Uma versão regularizada do modelo σ-linear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flego, Silvana Pilar
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43131/tde-03122013-183606/
Resumo: Usualmente os modelos efetivos utilizados para a descrição da física de hádrons de baixa energia não são renormalizáveis. O objetivo da presente investigação é discutir o papel da renormalização no tratamento de um modelo efetivo. Estudamos o Modelo -Linear na sua versão renormalizada e descobrimos a presença de polos fantasmas. Investigamos então as consequências de introduzir na teoria um parâmetro cutoff, , com a precaução de manter no possível as propriedades de simetria da Lagrangiana original. Mostramos que nessa versão regularizada os pólos não-físicos desaparecem quando o parâmetro cutoff é menor ou da ordem de IND.C 1.2 GeV. É possível fixar o valor de em IND.C e interpretar autoconsistentemente as propriedades físicas associadas com os propagadores. Uma ressonância centrada em 880 MeV com uma largura de 400 MeV aparece no propagador sigma; o nucleon é um estado ligado e no seu continuo duas ressonâncias de Roper podem ser identificadas.
id USP_ca71464f9307c3de9b613a574310aac3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03122013-183606
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma versão regularizada do modelo σ-linearA regularized version of the σ-linear modelCromodinâmica quânticaQuantum chromodynamicsUsualmente os modelos efetivos utilizados para a descrição da física de hádrons de baixa energia não são renormalizáveis. O objetivo da presente investigação é discutir o papel da renormalização no tratamento de um modelo efetivo. Estudamos o Modelo -Linear na sua versão renormalizada e descobrimos a presença de polos fantasmas. Investigamos então as consequências de introduzir na teoria um parâmetro cutoff, , com a precaução de manter no possível as propriedades de simetria da Lagrangiana original. Mostramos que nessa versão regularizada os pólos não-físicos desaparecem quando o parâmetro cutoff é menor ou da ordem de IND.C 1.2 GeV. É possível fixar o valor de em IND.C e interpretar autoconsistentemente as propriedades físicas associadas com os propagadores. Uma ressonância centrada em 880 MeV com uma largura de 400 MeV aparece no propagador sigma; o nucleon é um estado ligado e no seu continuo duas ressonâncias de Roper podem ser identificadas.Usually the effective model utilized for the description of low energy hadron physics are not renormalizable. The purpose of the present investigation is to discuss the role of the renormalization in the treatment of a effective model. We study the -Linear Model in it renormalized version and find the presence of ghost poles. We then investigate the consequences of introducing into the theory a cutoff , taking care of maintaining the symmetry properties of the original Lagrangian. We show that in the regularized version the nonphysical poles disappear when the cutoff parameter value is less than IND.C 1.2 GeV. It is possible to fix cutoff value in IND.C and get a selfconsistent interpretation of physical properties associated with the propagators. A resonance centered at 880 MeV with a corresponding width 400 MeV appear in the sigma propagator. The nucleon is a bound state and in its continuum two Roper resonances can be identified.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNemes, Maria CarolinaFlego, Silvana Pilar1996-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43131/tde-03122013-183606/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:46Zoai:teses.usp.br:tde-03122013-183606Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma versão regularizada do modelo σ-linear
A regularized version of the σ-linear model
title Uma versão regularizada do modelo σ-linear
spellingShingle Uma versão regularizada do modelo σ-linear
Flego, Silvana Pilar
Cromodinâmica quântica
Quantum chromodynamics
title_short Uma versão regularizada do modelo σ-linear
title_full Uma versão regularizada do modelo σ-linear
title_fullStr Uma versão regularizada do modelo σ-linear
title_full_unstemmed Uma versão regularizada do modelo σ-linear
title_sort Uma versão regularizada do modelo σ-linear
author Flego, Silvana Pilar
author_facet Flego, Silvana Pilar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nemes, Maria Carolina
dc.contributor.author.fl_str_mv Flego, Silvana Pilar
dc.subject.por.fl_str_mv Cromodinâmica quântica
Quantum chromodynamics
topic Cromodinâmica quântica
Quantum chromodynamics
description Usualmente os modelos efetivos utilizados para a descrição da física de hádrons de baixa energia não são renormalizáveis. O objetivo da presente investigação é discutir o papel da renormalização no tratamento de um modelo efetivo. Estudamos o Modelo -Linear na sua versão renormalizada e descobrimos a presença de polos fantasmas. Investigamos então as consequências de introduzir na teoria um parâmetro cutoff, , com a precaução de manter no possível as propriedades de simetria da Lagrangiana original. Mostramos que nessa versão regularizada os pólos não-físicos desaparecem quando o parâmetro cutoff é menor ou da ordem de IND.C 1.2 GeV. É possível fixar o valor de em IND.C e interpretar autoconsistentemente as propriedades físicas associadas com os propagadores. Uma ressonância centrada em 880 MeV com uma largura de 400 MeV aparece no propagador sigma; o nucleon é um estado ligado e no seu continuo duas ressonâncias de Roper podem ser identificadas.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43131/tde-03122013-183606/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43131/tde-03122013-183606/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090354663653376