividades profissionais, predominando, porém, aquelas que implicam em contato direto com o usuário. Houve também grande variação na percepção desses profissionais quanto à utilidade da formação recebida durante o curso de graduação para exercer o elenco de atividades presentes na sua rotina de trabalho, sendo constatadas proporções elevadas de participantes que relataram que não tiveram nenhuma formação para várias delas. Grande parte das atividades mais frequentemente desenvolvidas pelos farmacêuticos participantes deste estudo foram aquelas que, em relação às quais, o curso de graduação foi percebido como tendo maior utilidade. Proporções muito expressivas dos participantes atribuíram graus elevados de necessidade às diferentes atividades de educação continuada. Os dados obtidos indicam a importância do curso de graduação em Farmácia na formação profissional. Essa importância, no entanto, parece ser relativa, visto que a maioria dos farmacêuticos teve formação pós-graduada e percebe as atividades de educação continuada como muito necessárias. A educação profissional constitui, portanto, um contínuo, que se inicia no curso de graduação, completa-se com atividades formais logo após a graduação e se prolonga ao longo do período de atuação do farmacêutico nos serviços de saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17138/tde-12072019-081732/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17138/tde-12072019-081732/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256899169288192