Escrita autobiográfica e experiência de leitura em Jovens de um novo tempo, despertai!, de Oe Kenzaburo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rodrigo Tadeu de Araújo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-18052023-135120/
Resumo: Esta dissertação é um estudo da escrita de Oe Kenzaburo (1935 ) tendo por foco o livro Atarashii hitoyo mezameyo (1983), publicado em tradução para o português como Jovens de um novo tempo, despertai! (2006). Os textos reunidos no livro apareceram originalmente em diferentes revistas literárias mensais entre 1982 e 1983, e se aproximam na perspectiva do narrador em primeira pessoa que, a partir da leitura da obra de William Blake (1757 1827), busca entender acontecimentos passados e presentes de sua vida, especialmente em torno da convivência com o filho mais velho com deficiência, que no início do livro está para fazer vinte anos e se tornar adulto legalmente. O protagonista é um escritor que remete em muitos pontos à figura de e, cujo filho Hikari estava para fazer vinte anos na época e cujas obras são citadas e comentadas como se fossem obras do narrador. Se aspectos como esses podem convidar a uma leitura do livro como uma obra autobiográfica ou, no contexto japonês, como uma espécie de romance-do-eu (watakushi shsetsu), outros elementos composicionais dos textos subvertem esse tipo de leitura. Este estudo parte, assim, da consideração do posicionamento de e em relação à literatura de cunho autobiográfico, particularmente o romance-do-eu japonês, para em seguida discutir alguns elementos fundamentais e interrelacionados na composição do livro, como a linguagem poética, a caracterização do narrador e a intertextualidade, que juntos desfamiliarizam o romance-do-eu. Esse processo de leitura mobiliza tanto discussões teóricas recorrentes no estudo da literatura contemporânea, como a intertextualidade e a autoficção, quanto questões de história literária e política no contexto específico do Japão moderno, circulando especialmente entre as décadas de 1960 e 1980, período em que e se estabeleceu como escritor e o Japão passou por importantes transformações econômicas e sociais. Sem perder de vista a singularidade de Jovens de um novo tempo, despertai! como obra literária, as abordagens propostas aqui permitem uma melhor compreensão das preocupações de e no contexto da Era Atômica e seu interesse por Blake, tanto para o confronto de crises individuais quanto para a sobrevivência no Japão da década de 1980.
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Os textos reunidos no livro apareceram originalmente em diferentes revistas literárias mensais entre 1982 e 1983, e se aproximam na perspectiva do narrador em primeira pessoa que, a partir da leitura da obra de William Blake (1757 1827), busca entender acontecimentos passados e presentes de sua vida, especialmente em torno da convivência com o filho mais velho com deficiência, que no início do livro está para fazer vinte anos e se tornar adulto legalmente. O protagonista é um escritor que remete em muitos pontos à figura de e, cujo filho Hikari estava para fazer vinte anos na época e cujas obras são citadas e comentadas como se fossem obras do narrador. Se aspectos como esses podem convidar a uma leitura do livro como uma obra autobiográfica ou, no contexto japonês, como uma espécie de romance-do-eu (watakushi shsetsu), outros elementos composicionais dos textos subvertem esse tipo de leitura. Este estudo parte, assim, da consideração do posicionamento de e em relação à literatura de cunho autobiográfico, particularmente o romance-do-eu japonês, para em seguida discutir alguns elementos fundamentais e interrelacionados na composição do livro, como a linguagem poética, a caracterização do narrador e a intertextualidade, que juntos desfamiliarizam o romance-do-eu. Esse processo de leitura mobiliza tanto discussões teóricas recorrentes no estudo da literatura contemporânea, como a intertextualidade e a autoficção, quanto questões de história literária e política no contexto específico do Japão moderno, circulando especialmente entre as décadas de 1960 e 1980, período em que e se estabeleceu como escritor e o Japão passou por importantes transformações econômicas e sociais. Sem perder de vista a singularidade de Jovens de um novo tempo, despertai! como obra literária, as abordagens propostas aqui permitem uma melhor compreensão das preocupações de e no contexto da Era Atômica e seu interesse por Blake, tanto para o confronto de crises individuais quanto para a sobrevivência no Japão da década de 1980.This thesis is a study of the writing of Oe Kenzaburo (1935 ) focusing on Atarashii hitoyo mezameyo (1983), translated into Portuguese as Jovens de um novo tempo, despertai! [Rouse Up O Young Men of the New Age!] (2006). The texts collected in this book were originally published in different monthly literary magazines between 1982 and 1983, but are brought together in the perspective of the first-person narrator who, through his reading of the works of William Blake (1757 1827), seeks to understand episodes both past and present in his life, specially those concerning the coexistence with his elder son who has a mental disability and is about to turn twenty and become an adult. The protagonist is a writer who reminds us in many ways of e himself, whose son Hikari was indeed approaching his twentieth birthday by that time and whose works are quoted and commented by the narrator as if they were his. While aspects such as these may invite the reader to consider the book as an autobiographical work or, in the Japanese context, as a so-called \"I-novel\" (watakushi shsetsu), other compositional elements of the texts subvert this kind of reading. This study begins, thus, with a consideration of e\'s point of view regarding autobiographical writing, particularly the Japanese I-novel, to then discuss some fundamental and interrelated elements in the composition of the book, such as the poetic language, the characterization of the narrator and intertextuality, which seem to work together in defamiliarizing the I-novel. This process of reading sets in motion several theoretical discussions that recur in the study of contemporary literature, such as intertextuality and autofiction, as well as questions of literary and political history in the specific context of modern Japan, specially the period between the late 1950s and the 1980s, in which e established himself as a writer and Japan went through important economical and societal changes. Without losing sight of the singularity of Rouse Up O Young Men of the New Age! as a literary work, the approaches attempted here allow for a better understanding of e\'s concerns in the context of the Atomic Age and his interest in Blake, both for confronting his individual crisis and for surviving in Japan in the 1980s.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNagae, Neide HissaeSantos, Rodrigo Tadeu de Araújo2023-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-18052023-135120/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-18T16:56:52Zoai:teses.usp.br:tde-18052023-135120Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-18T16:56:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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