Mentoria para empreendedores sociais: efeitos e percepções dos mentorados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lessa, Marcela Thurler
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-02012024-175930/
Resumo: As discussões sobre o movimento global por uma atuação mais responsável das empresas quanto aos impactos ambientais e sociais de suas operações já evoluíram muito e se pode afirmar que existe consenso de que a maximização do lucro não pode ser o único objetivo dos negócios. Enquanto as maiores empresas do mundo precisam se reinventar para não perder participação de mercado, começam a surgir os negócios de impacto, que são novos modelos de negócios criados com o objetivo de gerar retorno financeiro e também impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente por meio de suas atividades. A importância dos negócios de impacto para o desenvolvimento socioambiental e econômico é evidente, porém garantir a sua sustentabilidade no longo prazo não é uma tarefa simples. A mentoria de negócios tem se mostrado como uma boa alternativa para o fortalecimento dos empreendedores sociais e seus negócios. Neste contexto, a presente dissertação teve como objetivo avaliar os processos de mentoria e seus efeitos do ponto de vista do empreendedor social mentorado. Optou-se pelo desenvolvimento de uma pesquisa exploratória qualitativa incluindo revisão teórica seguida de pesquisa de campo. Como resultado, percebeu-se que a mentoria é vista de forma positiva pelos empreendedores sociais mentorados, que perceberam valor tanto para seu desenvolvimento profissional quanto para os negócios sociais que lideram. A compatibilidade entre a experiência profissional do mentor e a necessidade de apoio do mentorado, em cada fase do desenvolvimento do negócio, é entendida como um dos principais fatores para o sucesso da mentoria. Além disso, o interesse genuíno do mentor pelo empreendedor social e seu negócio social, combinado com a capacidade de ouvir, com a empatia e com a prática de fazer boas perguntas, levam a resultados positivos no processo de mentoria.
id USP_c9017c76329f2b38eff726ac089555db
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02012024-175930
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Mentoria para empreendedores sociais: efeitos e percepções dos mentoradosMentoring for social entrepreneurs: effects and perceptions of menteesDesenvolvimento sustentávelEmpreendedorismo socialMenteeMentoradoMentoriaMentoringNegócios de impactoSocial businessSocial entrepreneurshipSustainable developmentAs discussões sobre o movimento global por uma atuação mais responsável das empresas quanto aos impactos ambientais e sociais de suas operações já evoluíram muito e se pode afirmar que existe consenso de que a maximização do lucro não pode ser o único objetivo dos negócios. Enquanto as maiores empresas do mundo precisam se reinventar para não perder participação de mercado, começam a surgir os negócios de impacto, que são novos modelos de negócios criados com o objetivo de gerar retorno financeiro e também impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente por meio de suas atividades. A importância dos negócios de impacto para o desenvolvimento socioambiental e econômico é evidente, porém garantir a sua sustentabilidade no longo prazo não é uma tarefa simples. A mentoria de negócios tem se mostrado como uma boa alternativa para o fortalecimento dos empreendedores sociais e seus negócios. Neste contexto, a presente dissertação teve como objetivo avaliar os processos de mentoria e seus efeitos do ponto de vista do empreendedor social mentorado. Optou-se pelo desenvolvimento de uma pesquisa exploratória qualitativa incluindo revisão teórica seguida de pesquisa de campo. Como resultado, percebeu-se que a mentoria é vista de forma positiva pelos empreendedores sociais mentorados, que perceberam valor tanto para seu desenvolvimento profissional quanto para os negócios sociais que lideram. A compatibilidade entre a experiência profissional do mentor e a necessidade de apoio do mentorado, em cada fase do desenvolvimento do negócio, é entendida como um dos principais fatores para o sucesso da mentoria. Além disso, o interesse genuíno do mentor pelo empreendedor social e seu negócio social, combinado com a capacidade de ouvir, com a empatia e com a prática de fazer boas perguntas, levam a resultados positivos no processo de mentoria.Discussions on the global movement for more responsible performance of companies regarding the environmental and social impacts of their operations have already evolved a lot and we can say that there is a consensus that profit maximization cannot be the only objective of business. While the largest companies in the world need to reinvent themselves not to lose market share, new business models are starting to emerge that are created with the aim of generating financial returns and also positively impacting society and the environment through their activities: social businesses. The importance of social enterprises for socio-environmental and economic development is evident, but ensuring their long-term sustainability is a complex task. Business mentoring has proven an excellent alternative for strengthening entrepreneurs and their businesses. In this context, this study aimed to analyze the mentoring process and the effect of mentoring from the perspective of the mentored social entrepreneur. We opted for developing qualitative exploratory research, including a theoretical review followed by field research. As a result, it can be seen that mentoring is viewed positively by the \"mentee\" social entrepreneurs, who perceive value both for their professional development and for the social businesses they lead. The compatibility between the mentor\'s professional experience and the mentee\'s need for support in each phase of business development is understood as one of the main factors for mentoring success. In addition, the mentor\'s genuine interest in the social entrepreneur and their social business, combined with listening skills, empathy, and the practice of asking good questions, lead to positive results in the mentoring process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCrescitelli, EdsonLessa, Marcela Thurler2023-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-02012024-175930/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-18T13:52:02Zoai:teses.usp.br:tde-02012024-175930Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-18T13:52:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mentoria para empreendedores sociais: efeitos e percepções dos mentorados
Mentoring for social entrepreneurs: effects and perceptions of mentees
title Mentoria para empreendedores sociais: efeitos e percepções dos mentorados
spellingShingle Mentoria para empreendedores sociais: efeitos e percepções dos mentorados
Lessa, Marcela Thurler
Desenvolvimento sustentável
Empreendedorismo social
Mentee
Mentorado
Mentoria
Mentoring
Negócios de impacto
Social business
Social entrepreneurship
Sustainable development
title_short Mentoria para empreendedores sociais: efeitos e percepções dos mentorados
title_full Mentoria para empreendedores sociais: efeitos e percepções dos mentorados
title_fullStr Mentoria para empreendedores sociais: efeitos e percepções dos mentorados
title_full_unstemmed Mentoria para empreendedores sociais: efeitos e percepções dos mentorados
title_sort Mentoria para empreendedores sociais: efeitos e percepções dos mentorados
author Lessa, Marcela Thurler
author_facet Lessa, Marcela Thurler
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crescitelli, Edson
dc.contributor.author.fl_str_mv Lessa, Marcela Thurler
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento sustentável
Empreendedorismo social
Mentee
Mentorado
Mentoria
Mentoring
Negócios de impacto
Social business
Social entrepreneurship
Sustainable development
topic Desenvolvimento sustentável
Empreendedorismo social
Mentee
Mentorado
Mentoria
Mentoring
Negócios de impacto
Social business
Social entrepreneurship
Sustainable development
description As discussões sobre o movimento global por uma atuação mais responsável das empresas quanto aos impactos ambientais e sociais de suas operações já evoluíram muito e se pode afirmar que existe consenso de que a maximização do lucro não pode ser o único objetivo dos negócios. Enquanto as maiores empresas do mundo precisam se reinventar para não perder participação de mercado, começam a surgir os negócios de impacto, que são novos modelos de negócios criados com o objetivo de gerar retorno financeiro e também impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente por meio de suas atividades. A importância dos negócios de impacto para o desenvolvimento socioambiental e econômico é evidente, porém garantir a sua sustentabilidade no longo prazo não é uma tarefa simples. A mentoria de negócios tem se mostrado como uma boa alternativa para o fortalecimento dos empreendedores sociais e seus negócios. Neste contexto, a presente dissertação teve como objetivo avaliar os processos de mentoria e seus efeitos do ponto de vista do empreendedor social mentorado. Optou-se pelo desenvolvimento de uma pesquisa exploratória qualitativa incluindo revisão teórica seguida de pesquisa de campo. Como resultado, percebeu-se que a mentoria é vista de forma positiva pelos empreendedores sociais mentorados, que perceberam valor tanto para seu desenvolvimento profissional quanto para os negócios sociais que lideram. A compatibilidade entre a experiência profissional do mentor e a necessidade de apoio do mentorado, em cada fase do desenvolvimento do negócio, é entendida como um dos principais fatores para o sucesso da mentoria. Além disso, o interesse genuíno do mentor pelo empreendedor social e seu negócio social, combinado com a capacidade de ouvir, com a empatia e com a prática de fazer boas perguntas, levam a resultados positivos no processo de mentoria.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-02012024-175930/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-02012024-175930/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256596917256192