Os compêndios de formação de professores: o impresso como fonte de práticas e saberes pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Liliane Maria Santana de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01112017-142246/
Resumo: O presente trabalho debruçou-se sobre compêndios de formação de professores do final do século XIX e começo do século XX evidenciando saberes e práticas legitimadas e estabelecidas no período que descortinam culturas escolares que influenciaram a constituição da escola e do campo pedagógico no Brasil. Partindo da categorização de impressos de formação de professores, utilizados no curso da Escola Normal como fonte prescritiva de modelos de sucesso a serem aplicados, encontramos impressos que se configuraram como Guias de Aconselhamento, constituintes de Bibliotecas e Tratados de Educação, embasando cientificamente os métodos, fins e ideais de educação veiculados e orientado uma forma de pensar e de agir dos professores em formação. O período entre a década de 1870 e meados da década de 1930 compreende uma época de profundas mudanças na escolarização brasileira, em que se consolida a busca pela padronização da formação de professores e constitui-se o campo pedagógico e de produção de conhecimento sobre educação. É neste contexto histórico que os impressos de formação de professores surgem para embasar práticas e divulgar modelos escolares assumidos pela escola brasileira para os sistemas de ensino. Seu estudo permitiu compreender a materialidade do impresso como orientadora da leitura e interpretação dos conhecimentos e ideais ali defendidos, a forte defesa de métodos ativos na educação e do método mútuo como forma de organização da escola, por meio de materiais, modelos e práticas educativas embasadas especialmente na psicologia, e as orientações da prática docente que configuraram uma constituição da identidade do professor, dentro e fora da escola, como exemplo de bondade, moral e virtude a ser seguido.
id USP_c95eba9d464e5ea982f435cdbc5cedc1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01112017-142246
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Os compêndios de formação de professores: o impresso como fonte de práticas e saberes pedagógicosThe compendium of teachers\' training: a manual as practical and pedagogical source awarenessCompêndiosCulturas escolaresFormação de professoresSchool culturesTeacher trainingTextbooksO presente trabalho debruçou-se sobre compêndios de formação de professores do final do século XIX e começo do século XX evidenciando saberes e práticas legitimadas e estabelecidas no período que descortinam culturas escolares que influenciaram a constituição da escola e do campo pedagógico no Brasil. Partindo da categorização de impressos de formação de professores, utilizados no curso da Escola Normal como fonte prescritiva de modelos de sucesso a serem aplicados, encontramos impressos que se configuraram como Guias de Aconselhamento, constituintes de Bibliotecas e Tratados de Educação, embasando cientificamente os métodos, fins e ideais de educação veiculados e orientado uma forma de pensar e de agir dos professores em formação. O período entre a década de 1870 e meados da década de 1930 compreende uma época de profundas mudanças na escolarização brasileira, em que se consolida a busca pela padronização da formação de professores e constitui-se o campo pedagógico e de produção de conhecimento sobre educação. É neste contexto histórico que os impressos de formação de professores surgem para embasar práticas e divulgar modelos escolares assumidos pela escola brasileira para os sistemas de ensino. Seu estudo permitiu compreender a materialidade do impresso como orientadora da leitura e interpretação dos conhecimentos e ideais ali defendidos, a forte defesa de métodos ativos na educação e do método mútuo como forma de organização da escola, por meio de materiais, modelos e práticas educativas embasadas especialmente na psicologia, e as orientações da prática docente que configuraram uma constituição da identidade do professor, dentro e fora da escola, como exemplo de bondade, moral e virtude a ser seguido.This paper deals with teacher training compendiums from the late nineteenth and early twentieth century, evidencing knowledge and practices legitimized and established in the period that uncovered school cultures that influenced the constitution of the school and the pedagogical field in Brazil. Based on the categorization of teacher training forms used in the course of the Normal School as a prescriptive source of successful models to be applied, we find printed material that has been configured as Counseling Guides, constituents of Libraries and Education Treaties, scientifically supporting the methods, Aims and ideals of education conveyed and guided a way of thinking and acting of the teachers in formation. The period between the 1870s and 1930s comprises a time of profound changes in Brazilian schooling, in which the search for standardization of teacher education is consolidated, and the pedagogical field and the production of knowledge about education are constituted. It is in this historical context that the teacher education forms emerge to support practices and disseminate school models assumed by the Brazilian school for the education systems. His study allowed to understand the materiality of the printed as a guide of reading and interpretation of the knowledge and ideals defended there, the strong defense of active methods in the education and the mutual method as form of organization of the school, through materials, models and educational practices based on Especially in psychology, and the orientations of the teaching practice that configured a constitution of the teacher identity, inside and outside the school, as an example of goodness, morality and virtue to be followed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBoto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos ReisOliveira, Liliane Maria Santana de2017-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01112017-142246/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T17:03:58Zoai:teses.usp.br:tde-01112017-142246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T17:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os compêndios de formação de professores: o impresso como fonte de práticas e saberes pedagógicos
The compendium of teachers\' training: a manual as practical and pedagogical source awareness
title Os compêndios de formação de professores: o impresso como fonte de práticas e saberes pedagógicos
spellingShingle Os compêndios de formação de professores: o impresso como fonte de práticas e saberes pedagógicos
Oliveira, Liliane Maria Santana de
Compêndios
Culturas escolares
Formação de professores
School cultures
Teacher training
Textbooks
title_short Os compêndios de formação de professores: o impresso como fonte de práticas e saberes pedagógicos
title_full Os compêndios de formação de professores: o impresso como fonte de práticas e saberes pedagógicos
title_fullStr Os compêndios de formação de professores: o impresso como fonte de práticas e saberes pedagógicos
title_full_unstemmed Os compêndios de formação de professores: o impresso como fonte de práticas e saberes pedagógicos
title_sort Os compêndios de formação de professores: o impresso como fonte de práticas e saberes pedagógicos
author Oliveira, Liliane Maria Santana de
author_facet Oliveira, Liliane Maria Santana de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Liliane Maria Santana de
dc.subject.por.fl_str_mv Compêndios
Culturas escolares
Formação de professores
School cultures
Teacher training
Textbooks
topic Compêndios
Culturas escolares
Formação de professores
School cultures
Teacher training
Textbooks
description O presente trabalho debruçou-se sobre compêndios de formação de professores do final do século XIX e começo do século XX evidenciando saberes e práticas legitimadas e estabelecidas no período que descortinam culturas escolares que influenciaram a constituição da escola e do campo pedagógico no Brasil. Partindo da categorização de impressos de formação de professores, utilizados no curso da Escola Normal como fonte prescritiva de modelos de sucesso a serem aplicados, encontramos impressos que se configuraram como Guias de Aconselhamento, constituintes de Bibliotecas e Tratados de Educação, embasando cientificamente os métodos, fins e ideais de educação veiculados e orientado uma forma de pensar e de agir dos professores em formação. O período entre a década de 1870 e meados da década de 1930 compreende uma época de profundas mudanças na escolarização brasileira, em que se consolida a busca pela padronização da formação de professores e constitui-se o campo pedagógico e de produção de conhecimento sobre educação. É neste contexto histórico que os impressos de formação de professores surgem para embasar práticas e divulgar modelos escolares assumidos pela escola brasileira para os sistemas de ensino. Seu estudo permitiu compreender a materialidade do impresso como orientadora da leitura e interpretação dos conhecimentos e ideais ali defendidos, a forte defesa de métodos ativos na educação e do método mútuo como forma de organização da escola, por meio de materiais, modelos e práticas educativas embasadas especialmente na psicologia, e as orientações da prática docente que configuraram uma constituição da identidade do professor, dentro e fora da escola, como exemplo de bondade, moral e virtude a ser seguido.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01112017-142246/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01112017-142246/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090288755408896