Desenvolvimento neurocomportamental de bebês prematuros avaliados na fase de 32 a 37 semanas de idade pós-concepcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Paula Stefaneli Ziotti
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-03042009-151410/
Resumo: O avanço na qualidade de atendimento intensivo na fase neonatal levou ao aumento dos índices de sobrevivência de bebês prematuros. A grande preocupação, não diz respeito tão somente à sobrevida, mas principalmente à qualidade de vida. O presente estudo teve por objetivo principal caracterizar o desenvolvimento neurocomportamental de bebês nascidos pré-termo antes de atingir o termo de 40 semanas de idade pós-concepcional. Os objetivos específicos foram: a) comparar o desempenho neurocomportamental da amostra de estudo com a amostra original da padronização do teste NAPI; b) comparar os indicadores de desenvolvimento neurocomportamental em grupos diferenciados pelos problemas perinatais; c) comparar os indicadores de desenvolvimento neurocomportamental em grupos diferenciados quanto ao sexo. A amostra foi composta por 202 bebês pré-termo ( 37 semanas de idade gestacional), de ambos os sexos, com baixo peso (< 2500g), estáveis clinicamente e internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal ou Berçário de Cuidados Intermediários do Hospital Materno-Infantil da cidade de Goiânia (GO), no período de setembro de 2004 a janeiro de 2006. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Avaliação Neurocomportamental do Pré-Termo (NAPI), roteiro de anamnese, prontuário médico e Questionário de Classificação Sócio Econômico. O procedimento de avaliação dos bebês foi filmado. O índice de acordo entre observadores foi de 88%. A análise dos vídeos foi processada para obter a pontuação do desempenho dos bebês, de acordo com o NAPI. Primeiramente, os dados foram submetidos à análise estatística descritiva. As variáveis discretas foram quantificadas em termos de frequência, prevalência ou porcentagem e as variáveis contínuas em termos de média e desvio padrão, mediana, valores mínimo e máximo. Procedeu-se à comparação entre os desempenhos no NAPI obtidos na amostra do estudo e os resultados da amostra do teste, entre meninos e meninas e entre dois grupos (Grupo com problema perinatal - PIG, anóxia, hemorragia e hidrocefalia e Grupo sem problema perinatal). Os resultados mostraram que houve diferença significativa entre os grupos nos domínios do NAPI. A amostra do estudo (AE) apresentou menor tonicidade muscular no sinal de cachecol, menor vigor e movimentação espontânea e maior alerta e orientação do que o grupo de padronização do teste (AT). Além disso, o grupo AE apresentou choro levemente mais fraco e maior quantidade de sono, indicando que os bebês dormiram mais durante a realização do teste, do que o grupo AT. Ao analisar a classificação geral do NAPI, de acordo com o desvio-padrão da amostra de padronização do teste, foi possível notar que a maior parte dos bebês estudados foi classificada na média e cerca de um terço foram classificados como abaixo da média. Verificou-se que não houve diferença estatística significativa entre os desempenho de meninos e meninas. Os resultados do desenvolvimento neurocomportamental dos grupos sem problemas e com problemas perinatais, em comparação à amostra de padronização do teste foram semelhantes em relação ao desempenho nos itens do NAPI. A avaliação forneceu dados sobre a detecção de risco no desenvolvimento de bebês nascidos prematuros, a fim de implementar medidas efetivas de intervenção preventiva para evitar problemas de desenvolvimento no futuro.
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Os objetivos específicos foram: a) comparar o desempenho neurocomportamental da amostra de estudo com a amostra original da padronização do teste NAPI; b) comparar os indicadores de desenvolvimento neurocomportamental em grupos diferenciados pelos problemas perinatais; c) comparar os indicadores de desenvolvimento neurocomportamental em grupos diferenciados quanto ao sexo. A amostra foi composta por 202 bebês pré-termo ( 37 semanas de idade gestacional), de ambos os sexos, com baixo peso (< 2500g), estáveis clinicamente e internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal ou Berçário de Cuidados Intermediários do Hospital Materno-Infantil da cidade de Goiânia (GO), no período de setembro de 2004 a janeiro de 2006. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Avaliação Neurocomportamental do Pré-Termo (NAPI), roteiro de anamnese, prontuário médico e Questionário de Classificação Sócio Econômico. O procedimento de avaliação dos bebês foi filmado. O índice de acordo entre observadores foi de 88%. A análise dos vídeos foi processada para obter a pontuação do desempenho dos bebês, de acordo com o NAPI. Primeiramente, os dados foram submetidos à análise estatística descritiva. As variáveis discretas foram quantificadas em termos de frequência, prevalência ou porcentagem e as variáveis contínuas em termos de média e desvio padrão, mediana, valores mínimo e máximo. Procedeu-se à comparação entre os desempenhos no NAPI obtidos na amostra do estudo e os resultados da amostra do teste, entre meninos e meninas e entre dois grupos (Grupo com problema perinatal - PIG, anóxia, hemorragia e hidrocefalia e Grupo sem problema perinatal). Os resultados mostraram que houve diferença significativa entre os grupos nos domínios do NAPI. A amostra do estudo (AE) apresentou menor tonicidade muscular no sinal de cachecol, menor vigor e movimentação espontânea e maior alerta e orientação do que o grupo de padronização do teste (AT). Além disso, o grupo AE apresentou choro levemente mais fraco e maior quantidade de sono, indicando que os bebês dormiram mais durante a realização do teste, do que o grupo AT. Ao analisar a classificação geral do NAPI, de acordo com o desvio-padrão da amostra de padronização do teste, foi possível notar que a maior parte dos bebês estudados foi classificada na média e cerca de um terço foram classificados como abaixo da média. Verificou-se que não houve diferença estatística significativa entre os desempenho de meninos e meninas. Os resultados do desenvolvimento neurocomportamental dos grupos sem problemas e com problemas perinatais, em comparação à amostra de padronização do teste foram semelhantes em relação ao desempenho nos itens do NAPI. A avaliação forneceu dados sobre a detecção de risco no desenvolvimento de bebês nascidos prematuros, a fim de implementar medidas efetivas de intervenção preventiva para evitar problemas de desenvolvimento no futuro.The quality improvement on newborns intensive care leaded to higher levels for premature babies survival rates. The bigger preoccupation doesnt regard simply their survival, but further on, regards quality of life. This study has the main objective to typify the neurobehavioral development on preterm born babies, before the 40th week of post-conceptional age. As specific objectives: a) to compare neurobehavioral performance of this studys sample to the original standard sample of NAPI test; b) to parallel indicators of neurobehavioral development in groups classified according to perinatal problems; c) to compare neurobehavioral development indicators from groups created according the gender. The sample has been composed of 202 preterm infants (gestational age 37 weeks), both genders, underweight (< 2500 g), clinically stable and on therapy at the Neonatal Intensive Care Unit or Intermediary Care Nursery of the Goiânias Hospital Materno-Infantil, for the period of September 2004 to January 2006. The following instruments were applied: Neurobehavioral Assessment for the Preterm Infant (NAPI), guide for anamnesis, medical history and a Questionnaire for Socioeconomical Individuation. The procedure for babies evaluation was filmed. The accordance rate among the beholders has been about 88%. The videos analysis had the purpose of rating babies performances according to NAPI. Firstly, data were submitted to descriptive statistic analysis. The discret variances were quantified depending on frequency, prevalence or percentage and continuous variances in terms of medium value and standard deviation, median, minimum and maximum values. Then the comparison of NAPI performances on studys sample and tests standard results, between both genders and two groups (one with perinatal problems PIG, such as anoxia, hemorrhaging and hydrocephalus and another group without any perinatal problem). Results shown meaningful difference between the groups on NAPI basis. The sample of this study (AE) has shown less muscular tonicity at the scarf sign, less vigor and spontaneuos movements, higher alert and orientation regards tests standard group (AT). Furthermore, the the AE group shown lightly weaker crying and higher quantity of sleeping, what means the newborns slept more during the test, regards AT group. When analyzed NAPI general ratings, according standard deviation on tests sample, it was remarkable that the the most of the newborns on study were rated at medium rating, besides around one third of them under that rate. No meaningful statistic difference was verified between boys and girls ratings. The results of neurobehavioral development on groups with and without perinatal problems, regards the standard of the test were simillar on NAPI. The assessment provided data about risk detection on babies born preterm, with the purpose of putting into effect effective measures for preventive intervention to avoid future development problems.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLinhares, Maria Beatriz MartinsGabriel, Paula Stefaneli Ziotti2009-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-03042009-151410/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-03042009-151410Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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