A educação ambiental através do contato dirigido com a natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neiman, Zysman
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-19062008-085321/
Resumo: Esta tese apresenta os resultados de um estudo sobre o surgimento de atitudes pró-ambiente, num quadro de inter-relação entre Educação Ambiental e Ecoturismo. Mostra-se aqui que o contato com a natureza é efetivo em gerar atitudes e motivações ambientalistas. A experiência obtida em 16 anos e 107 viagens de Ecoturismo ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - PETAR, com grupos de participantes de atividades dirigidas serviu de ponto de partida para a presente pesquisa. Em estudos iniciais, foram feitas entrevistas com visitantes de 10 áreas naturais do Brasil, visando avaliar suas principais motivações para as visitas a essas localidades e foram aplicados questionários a diversos profissionais de Educação Ambiental a respeito de suas motivações pessoais e estratégias mais eficientes para mudanças de atitudes ambientalistas. A principal motivação apontada pelos visitantes foi de ordem afetiva (\"contemplação ou contado com a natureza\", \"repouso ou fuga da rotina\"). Apesar de ser muito marcante na sua vida, os profissionais de Educação Ambiental atribuíram uma importância relativamente menor ao contato com a natureza. Num estudo experimental, em duas replicações, foram comparados grupos que tiveram um contato dirigido com a natureza (em viagem ao PETAR) a outros que serviram de controle, verificando-se possíveis mudanças de conhecimentos, sentimentos, valores, atitudes e vieses paradigmáticos. A visita dirigida gerou mudanças significativas no sentido de uma transformação dos conhecimentos, valores e atitudes em direção a um comportamento pró-ambiente. As viagens dirigidas à natureza, entretanto, não foram suficientes para gerar percepções diferentes em relação aos paradigmas de Desenvolvimento Sustentável e de Sociedades Sustentáveis. Conclui-se que a concepção do Ecoturismo como um \"turismo de destino\" (a natureza) deve ser substituída por uma \"forma de fazer turismo\", na qual o papel do profissional condutor não se resume a \"levar\", mas sim a \"fazer perceber\". Ao promover afetos especiais no contato com a natureza, o Ecoturismo pode gerar mudanças motivacionais significativas para a constituição de atitudes e valores pró-ambiente.
id USP_c97ff4509f997f87b5655e07d8beaf2f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19062008-085321
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A educação ambiental através do contato dirigido com a naturezaThe environmental education through contact directed with the natureconservação (comportamento ecológico)conservation (environmental behavior)ecologiaecologyeducação ambientalenvironmental educationenvironmental psychologypsicologia ambientaltourismturismoEsta tese apresenta os resultados de um estudo sobre o surgimento de atitudes pró-ambiente, num quadro de inter-relação entre Educação Ambiental e Ecoturismo. Mostra-se aqui que o contato com a natureza é efetivo em gerar atitudes e motivações ambientalistas. A experiência obtida em 16 anos e 107 viagens de Ecoturismo ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - PETAR, com grupos de participantes de atividades dirigidas serviu de ponto de partida para a presente pesquisa. Em estudos iniciais, foram feitas entrevistas com visitantes de 10 áreas naturais do Brasil, visando avaliar suas principais motivações para as visitas a essas localidades e foram aplicados questionários a diversos profissionais de Educação Ambiental a respeito de suas motivações pessoais e estratégias mais eficientes para mudanças de atitudes ambientalistas. A principal motivação apontada pelos visitantes foi de ordem afetiva (\"contemplação ou contado com a natureza\", \"repouso ou fuga da rotina\"). Apesar de ser muito marcante na sua vida, os profissionais de Educação Ambiental atribuíram uma importância relativamente menor ao contato com a natureza. Num estudo experimental, em duas replicações, foram comparados grupos que tiveram um contato dirigido com a natureza (em viagem ao PETAR) a outros que serviram de controle, verificando-se possíveis mudanças de conhecimentos, sentimentos, valores, atitudes e vieses paradigmáticos. A visita dirigida gerou mudanças significativas no sentido de uma transformação dos conhecimentos, valores e atitudes em direção a um comportamento pró-ambiente. As viagens dirigidas à natureza, entretanto, não foram suficientes para gerar percepções diferentes em relação aos paradigmas de Desenvolvimento Sustentável e de Sociedades Sustentáveis. Conclui-se que a concepção do Ecoturismo como um \"turismo de destino\" (a natureza) deve ser substituída por uma \"forma de fazer turismo\", na qual o papel do profissional condutor não se resume a \"levar\", mas sim a \"fazer perceber\". Ao promover afetos especiais no contato com a natureza, o Ecoturismo pode gerar mudanças motivacionais significativas para a constituição de atitudes e valores pró-ambiente.This thesis presents the results of a study on the rising of pro-environmental attitudes, in an interrelation between Environmental Education and Ecotourism. In this paper, it\'s shown that the contact with nature is effective in generating environmentalist attitudes and motivations. The experience acquired in 16 years and 107 ecotourist trips to Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - PETAR (Alto Ribeira Turistic State Park) with groups of participants in directed activities was the starting point for the current research. In initial studies, interviews were conducted with visitors of 10 natural areas in Brazil, focusing on the assessment of their main reasons to visit those places, and surveys were carried out with several Environmental Education professionals aiming at their personal reasons and more efficient strategies for changes in the attitude towards the environment. The main reason pointed out by the visitors was of emotional nature (contemplation or contact with nature, relaxation or an escape from routine). Although the contact with nature is outstanding in Environmental Education professionals´ lives, they gave a relatively smaller importance to it. In an experimental study, in two applications, two groups were compared: one which had a directed contact with nature (in trips to PETAR) and a control group, verifying possible changes of knowledge, feelings, values, attitudes and paradigms. The directed visit generated many meaningful changes in what regards knowledge, value and attitude towards a pro-environmental behavior change. The directed trips to the nature, however, were not enough to create different perceptions of Sustainable Development and Sustainable Societies paradigms. The conclusion reached is that the conception of Ecotourism as \"destination tourism\" (to nature) must be substituted by a \"way of making tourism\", in which the role of the leading professional is not only \"guiding\", but \"making the traveler understand\". When boosting special emotions out of the contact with nature, Ecotourism can generate meaningful motivational changes for the construction of proenvironmental attitudes and values.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAdes, CesarNeiman, Zysman2007-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-19062008-085321/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:56Zoai:teses.usp.br:tde-19062008-085321Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação ambiental através do contato dirigido com a natureza
The environmental education through contact directed with the nature
title A educação ambiental através do contato dirigido com a natureza
spellingShingle A educação ambiental através do contato dirigido com a natureza
Neiman, Zysman
conservação (comportamento ecológico)
conservation (environmental behavior)
ecologia
ecology
educação ambiental
environmental education
environmental psychology
psicologia ambiental
tourism
turismo
title_short A educação ambiental através do contato dirigido com a natureza
title_full A educação ambiental através do contato dirigido com a natureza
title_fullStr A educação ambiental através do contato dirigido com a natureza
title_full_unstemmed A educação ambiental através do contato dirigido com a natureza
title_sort A educação ambiental através do contato dirigido com a natureza
author Neiman, Zysman
author_facet Neiman, Zysman
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ades, Cesar
dc.contributor.author.fl_str_mv Neiman, Zysman
dc.subject.por.fl_str_mv conservação (comportamento ecológico)
conservation (environmental behavior)
ecologia
ecology
educação ambiental
environmental education
environmental psychology
psicologia ambiental
tourism
turismo
topic conservação (comportamento ecológico)
conservation (environmental behavior)
ecologia
ecology
educação ambiental
environmental education
environmental psychology
psicologia ambiental
tourism
turismo
description Esta tese apresenta os resultados de um estudo sobre o surgimento de atitudes pró-ambiente, num quadro de inter-relação entre Educação Ambiental e Ecoturismo. Mostra-se aqui que o contato com a natureza é efetivo em gerar atitudes e motivações ambientalistas. A experiência obtida em 16 anos e 107 viagens de Ecoturismo ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - PETAR, com grupos de participantes de atividades dirigidas serviu de ponto de partida para a presente pesquisa. Em estudos iniciais, foram feitas entrevistas com visitantes de 10 áreas naturais do Brasil, visando avaliar suas principais motivações para as visitas a essas localidades e foram aplicados questionários a diversos profissionais de Educação Ambiental a respeito de suas motivações pessoais e estratégias mais eficientes para mudanças de atitudes ambientalistas. A principal motivação apontada pelos visitantes foi de ordem afetiva (\"contemplação ou contado com a natureza\", \"repouso ou fuga da rotina\"). Apesar de ser muito marcante na sua vida, os profissionais de Educação Ambiental atribuíram uma importância relativamente menor ao contato com a natureza. Num estudo experimental, em duas replicações, foram comparados grupos que tiveram um contato dirigido com a natureza (em viagem ao PETAR) a outros que serviram de controle, verificando-se possíveis mudanças de conhecimentos, sentimentos, valores, atitudes e vieses paradigmáticos. A visita dirigida gerou mudanças significativas no sentido de uma transformação dos conhecimentos, valores e atitudes em direção a um comportamento pró-ambiente. As viagens dirigidas à natureza, entretanto, não foram suficientes para gerar percepções diferentes em relação aos paradigmas de Desenvolvimento Sustentável e de Sociedades Sustentáveis. Conclui-se que a concepção do Ecoturismo como um \"turismo de destino\" (a natureza) deve ser substituída por uma \"forma de fazer turismo\", na qual o papel do profissional condutor não se resume a \"levar\", mas sim a \"fazer perceber\". Ao promover afetos especiais no contato com a natureza, o Ecoturismo pode gerar mudanças motivacionais significativas para a constituição de atitudes e valores pró-ambiente.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-19062008-085321/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-19062008-085321/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257170436947968