A formação dos preços do etanol hidratado no mercado brasileiro de combustíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Nilton Cesar
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-26012012-203133/
Resumo: O propósito do presente estudo é investigar a formação de preços do etanol hidratado no mercado de combustíveis do país. Esta pesquisa busca identificar como se forma o preço do etanol hidratado no mercado interno. A concepção teórica parte da compreensão da formação de preços abrangendo custos, economia de escala, fatores mercadológicos, econômicos e sociais na formação de preços. Em seguida, é realizada a contextualização do combustível etanol no mercado interno, como se caracteriza sua demanda e oferta, suas tecnologias e seus principais propulsores na difusão do mercado de combustíveis. Complementa-se com a caracterização do mercado internacional do combustível etanol e com os regulamentos ambientais existentes. Integrando-se as abordagens teóricas com a investigação realizada no setor de combustível etanol. O trabalho prossegue com a metodologia investigativa de atributos interno e externo para formar preços, o que motivou a escolha de uma metodologia baseada em estudos qualitativos e quantitativos, nos quais um complementa o outro em sua análise. Apresentando-se uma metodologia do tipo descritiva, exploratória e explicativa, a pesquisa proporciona reflexões e compreensão do mercado de etanol, que por meio de variáveis qualitativas preditivas, possibilita com o método quantitativo, explicar quais variáveis são significativas na formação dos preços praticados na revenda por meio do modelo de regressão linear múltiplo. Nesta etapa evidencia-se a contribuição em inferir quais variáveis explicam a formação de preços. De maneira secundária, a ferramenta estatística de Análise da Variância (Anova), possibilita identificar a vantagem do preço do etanol hidratado em relação à gasolina C no mercado interno. Pela regressão linear múltipla os resultados mostraram que os preços são formados significativamente pelos preços pagos ao produtor, distribuidora e custos de produção. Pela Anova, os resultados comprovaram também que a região Centro-Oeste foi a única que consolidou a vantagem do uso do etanol hidratado. Para ambos os resultados há reflexões explicativas que norteiam as razões e induzem predições acerca da formação de preços. Nesse sentido, uma reflexão estendida dos resultados permitiu analisar que a vantagem do uso do etanol hidratado na região Centro-Oeste, decorre das variáveis frota, bases de distribuição, tributos, produção e número de usinas produtoras. Com relação aos preços pagos ao produtor, distribuidora e custos de produção como principais variáveis explicativas na formação de preços, há evidências relativas por outras variáveis, que por mais que tenha sido apresentado coeficiente linear baixo, estes possuem relação causal, se complementados com a análise qualitativa, os quais, oferta, demanda, tributos e sazonalidade são, por exemplo, fatores que norteiam e dão complexidade à formação do preço
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Integrando-se as abordagens teóricas com a investigação realizada no setor de combustível etanol. O trabalho prossegue com a metodologia investigativa de atributos interno e externo para formar preços, o que motivou a escolha de uma metodologia baseada em estudos qualitativos e quantitativos, nos quais um complementa o outro em sua análise. Apresentando-se uma metodologia do tipo descritiva, exploratória e explicativa, a pesquisa proporciona reflexões e compreensão do mercado de etanol, que por meio de variáveis qualitativas preditivas, possibilita com o método quantitativo, explicar quais variáveis são significativas na formação dos preços praticados na revenda por meio do modelo de regressão linear múltiplo. Nesta etapa evidencia-se a contribuição em inferir quais variáveis explicam a formação de preços. De maneira secundária, a ferramenta estatística de Análise da Variância (Anova), possibilita identificar a vantagem do preço do etanol hidratado em relação à gasolina C no mercado interno. Pela regressão linear múltipla os resultados mostraram que os preços são formados significativamente pelos preços pagos ao produtor, distribuidora e custos de produção. Pela Anova, os resultados comprovaram também que a região Centro-Oeste foi a única que consolidou a vantagem do uso do etanol hidratado. Para ambos os resultados há reflexões explicativas que norteiam as razões e induzem predições acerca da formação de preços. Nesse sentido, uma reflexão estendida dos resultados permitiu analisar que a vantagem do uso do etanol hidratado na região Centro-Oeste, decorre das variáveis frota, bases de distribuição, tributos, produção e número de usinas produtoras. Com relação aos preços pagos ao produtor, distribuidora e custos de produção como principais variáveis explicativas na formação de preços, há evidências relativas por outras variáveis, que por mais que tenha sido apresentado coeficiente linear baixo, estes possuem relação causal, se complementados com a análise qualitativa, os quais, oferta, demanda, tributos e sazonalidade são, por exemplo, fatores que norteiam e dão complexidade à formação do preçoThe purpose of the current study is to investigate the formation of the hydrated ethanol prices in the combustible market of the country. This research seeks to indentify how it is formed the price of the hydrated ethanol in the internal market. The theoretical conception comes from the comprehension of the prices formation involving costs, scale economy, market, economic and social factors in the price formation. Following, it is done the contextualization of the ethanol combustible in the internal market, as it is characterized its demand and offer, its technologies and its main propellers in the diffusion of the combustible market. It is complemented with the characterization of the international market of the ethanol combustible and with environment regulations existent. Integrating itself to the theoretical approach with the investigation done in the ethanol combustible sector. The work follows with the methodology investigated from internal and external attributes to the formation of the prices, what motivated the choice of a methodology based in qualifying and measurable studies, in which one complements the other in its analysis. Presenting a methodology of the descriptive, exploratory and explicative type, the research provides reflection and comprehension of the ethanol market, which by means of predictable qualitative variables, makes possible the quantitative method, explain which variable are significant in the formation of the prices practiced in the reselling by means of pattern of multiple linear regression. In this stage it is evidenced the contribution in inferring which variable explain the prices formation. In a secondary way, the statistic tool of Analysis of Variance (Anova), makes possible identify the advantage of the hydrated ethanol price in relation to the gasoline C in the internal market. By the multiple linear regression the results showed that the prices are formed significantly by the prices paid to the producer, distributor and production costs. By the Anova, the results prove also that the Center-West region was the only one that consolidated the advantage of the hydrated ethanol usage. For both the results there are explainable reflections that guide the reasons and induct predictions about the prices formation. In this way, an extended reflection of the results permitted to analyze that the advantage of the hydrated ethanol usage in the Center-West region, occurs from variable fleet, distribution basis, tributes, production and number of producer mill. In relation to the prices paid to the producer, distributor and production costs as main explainable variable in the prices formation, there are evidences related by other variables, which for more that have been presented low linear coefficient, there ones have casual relation, if complemented with the qualitative analysis, the ones which, offer, demand, tributes and seasonality are, as examples, factors that guide and give the complexity to the price formationBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Sonia Valle Walter Borges deLima, Nilton Cesar2011-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-26012012-203133/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-26012012-203133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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