Fonografia em trânsito: o intercâmbio de discos entre a Discoteca Pública Municipal de São Paulo e a Biblioteca do Congresso em Washington (1939-1943)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Binazzi, Biancamaria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-16012020-112647/
Resumo: A partir de um estudo de caso sobre o intercâmbio de discos folclóricos entre a Discoteca Pública Municipal (DPM), vinculada à Divisão de Expansão Cultural do Departamento de Cultura do Município São Paulo e a Divisão de Música da Biblioteca do Congresso em Washington (LOC) durante o período da Segunda Guerra Mundial, pretende-se estudar objetos e práticas sonoras ligados à fonografia como mediadores de trocas, circulações e transferências culturais e tecnológicas. Sob incentivo da Política da Boa Vizinhança e financiamento do Fundo de Emergência de Guerra do Departamento do Estado dos Estados Unidos, o convênio entre as duas instituições promoveu não apenas a troca de material fonográfico sobre música das Américas a ser apreciado pelos meios científicos e artísticos, mas também teria favorecido um intercâmbio de conhecimento tecnológico em um momento em que países da América estavam engajados formação de arquivos sonoros de música folclórica. Nesse contexto, a gravação, conservação e difusão da música folclórica em discos de acetato em 78 rpm seriam importantes ferramentas para construção de imaginários sonoros de identidades coletivas. Buscaremos entender em que medida o intercâmbio foi considerado uma \"emergência de guerra\" pelo governo dos Estados Unidos e como o projeto da Discoteca Pública Municipal, idealizado por Mário de Andrade e dirigido por Oneyda Alvarenga, teria se beneficiado com a parceria, apesar da recusa inicial revelada na correspondência analisada. A pesquisa partirá da hipótese de que, apesar da aparente resistência em integrar o projeto do governo norte-americano, a instituição paulistana aceita o convênio pelos benefícios tecnológicos que garantiriam a preservação e difusão do material fonográfico no território nacional.
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