A terceira margem do rio: mercado e sujeitos na pintura de história de Antônio Parreiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stumpf, Lúcia Klück
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-14052014-115106/
Resumo: Esta dissertação tem por tema a pintura de história de Antônio Parreiras (1860-1937) realizada durante a Primeira República (1889-1930). Busca compreender a atuação do pintor no embrionário mercado das artes do entresséculos XIX-XX, com ênfase nas relações estabelecidas com os poderes públicos. Pretende mostrar como Parreiras foi capaz de estimular a demanda por pinturas decorativas para os espaços públicos que estavam sendo construídos ou reformados a fim de atender as necessidades do novo regime. Discute como, nestas obras, se combinaram ditames do encomendante e vontade do artista, que, para além de cumprir os contratos, imprimiu nos quadros sua visão da história nacional. Propõe uma compreensão das telas históricas de Parreiras analisadas à luz dos debates artísticos, intelectuais e historiográficos da época. Nesse sentido, salientamos o capítulo final da dissertação, dedicado à análise da representação dos indígenas em sua obra. Através desta investigação pretende-se iluminar o papel desempenhado por Antônio Parreiras em um ambiente marcado por disputas simbólicas renhidas.
id USP_ca62789c8f219ab833214b7b5d4e2f70
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14052014-115106
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A terceira margem do rio: mercado e sujeitos na pintura de história de Antônio ParreirasThe third bank of the river: market and subjects in history painting of Antônio Parreiras1. Parreiras Antônio (1860-1937)1.Parreiras Antônio (1860-1937)2. First Republic (1889-1930)2. Primeira República (1889-1930)3. Art Patronage3. Patrocínio da arte4. Art market4. Mercado de arte5. Artes - Brasil5. Arts Brazil6. Painting - History6. Pintura - História7. Art History.7. História da arteEsta dissertação tem por tema a pintura de história de Antônio Parreiras (1860-1937) realizada durante a Primeira República (1889-1930). Busca compreender a atuação do pintor no embrionário mercado das artes do entresséculos XIX-XX, com ênfase nas relações estabelecidas com os poderes públicos. Pretende mostrar como Parreiras foi capaz de estimular a demanda por pinturas decorativas para os espaços públicos que estavam sendo construídos ou reformados a fim de atender as necessidades do novo regime. Discute como, nestas obras, se combinaram ditames do encomendante e vontade do artista, que, para além de cumprir os contratos, imprimiu nos quadros sua visão da história nacional. Propõe uma compreensão das telas históricas de Parreiras analisadas à luz dos debates artísticos, intelectuais e historiográficos da época. Nesse sentido, salientamos o capítulo final da dissertação, dedicado à análise da representação dos indígenas em sua obra. Através desta investigação pretende-se iluminar o papel desempenhado por Antônio Parreiras em um ambiente marcado por disputas simbólicas renhidas.The subject of this dissertation is the historical painting of Antônio Parreiras (1860-1937) produced during Brazilian\'s First Republic (1889-1930). It seeks to understand the painter\'s role in the embryonic art market between the XIX and XX centuries, emphasizing the establishment of relationships between him and the governments. It aims to show how Parreiras was able to stimulate the demand for decorative paintings for the public spaces that were being built or remodeled to meet the needs of the new regime. Furthermore, it discusses how, in his paintings, the ditames of the ordering party were combined with the will of the artist whom, besides fulfilling the contracts, imprinted on the paintings his vision of the national history. Parreiras\' historical canvases are important elements in the genesis process of our country\'s regional identities, throughout the making of republican ideal. This analysis intends to shed light on the part played by Antônio Parreiras in an artistic and intellectual environment marked by instability and hard fought contested symbolic disputes.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSimioni, Ana Paula CavalcantiStumpf, Lúcia Klück2014-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-14052014-115106/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:49Zoai:teses.usp.br:tde-14052014-115106Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A terceira margem do rio: mercado e sujeitos na pintura de história de Antônio Parreiras
The third bank of the river: market and subjects in history painting of Antônio Parreiras
title A terceira margem do rio: mercado e sujeitos na pintura de história de Antônio Parreiras
spellingShingle A terceira margem do rio: mercado e sujeitos na pintura de história de Antônio Parreiras
Stumpf, Lúcia Klück
1. Parreiras Antônio (1860-1937)
1.Parreiras Antônio (1860-1937)
2. First Republic (1889-1930)
2. Primeira República (1889-1930)
3. Art Patronage
3. Patrocínio da arte
4. Art market
4. Mercado de arte
5. Artes - Brasil
5. Arts Brazil
6. Painting - History
6. Pintura - História
7. Art History.
7. História da arte
title_short A terceira margem do rio: mercado e sujeitos na pintura de história de Antônio Parreiras
title_full A terceira margem do rio: mercado e sujeitos na pintura de história de Antônio Parreiras
title_fullStr A terceira margem do rio: mercado e sujeitos na pintura de história de Antônio Parreiras
title_full_unstemmed A terceira margem do rio: mercado e sujeitos na pintura de história de Antônio Parreiras
title_sort A terceira margem do rio: mercado e sujeitos na pintura de história de Antônio Parreiras
author Stumpf, Lúcia Klück
author_facet Stumpf, Lúcia Klück
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simioni, Ana Paula Cavalcanti
dc.contributor.author.fl_str_mv Stumpf, Lúcia Klück
dc.subject.por.fl_str_mv 1. Parreiras Antônio (1860-1937)
1.Parreiras Antônio (1860-1937)
2. First Republic (1889-1930)
2. Primeira República (1889-1930)
3. Art Patronage
3. Patrocínio da arte
4. Art market
4. Mercado de arte
5. Artes - Brasil
5. Arts Brazil
6. Painting - History
6. Pintura - História
7. Art History.
7. História da arte
topic 1. Parreiras Antônio (1860-1937)
1.Parreiras Antônio (1860-1937)
2. First Republic (1889-1930)
2. Primeira República (1889-1930)
3. Art Patronage
3. Patrocínio da arte
4. Art market
4. Mercado de arte
5. Artes - Brasil
5. Arts Brazil
6. Painting - History
6. Pintura - História
7. Art History.
7. História da arte
description Esta dissertação tem por tema a pintura de história de Antônio Parreiras (1860-1937) realizada durante a Primeira República (1889-1930). Busca compreender a atuação do pintor no embrionário mercado das artes do entresséculos XIX-XX, com ênfase nas relações estabelecidas com os poderes públicos. Pretende mostrar como Parreiras foi capaz de estimular a demanda por pinturas decorativas para os espaços públicos que estavam sendo construídos ou reformados a fim de atender as necessidades do novo regime. Discute como, nestas obras, se combinaram ditames do encomendante e vontade do artista, que, para além de cumprir os contratos, imprimiu nos quadros sua visão da história nacional. Propõe uma compreensão das telas históricas de Parreiras analisadas à luz dos debates artísticos, intelectuais e historiográficos da época. Nesse sentido, salientamos o capítulo final da dissertação, dedicado à análise da representação dos indígenas em sua obra. Através desta investigação pretende-se iluminar o papel desempenhado por Antônio Parreiras em um ambiente marcado por disputas simbólicas renhidas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-14052014-115106/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-14052014-115106/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090708836974592