Aprendizagem organizacional na pequena empresa: proposta de um mapa conceitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Caroline Teixeira de Barros
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-18112013-102514/
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é construir um mapa conceitual, informado pelas Teorias de Aprendizagem Organizacional, que represente os processos de aprendizagem organizacional na realidade da pequena empresa. O tema geral da pesquisa é a aprendizagem organizacional, sobre o qual foi realizada uma busca sistemática e uma revisão do estado da arte da literatura. O tema específico da pesquisa é a aprendizagem organizacional na pequena empresa, sobre o qual ainda parece haver uma lacuna importante na bibliografia, principalmente nas publicações brasileiras. Assim, a revisão bibliográfica do tema específico foi realizada primariamente sobre o tema mais amplo pequena empresa, utilizando a abordagem segundo a qual a pequena empresa apresenta algumas especificidades que podem ser compreendidas em três dimensões: o dirigente, a organização e o ambiente. O questionamento central da pesquisa é Como mapear a aprendizagem organizacional em relação às especificidades da pequena empresa? Para responder a esse questionamento a pesquisa foi desenvolvida em três etapas: primeiramente foi construído o mapa conceitual representativo dos processos de aprendizagem organizacional encontrados na pequena empresa, partindo da revisão bibliográfica. O mapa é composto por dois construtos principais, a aprendizagem vertical e a aprendizagem horizontal, que orientaram a segunda etapa, a pesquisa de campo. Dada a natureza subjetiva do fenômeno a ser estudado foi adotada uma postura subjetivista-interpretativa. O método escolhido foi o estudo de caso instrumental único, que permite uma análise profunda o suficiente para a geração de novos conceitos, apoiada em entrevistas realizadas com todos os envolvidos nas atividades da empresa e na observação do seu cotidiano de trabalho. A empresa escolhida é uma pequena empresa de base tecnológica considerada inovadora, para aumentar a expectativa de ocorrência dos processos de aprendizagem. Para finalizar foi apresentada, na terceira etapa do trabalho, a proposta final de um mapa de aprendizagem organizacional na pequena empresa, após a verificação empírica da adequação conceitual dos construtos de aprendizagem vertical e aprendizagem horizontal. Os dados colhidos em campo confirmam a coerência interna do mapa, e indicam os principais caminhos para futuro aperfeiçoamento
id USP_c9c7dfb460577aee1774c93b3697f2b9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18112013-102514
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Aprendizagem organizacional na pequena empresa: proposta de um mapa conceitualOrganizational learning in small firms: proposal for a conceptual mapAprendizagem organizacionalOrganizational learningPequenas empresasPequenas empresas de base tecnológicaSmall businessTechnology-based companiesO objetivo principal deste trabalho é construir um mapa conceitual, informado pelas Teorias de Aprendizagem Organizacional, que represente os processos de aprendizagem organizacional na realidade da pequena empresa. O tema geral da pesquisa é a aprendizagem organizacional, sobre o qual foi realizada uma busca sistemática e uma revisão do estado da arte da literatura. O tema específico da pesquisa é a aprendizagem organizacional na pequena empresa, sobre o qual ainda parece haver uma lacuna importante na bibliografia, principalmente nas publicações brasileiras. Assim, a revisão bibliográfica do tema específico foi realizada primariamente sobre o tema mais amplo pequena empresa, utilizando a abordagem segundo a qual a pequena empresa apresenta algumas especificidades que podem ser compreendidas em três dimensões: o dirigente, a organização e o ambiente. O questionamento central da pesquisa é Como mapear a aprendizagem organizacional em relação às especificidades da pequena empresa? Para responder a esse questionamento a pesquisa foi desenvolvida em três etapas: primeiramente foi construído o mapa conceitual representativo dos processos de aprendizagem organizacional encontrados na pequena empresa, partindo da revisão bibliográfica. O mapa é composto por dois construtos principais, a aprendizagem vertical e a aprendizagem horizontal, que orientaram a segunda etapa, a pesquisa de campo. Dada a natureza subjetiva do fenômeno a ser estudado foi adotada uma postura subjetivista-interpretativa. O método escolhido foi o estudo de caso instrumental único, que permite uma análise profunda o suficiente para a geração de novos conceitos, apoiada em entrevistas realizadas com todos os envolvidos nas atividades da empresa e na observação do seu cotidiano de trabalho. A empresa escolhida é uma pequena empresa de base tecnológica considerada inovadora, para aumentar a expectativa de ocorrência dos processos de aprendizagem. Para finalizar foi apresentada, na terceira etapa do trabalho, a proposta final de um mapa de aprendizagem organizacional na pequena empresa, após a verificação empírica da adequação conceitual dos construtos de aprendizagem vertical e aprendizagem horizontal. Os dados colhidos em campo confirmam a coerência interna do mapa, e indicam os principais caminhos para futuro aperfeiçoamentoThe main purpose of this study was the construction of a conceptual map, informed by \"Learning Organization Theories\", representing the organizational learning processes within the reality of small firms. The main research subject was organizational learning. A systematic research and a state of the art review of the literature were undertaken. The specific research subject was organizational learning in small firms. There still seems to be a gap in the literature on this subject, mainly in Brazilian literature. Therefore, the review of the literature was performed mainly on the subject \"small business\". An approach through which small businesses present some specificities which can be understood in three dimensions: the owner-manager, the environment and the organization was employed. The main research question was: how to map organizational learning according to the specificities of small firms? In order to answer this question a three step study was designed: first a \"map\" (interpretation frame) representing the organization learning processes seen in small firms, built from the review of the literature, was developed. The map contains two main constructs: vertical learning and horizontal learning, which were, secondly, used to guide field research. Given the subjective nature of the phenomenon studied a subjective-interpretative approach was taken. A single case was chosen to allow a deep enough analysis of the concepts involved. The analysis was based on interviews of all members of the firm and on the observation of their daily activities. A technology-based, innovative business was chosen, therefore, to increase the likelihood of learning processes taking place. Thus, on the third stage of the study a final proposal for a conceptual map of organizational learning in small firms was developed, after the empirical evaluation of the conceptual fit of the vertical and horizontal learning constructs. Field data confirmed the internal coherence of the map and indicated possible paths for future developmentBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPEscrivao Filho, EdmundoMoraes, Caroline Teixeira de Barros2013-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-18112013-102514/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-18112013-102514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem organizacional na pequena empresa: proposta de um mapa conceitual
Organizational learning in small firms: proposal for a conceptual map
title Aprendizagem organizacional na pequena empresa: proposta de um mapa conceitual
spellingShingle Aprendizagem organizacional na pequena empresa: proposta de um mapa conceitual
Moraes, Caroline Teixeira de Barros
Aprendizagem organizacional
Organizational learning
Pequenas empresas
Pequenas empresas de base tecnológica
Small business
Technology-based companies
title_short Aprendizagem organizacional na pequena empresa: proposta de um mapa conceitual
title_full Aprendizagem organizacional na pequena empresa: proposta de um mapa conceitual
title_fullStr Aprendizagem organizacional na pequena empresa: proposta de um mapa conceitual
title_full_unstemmed Aprendizagem organizacional na pequena empresa: proposta de um mapa conceitual
title_sort Aprendizagem organizacional na pequena empresa: proposta de um mapa conceitual
author Moraes, Caroline Teixeira de Barros
author_facet Moraes, Caroline Teixeira de Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Escrivao Filho, Edmundo
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Caroline Teixeira de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem organizacional
Organizational learning
Pequenas empresas
Pequenas empresas de base tecnológica
Small business
Technology-based companies
topic Aprendizagem organizacional
Organizational learning
Pequenas empresas
Pequenas empresas de base tecnológica
Small business
Technology-based companies
description O objetivo principal deste trabalho é construir um mapa conceitual, informado pelas Teorias de Aprendizagem Organizacional, que represente os processos de aprendizagem organizacional na realidade da pequena empresa. O tema geral da pesquisa é a aprendizagem organizacional, sobre o qual foi realizada uma busca sistemática e uma revisão do estado da arte da literatura. O tema específico da pesquisa é a aprendizagem organizacional na pequena empresa, sobre o qual ainda parece haver uma lacuna importante na bibliografia, principalmente nas publicações brasileiras. Assim, a revisão bibliográfica do tema específico foi realizada primariamente sobre o tema mais amplo pequena empresa, utilizando a abordagem segundo a qual a pequena empresa apresenta algumas especificidades que podem ser compreendidas em três dimensões: o dirigente, a organização e o ambiente. O questionamento central da pesquisa é Como mapear a aprendizagem organizacional em relação às especificidades da pequena empresa? Para responder a esse questionamento a pesquisa foi desenvolvida em três etapas: primeiramente foi construído o mapa conceitual representativo dos processos de aprendizagem organizacional encontrados na pequena empresa, partindo da revisão bibliográfica. O mapa é composto por dois construtos principais, a aprendizagem vertical e a aprendizagem horizontal, que orientaram a segunda etapa, a pesquisa de campo. Dada a natureza subjetiva do fenômeno a ser estudado foi adotada uma postura subjetivista-interpretativa. O método escolhido foi o estudo de caso instrumental único, que permite uma análise profunda o suficiente para a geração de novos conceitos, apoiada em entrevistas realizadas com todos os envolvidos nas atividades da empresa e na observação do seu cotidiano de trabalho. A empresa escolhida é uma pequena empresa de base tecnológica considerada inovadora, para aumentar a expectativa de ocorrência dos processos de aprendizagem. Para finalizar foi apresentada, na terceira etapa do trabalho, a proposta final de um mapa de aprendizagem organizacional na pequena empresa, após a verificação empírica da adequação conceitual dos construtos de aprendizagem vertical e aprendizagem horizontal. Os dados colhidos em campo confirmam a coerência interna do mapa, e indicam os principais caminhos para futuro aperfeiçoamento
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-18112013-102514/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-18112013-102514/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257116353495040