Escola e instituições culturais: caminhos percorridos e direções possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigo, Suzana dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11062010-115812/
Resumo: Esta pesquisa aborda aspectos sobre programas educativos implementados pela Secretaria Estadual de Educação para promover a visita de alunos a instituições culturais. Na primeira parte faremos uma análise de um período da história do ensino de arte que consideramos determinante na difusão de conhecimentos que focaram a leitura de imagens e que, consequentemente, demandou a visitação de alunos a mostras e exposições. Na segunda parte analisaremos os mais significativos programas implantados pela Secretaria Estadual de Educação nos últimos anos, assim como materiais pedagógicos enviados às escolas, produzidos por instituições culturais em diferentes períodos. Na terceira parte analisaremos registros sobre a visita de alunos realizada em três instituições culturais. Na quarta e última parte faremos uma análise final localizando as fragilidades e os avanços que fundamentaram nossas considerações propositivas.
id USP_ca062743e073ea5bb1b007f81f42fcda
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11062010-115812
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Escola e instituições culturais: caminhos percorridos e direções possíveisSchool and museum, positive interfacesart-educationarte-educaçãoeducational projectsimage readingleitura de imagensprojetos educativosEsta pesquisa aborda aspectos sobre programas educativos implementados pela Secretaria Estadual de Educação para promover a visita de alunos a instituições culturais. Na primeira parte faremos uma análise de um período da história do ensino de arte que consideramos determinante na difusão de conhecimentos que focaram a leitura de imagens e que, consequentemente, demandou a visitação de alunos a mostras e exposições. Na segunda parte analisaremos os mais significativos programas implantados pela Secretaria Estadual de Educação nos últimos anos, assim como materiais pedagógicos enviados às escolas, produzidos por instituições culturais em diferentes períodos. Na terceira parte analisaremos registros sobre a visita de alunos realizada em três instituições culturais. Na quarta e última parte faremos uma análise final localizando as fragilidades e os avanços que fundamentaram nossas considerações propositivas.This research covers aspects related to educational programs implemented by the State Secretary of Education to promote student visits to cultural institutions. In the first part we will analyze a period in the history of art education that we consider essential in the promotion of knowledge which focused on image reading and, therefore, required student visits to exhibits and expositions. In the second part we will analyze the most significant programs implemented by the State Secretary of Education in the past few years, just like pedagogical materials sent to schools produced by cultural institutions in different periods. In the third part we will analyze records of student visits to three cultural institutions. In the fourth and last part we will make a final analysis focusing on the fragilities and advances that grounded our propositional considerations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPIavelberg, RosaRigo, Suzana dos Santos2010-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11062010-115812/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:07Zoai:teses.usp.br:tde-11062010-115812Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola e instituições culturais: caminhos percorridos e direções possíveis
School and museum, positive interfaces
title Escola e instituições culturais: caminhos percorridos e direções possíveis
spellingShingle Escola e instituições culturais: caminhos percorridos e direções possíveis
Rigo, Suzana dos Santos
art-education
arte-educação
educational projects
image reading
leitura de imagens
projetos educativos
title_short Escola e instituições culturais: caminhos percorridos e direções possíveis
title_full Escola e instituições culturais: caminhos percorridos e direções possíveis
title_fullStr Escola e instituições culturais: caminhos percorridos e direções possíveis
title_full_unstemmed Escola e instituições culturais: caminhos percorridos e direções possíveis
title_sort Escola e instituições culturais: caminhos percorridos e direções possíveis
author Rigo, Suzana dos Santos
author_facet Rigo, Suzana dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Iavelberg, Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigo, Suzana dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv art-education
arte-educação
educational projects
image reading
leitura de imagens
projetos educativos
topic art-education
arte-educação
educational projects
image reading
leitura de imagens
projetos educativos
description Esta pesquisa aborda aspectos sobre programas educativos implementados pela Secretaria Estadual de Educação para promover a visita de alunos a instituições culturais. Na primeira parte faremos uma análise de um período da história do ensino de arte que consideramos determinante na difusão de conhecimentos que focaram a leitura de imagens e que, consequentemente, demandou a visitação de alunos a mostras e exposições. Na segunda parte analisaremos os mais significativos programas implantados pela Secretaria Estadual de Educação nos últimos anos, assim como materiais pedagógicos enviados às escolas, produzidos por instituições culturais em diferentes períodos. Na terceira parte analisaremos registros sobre a visita de alunos realizada em três instituições culturais. Na quarta e última parte faremos uma análise final localizando as fragilidades e os avanços que fundamentaram nossas considerações propositivas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11062010-115812/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11062010-115812/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090616585355264