O princípio educativo em Gramsci: articulação entre a filosofia e a política na superação da forma estatal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristiano José da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122019-175124/
Resumo: Neste trabalho, buscamos encontrar os nexos fundamentais entre a teoria política gramsciana e suas bases filosóficas. Como estratégia fundamental, elegemos a pedagogia, em particular o conceito de princípio educativo, como ponto de referência a partir do qual os mencionados nexos podem ser evidenciados. A pedagogia será posicionada, então, como uma fração basilar - da teoria gramsciana da hegemonia, isto é, o processo motriz que aciona as tendências de surgimento, desenvolvimento e crise de um determinado bloco histórico, com ênfase na moderna sociedade industrial, foco do interesse principal de Gramsci. Enquanto assunto intrínseco da crítica gramsciana da ideologia, o princípio educativo é posicionado no eixo da discussão acerca da relação entre estrutura e superestrutura, nos permitindo entrever a importância dos intelectuais e de seus processos formativos na organização da cultura, constituindo a anatomia mesma do referido bloco histórico. Por fim, a crítica filosófica da pedagogia nos levará, diretamente, ao problema da relação Estado e sociedade civil, sua imbricação dialética, apontando as possibilidades de absorção da forma estatal no interior da sociedade civil.
id USP_c9b9d4fc16758d04a4dbe5d74f9b2130
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11122019-175124
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O princípio educativo em Gramsci: articulação entre a filosofia e a política na superação da forma estatalThe educational principle in Gramsci: articulation between philosophy and politics in overcoming state formEducative principleEnd of stateEstado integralEstrutura-superestruturaFim do EstadoHegemoniaHegemonyIntegral StatePrincípio educativoStructure-superstructureNeste trabalho, buscamos encontrar os nexos fundamentais entre a teoria política gramsciana e suas bases filosóficas. Como estratégia fundamental, elegemos a pedagogia, em particular o conceito de princípio educativo, como ponto de referência a partir do qual os mencionados nexos podem ser evidenciados. A pedagogia será posicionada, então, como uma fração basilar - da teoria gramsciana da hegemonia, isto é, o processo motriz que aciona as tendências de surgimento, desenvolvimento e crise de um determinado bloco histórico, com ênfase na moderna sociedade industrial, foco do interesse principal de Gramsci. Enquanto assunto intrínseco da crítica gramsciana da ideologia, o princípio educativo é posicionado no eixo da discussão acerca da relação entre estrutura e superestrutura, nos permitindo entrever a importância dos intelectuais e de seus processos formativos na organização da cultura, constituindo a anatomia mesma do referido bloco histórico. Por fim, a crítica filosófica da pedagogia nos levará, diretamente, ao problema da relação Estado e sociedade civil, sua imbricação dialética, apontando as possibilidades de absorção da forma estatal no interior da sociedade civil.The aim of this Thesis is encountering the fundamental links between Granscian\'s Political Theory and its philosophical bases. We elected the Pedagogy as a fundamental strategy, more specifically the Educational Principle as a starting point from which the aforementioned connections would be evidenced. The pedagogy will then be positioned as a fraction - basilar -, of Gramscian\'s Theory of Hegemony that is to say, the driving process that triggers the tendencies of emergence, development and crisis of a given historical block, with emphasis, of course, on modern Industrial Society, the main interest and focus of Gramsci\'s Theory. As an intrinsic subject of the Gramscian´s critique of ideology, the educational principle is placed in the axis of the discussion about the relation between structure and superstructure, allowing us to see the importance of intellectuals and their formative processes in the organization of culture, historical block. Finally, the philosophical critique of pedagogy will directly lead us to the problem of the relation between State and civil society, its dialectical imbrication, pointing to the possibilities of absorption of the state form within civil society.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilveira, Paulo Henrique FernandesSilva, Cristiano José da2019-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122019-175124/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-27T19:42:02Zoai:teses.usp.br:tde-11122019-175124Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-27T19:42:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O princípio educativo em Gramsci: articulação entre a filosofia e a política na superação da forma estatal
The educational principle in Gramsci: articulation between philosophy and politics in overcoming state form
title O princípio educativo em Gramsci: articulação entre a filosofia e a política na superação da forma estatal
spellingShingle O princípio educativo em Gramsci: articulação entre a filosofia e a política na superação da forma estatal
Silva, Cristiano José da
Educative principle
End of state
Estado integral
Estrutura-superestrutura
Fim do Estado
Hegemonia
Hegemony
Integral State
Princípio educativo
Structure-superstructure
title_short O princípio educativo em Gramsci: articulação entre a filosofia e a política na superação da forma estatal
title_full O princípio educativo em Gramsci: articulação entre a filosofia e a política na superação da forma estatal
title_fullStr O princípio educativo em Gramsci: articulação entre a filosofia e a política na superação da forma estatal
title_full_unstemmed O princípio educativo em Gramsci: articulação entre a filosofia e a política na superação da forma estatal
title_sort O princípio educativo em Gramsci: articulação entre a filosofia e a política na superação da forma estatal
author Silva, Cristiano José da
author_facet Silva, Cristiano José da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Paulo Henrique Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cristiano José da
dc.subject.por.fl_str_mv Educative principle
End of state
Estado integral
Estrutura-superestrutura
Fim do Estado
Hegemonia
Hegemony
Integral State
Princípio educativo
Structure-superstructure
topic Educative principle
End of state
Estado integral
Estrutura-superestrutura
Fim do Estado
Hegemonia
Hegemony
Integral State
Princípio educativo
Structure-superstructure
description Neste trabalho, buscamos encontrar os nexos fundamentais entre a teoria política gramsciana e suas bases filosóficas. Como estratégia fundamental, elegemos a pedagogia, em particular o conceito de princípio educativo, como ponto de referência a partir do qual os mencionados nexos podem ser evidenciados. A pedagogia será posicionada, então, como uma fração basilar - da teoria gramsciana da hegemonia, isto é, o processo motriz que aciona as tendências de surgimento, desenvolvimento e crise de um determinado bloco histórico, com ênfase na moderna sociedade industrial, foco do interesse principal de Gramsci. Enquanto assunto intrínseco da crítica gramsciana da ideologia, o princípio educativo é posicionado no eixo da discussão acerca da relação entre estrutura e superestrutura, nos permitindo entrever a importância dos intelectuais e de seus processos formativos na organização da cultura, constituindo a anatomia mesma do referido bloco histórico. Por fim, a crítica filosófica da pedagogia nos levará, diretamente, ao problema da relação Estado e sociedade civil, sua imbricação dialética, apontando as possibilidades de absorção da forma estatal no interior da sociedade civil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122019-175124/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122019-175124/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090635577163776