Dimensões de qualidade em ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Neto, Silvio
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-02022010-123846/
Resumo: O desenvolvimento comercial da internet possibilitou o surgimento de sistemas de informação que se apoiam no uso da world wide web como plataforma. Esses sistemas baseados na web (web-based systems) têm aplicações em diversas áreas e setores econômicos. No ramo educacional, eles têm sido aplicados como base para os processos de ensino e aprendizagem via computador (e-learning) e são, comumente, denominados de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Os AVAs podem ser utilizados tanto para o ensino exclusivamente a distância quanto como apoio ao ensino presencial. O presente trabalho tem como objeto de investigação justamente o emprego de ambientes virtuais como tecnologia de apoio ao ensino presencial tradicional dado em sala de aula em cursos de graduação do ensino superior. O crescente uso de AVAs para tal finalidade leva ao questionamento de quais são as dimensões e características de qualidade destes ambientes e como estas dimensões estão associadas com os seus efeitos, quais sejam, a satisfação, o uso e os benefícios percebidos pelos usuários de tais sistemas? Desta forma, o trabalho tem como objetivo identificar as dimensões de qualidade em AVAs, por meio do estabelecimento de um modelo teórico que evidencie quais são os atributos determinantes em relação à qualidade em ambientes virtuais de ensino e quais são os efeitos e os impactos individuais em torno dos usuários discentes. Para tanto, são realizadas duas pesquisas de campo. A primeira é descritiva-explicativa, de abordagem quantitativa, com o emprego de Modelagem de Equações Estruturais, como método de análise e delineamento da pesquisa. Esta pesquisa foi feita com discentes usuários de um ambiente virtual disponibilizado por uma IES e teve como objetivo a elaboração de um modelo de relações de qualidade em AVAs. A segunda pesquisa consiste em um estudo com abordagem essencialmente descritiva, que tem como objetivo classificar quais são as características de relevância nos AVAs, de acordo com o Modelo Kano de classificação de requisitos. Os principais resultados apontam que a qualidade da informação e a qualidade do sistema influenciam na satisfação e nos benefícios percebidos pelos usuários dos AVAs e que as características destas dimensões são consideradas mais significativas do que as funcionalidades disponíveis nos referidos sistemas.
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O presente trabalho tem como objeto de investigação justamente o emprego de ambientes virtuais como tecnologia de apoio ao ensino presencial tradicional dado em sala de aula em cursos de graduação do ensino superior. O crescente uso de AVAs para tal finalidade leva ao questionamento de quais são as dimensões e características de qualidade destes ambientes e como estas dimensões estão associadas com os seus efeitos, quais sejam, a satisfação, o uso e os benefícios percebidos pelos usuários de tais sistemas? Desta forma, o trabalho tem como objetivo identificar as dimensões de qualidade em AVAs, por meio do estabelecimento de um modelo teórico que evidencie quais são os atributos determinantes em relação à qualidade em ambientes virtuais de ensino e quais são os efeitos e os impactos individuais em torno dos usuários discentes. Para tanto, são realizadas duas pesquisas de campo. A primeira é descritiva-explicativa, de abordagem quantitativa, com o emprego de Modelagem de Equações Estruturais, como método de análise e delineamento da pesquisa. Esta pesquisa foi feita com discentes usuários de um ambiente virtual disponibilizado por uma IES e teve como objetivo a elaboração de um modelo de relações de qualidade em AVAs. A segunda pesquisa consiste em um estudo com abordagem essencialmente descritiva, que tem como objetivo classificar quais são as características de relevância nos AVAs, de acordo com o Modelo Kano de classificação de requisitos. Os principais resultados apontam que a qualidade da informação e a qualidade do sistema influenciam na satisfação e nos benefícios percebidos pelos usuários dos AVAs e que as características destas dimensões são consideradas mais significativas do que as funcionalidades disponíveis nos referidos sistemas.The commercial development of the internet enabled the birth of information systems that rely on the use of the world wide web as a platform. These web-based systems have applications in various fields and economic sectors. In the education sector, they have been used as basis for computer teaching and learning processes (e-learning) and are commonly called Virtual Learning Environments (VLE). These VLEs can be used both for distance teaching exclusively and as support for students in traditional presential classes. This work investigates the virtual environments use as support technology for students in traditional classroom undergraduate courses in higher education. The growing use of VLEs for this purpose raises the following questions: what are the dimensions and quality characteristics of these environments and how are these dimensions associated with their effects, satisfaction, use, and net benefits perceived by users of such systems? Thus, the study aims to identify the VLEs quality dimensions, through the establishment of a theoretical model showing what the relevant VLE dimensions relating to education quality are and what the effects and individuals impacts are for user-learners. To this end, two researches were conducted. The first one was descriptive-explanatory, with a quantitative approach, using Structural Equation Modeling as analysis method and research design. This research was made with students that use a VLE and had the purpose to elaborate a VLE quality relationship model. The second study is essentially descriptive, and aims to classify which features are most relevant in VLEs, according to the Kano´s Model requirements classification. The main findings indicate that the information quality and system quality influence the satisfaction and net benefits perceived by VLEs users and characteristics of these dimensions are considered more important than the functionality features available in such systems.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTakaoka, HirooCarvalho Neto, Silvio2009-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-02022010-123846/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:01Zoai:teses.usp.br:tde-02022010-123846Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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