Efeito do treinamento motivacional dos bioteristas sobre o bem-estar dos animais de laboratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Bianca Franzoni
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74135/tde-05022024-105948/
Resumo: Para avaliar o impacto da motivação dos bioteristas no bem-estar dos camundongos, quatorze voluntários foram submetidos a treinamento motivacional e o seu efeito foi avaliado em 174 camundongos Swiss, fêmeas prenhes primíparas. Estes animais foram divididos entre grupo controle (N=90), observado antes do treinamento motivacional, e grupo tratado (N=84), observado após o treinamento dos voluntários. Para avaliar bem-estar, foram utilizados os seguintes parâmetros: habilidade em construir ninhos através da pontuação do ninho de 0 a 5, teste de tempo para integração do ninho (Time-to-integrate-to-nest-test, TINT); habilidade materna, considerando a taxa de cuidado materno pela amamentação, lambedura/asseio dos filhotes e permanência com os filhotes; teste de recuperação dos filhotes; dados de desempenho pós-natal, que considerou o número de filhotes vivos 24 horas após o parto, ocorrência de canibalismo e peso da ninhada. Já os voluntários foram avaliados quanto ao nível motivacional através dos questionários da Utrecht Scale, PERMA Profiler e The Authentic Happiness Inventory. O treinamento motivacional foi baseado no curso The Science of Well-Being da Universidade de Yale, no livro The How of Happiness e no livro Motivation and Action. Os resultados indicam que o efeito do treinamento motivacional foi influenciado pelo biotério avaliado para os testes de pontuação de ninho e habilidades maternas. Já para o teste de tempo de integração de ninho não houve evidência suficiente que indique efeito do treinamento sobre o teste, porém há evidência para confirmar que o desempenho no teste foi influenciado pelo biotério. Os questionários se mostraram interessantes para avaliação do bem-estar dos bioteristas, sendo observado scores mais altos nas respostas relacionadas à felicidade, saúde, vigor e dedicação dos voluntários.
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Para avaliar bem-estar, foram utilizados os seguintes parâmetros: habilidade em construir ninhos através da pontuação do ninho de 0 a 5, teste de tempo para integração do ninho (Time-to-integrate-to-nest-test, TINT); habilidade materna, considerando a taxa de cuidado materno pela amamentação, lambedura/asseio dos filhotes e permanência com os filhotes; teste de recuperação dos filhotes; dados de desempenho pós-natal, que considerou o número de filhotes vivos 24 horas após o parto, ocorrência de canibalismo e peso da ninhada. Já os voluntários foram avaliados quanto ao nível motivacional através dos questionários da Utrecht Scale, PERMA Profiler e The Authentic Happiness Inventory. O treinamento motivacional foi baseado no curso The Science of Well-Being da Universidade de Yale, no livro The How of Happiness e no livro Motivation and Action. Os resultados indicam que o efeito do treinamento motivacional foi influenciado pelo biotério avaliado para os testes de pontuação de ninho e habilidades maternas. Já para o teste de tempo de integração de ninho não houve evidência suficiente que indique efeito do treinamento sobre o teste, porém há evidência para confirmar que o desempenho no teste foi influenciado pelo biotério. Os questionários se mostraram interessantes para avaliação do bem-estar dos bioteristas, sendo observado scores mais altos nas respostas relacionadas à felicidade, saúde, vigor e dedicação dos voluntários.Measurement the effect of research teams motivational training on laboratory animals welfare is essential to study the impact of the human factor on experimental results. To test this hypothesis, fourteen volunteers underwent motivational training and the impact of this training on animal welfare was evaluated in 174 Swiss mice, primiparous pregnant females divided between the control group (N = 90), observed before the motivational training, and treated group (N = 84), observed right after training. The welfare of the animals was assessed by the ability to nest building by scoring each nest from 0 to 5, time to integrate into nest test (TINT); maternal behavior, which considers the rate of maternal care for nursing, licking / grooming the puppies and staying with the puppies; pup retrieval test; postnatal performance data, which considers the number of pups alive 24 hours after birth, cannibalism occurance and litter weight at the end of the experiment. The motivational level of each volunteer was assessed through the Utrecht Scale, PERMA Profiler and The Authentic Happiness Inventory. Motivational training was based on Yale Universitys course The Science of Well-Being, the book The How of Happiness and the book Motivation and Action. The results presented indicate that the methods used to assess mices welfare may have been influenced by environmental differences in each research center, since there was no reproducibility of the results. The motivational training effect was dependent on the research center evaluated for the nest score and maternal behavior testes. On the other hand, for the time-to-integrate-to-nest-test, not enough evidence was identified to support a possible effect of the treatment on the test, but there is evidence to confirm that the incidence of higher scores was influenced by the research center. For the questionnaires used in this study, they showed to be interesting to evaluate the personnel well-being. An increase in responses related to improvement in happiness, health, vigor, and dedication of volunteers was observed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBraga, Luisa Maria Gomes de MacedoRuiz, Vera Letticie de AzevedoRibeiro, Bianca Franzoni2023-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74135/tde-05022024-105948/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-02-05T13:34:02Zoai:teses.usp.br:tde-05022024-105948Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-02-05T13:34:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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