Percepção dos enfermeiros sobre o processo de avaliação da aprendizagem nos treinamentos desenvolvidos num hospital da cidade de São Paulo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Liliana Cristina de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-18102006-155713/
Resumo: Este estudo foi realizado com os enfermeiros de um hospital universitário da cidade de São Paulo e teve como objetivo conhecer a percepção sobre a avaliação da aprendizagem nos treinamentos desenvolvidos. Para a coleta de dados utilizamos um instrumento contendo a pergunta: qual a sua percepção sobre a avaliação da aprendizagem nos programas de treinamento e desenvolvimento? Os discursos obtidos foram categorizados, segundo o referencial de Bardin, na modalidade análise de conteúdo, numa perspectiva qualitativa. Os resultados mostram que para esses sujeitos, a avaliação da aprendizagem se configura para o ponto que denominamos de avaliação do processo ensino-aprendizagem como um ato processual e permanente, para rever e refletir o passado para se construir o futuro no presente. É através da avaliação que iremos adequar os métodos didáticos às diferentes necessidades individuais, propiciando uma aprendizagem mais satisfatória e que leve a um crescimento integral. Esse processo mostra alguns fatores que dificultam ou impedem a avaliação como o fator tempo, despreparo do avaliador, sentimentos de medo, resignação e ansiedade. Referem-se também quanto à metodologia desenvolvida que inicia no diagnóstico das necessidades de treinamento indo até à questão de aquisição, retenção e transferência do aprendizado a curto e longo prazo. E que o aprendizado se faz nos planos afetivos, motor e cognitivo, sendo a pessoa o agente determinante das mudanças da realidade na qual esta inserida.
id USP_c9c72764762b844b9cbdc3e87a0dd01c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18102006-155713
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Percepção dos enfermeiros sobre o processo de avaliação da aprendizagem nos treinamentos desenvolvidos num hospital da cidade de São Paulo.Perception of the nurses on learning valuation process in the developed trainings in a São Paulo city hospital.AprendizagemAvaliaçãoCapacitação em serviçoEducaçãoEducationEvaluationInservice trainingLearningEste estudo foi realizado com os enfermeiros de um hospital universitário da cidade de São Paulo e teve como objetivo conhecer a percepção sobre a avaliação da aprendizagem nos treinamentos desenvolvidos. Para a coleta de dados utilizamos um instrumento contendo a pergunta: qual a sua percepção sobre a avaliação da aprendizagem nos programas de treinamento e desenvolvimento? Os discursos obtidos foram categorizados, segundo o referencial de Bardin, na modalidade análise de conteúdo, numa perspectiva qualitativa. Os resultados mostram que para esses sujeitos, a avaliação da aprendizagem se configura para o ponto que denominamos de avaliação do processo ensino-aprendizagem como um ato processual e permanente, para rever e refletir o passado para se construir o futuro no presente. É através da avaliação que iremos adequar os métodos didáticos às diferentes necessidades individuais, propiciando uma aprendizagem mais satisfatória e que leve a um crescimento integral. Esse processo mostra alguns fatores que dificultam ou impedem a avaliação como o fator tempo, despreparo do avaliador, sentimentos de medo, resignação e ansiedade. Referem-se também quanto à metodologia desenvolvida que inicia no diagnóstico das necessidades de treinamento indo até à questão de aquisição, retenção e transferência do aprendizado a curto e longo prazo. E que o aprendizado se faz nos planos afetivos, motor e cognitivo, sendo a pessoa o agente determinante das mudanças da realidade na qual esta inserida.This study was made by a group of nurses from a University Hospital located in São Paulo city. The objective is to know the perception of learning valuation in developed trainings. The assessment was gathered by a tool containing a question: What is your perception on learning valuation in the training and developing programs? The answers obtained were set in categories according to BARDIN\'s analysis contents in a qualitative perspective. The results show that to these people, the learning valuation converges to the point we denominate valuation of the teaching-learning process as a processual and permanent act. This act leads us to review and ponderate on the past and build the future in the present. It\'s through the valuation that we can adequate pedagogic methods to the individual different necessities, then after provide a more satisfactory learning taking to a fully development. Such process shows some factors that make more difficult and restrain the valuation as a time factor, unprepared valuators, fear, resignation and anxiety. It also refers to methodology developed, which starts at the diagnostic of training needs and goes up to the acquisition question, retention and transferring of learning for short and long term. And also that learning acts on affective, motor and cognitive levels, being the person the determinant agent responsible for the changes of reality in which this person is involved.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTakahashi, Regina ToshieCastro, Liliana Cristina de2006-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-18102006-155713/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-18102006-155713Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos enfermeiros sobre o processo de avaliação da aprendizagem nos treinamentos desenvolvidos num hospital da cidade de São Paulo.
Perception of the nurses on learning valuation process in the developed trainings in a São Paulo city hospital.
title Percepção dos enfermeiros sobre o processo de avaliação da aprendizagem nos treinamentos desenvolvidos num hospital da cidade de São Paulo.
spellingShingle Percepção dos enfermeiros sobre o processo de avaliação da aprendizagem nos treinamentos desenvolvidos num hospital da cidade de São Paulo.
Castro, Liliana Cristina de
Aprendizagem
Avaliação
Capacitação em serviço
Educação
Education
Evaluation
Inservice training
Learning
title_short Percepção dos enfermeiros sobre o processo de avaliação da aprendizagem nos treinamentos desenvolvidos num hospital da cidade de São Paulo.
title_full Percepção dos enfermeiros sobre o processo de avaliação da aprendizagem nos treinamentos desenvolvidos num hospital da cidade de São Paulo.
title_fullStr Percepção dos enfermeiros sobre o processo de avaliação da aprendizagem nos treinamentos desenvolvidos num hospital da cidade de São Paulo.
title_full_unstemmed Percepção dos enfermeiros sobre o processo de avaliação da aprendizagem nos treinamentos desenvolvidos num hospital da cidade de São Paulo.
title_sort Percepção dos enfermeiros sobre o processo de avaliação da aprendizagem nos treinamentos desenvolvidos num hospital da cidade de São Paulo.
author Castro, Liliana Cristina de
author_facet Castro, Liliana Cristina de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Takahashi, Regina Toshie
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Liliana Cristina de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Avaliação
Capacitação em serviço
Educação
Education
Evaluation
Inservice training
Learning
topic Aprendizagem
Avaliação
Capacitação em serviço
Educação
Education
Evaluation
Inservice training
Learning
description Este estudo foi realizado com os enfermeiros de um hospital universitário da cidade de São Paulo e teve como objetivo conhecer a percepção sobre a avaliação da aprendizagem nos treinamentos desenvolvidos. Para a coleta de dados utilizamos um instrumento contendo a pergunta: qual a sua percepção sobre a avaliação da aprendizagem nos programas de treinamento e desenvolvimento? Os discursos obtidos foram categorizados, segundo o referencial de Bardin, na modalidade análise de conteúdo, numa perspectiva qualitativa. Os resultados mostram que para esses sujeitos, a avaliação da aprendizagem se configura para o ponto que denominamos de avaliação do processo ensino-aprendizagem como um ato processual e permanente, para rever e refletir o passado para se construir o futuro no presente. É através da avaliação que iremos adequar os métodos didáticos às diferentes necessidades individuais, propiciando uma aprendizagem mais satisfatória e que leve a um crescimento integral. Esse processo mostra alguns fatores que dificultam ou impedem a avaliação como o fator tempo, despreparo do avaliador, sentimentos de medo, resignação e ansiedade. Referem-se também quanto à metodologia desenvolvida que inicia no diagnóstico das necessidades de treinamento indo até à questão de aquisição, retenção e transferência do aprendizado a curto e longo prazo. E que o aprendizado se faz nos planos afetivos, motor e cognitivo, sendo a pessoa o agente determinante das mudanças da realidade na qual esta inserida.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-18102006-155713/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-18102006-155713/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1826318787510534144