Enurese noturna: uma visão sistêmica, holística e educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rita Pavione Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-23062023-125416/
Resumo: Introdução: As evidências apontam a enurese noturna não como um fenômeno isolado de perda urinária durante o sono, mas engloba um conjunto de manifestações sistêmicas que impactam significativamente a qualidade de vida e o desenvolvimento infantil. No entanto, o entendimento da relação clínica e fisiológica dessas manifestações sistêmicas ainda é um desafio. Conhecer detalhes da literatura sobre EN podem fornecer melhores insights sobre as manifestações clínicas integradas e possibilitar o desenvolvimento de estratégias que garantam maior assertividade na avaliação e escolhas terapêuticas para estas crianças. Portanto o objetivo deste estudo é desenvolver um modelo de fenotipagem clínica das crianças com enurese noturna baseado em evidências para nortear os profissionais atuantes na área e uma plataforma educacional (Omnichannel) em um ambiente digital com linguagem acessível e divertida para as crianças e suas famílias. Métodos: Esta tese é uma compilação de 3 artigos originais, (um protocolo para revisão analítica e metodológica da literatura, um artigo de fenotipagem clínica para crianças com enurese noturna, e um artigo de tradução e adaptação transcultural de um questionário de qualidade de vida para disfunções urinárias em crianças), além disso foi incluída à tese o material da Plataforma Educacional (Omnichannel) Xixi e Cocô sem crise, desenvolvida para disseminar informação sobre função e disfunção urinária para crianças e suas famílias. Resultados: A tese é uma compilação de 3 artigos originais, (um protocolo para revisão analítica e metodológica da literatura, um artigo de fenotipagem clínica para crianças com enurese noturna, e um artigo de tradução e adaptação transcultural de um questionário de qualidade de vida para disfunções urinárias em crianças, além disso foi incluída à tese o material da Plataforma Educacional (Omnichannel) Xixi e Cocô sem crise, desenvolvida para disseminar informação sobre função e disfunção urinária e intestinal para crianças e suas famílias. Conclusão: Este estudo possibilitou o desenvolvimento de um modelo de fenotipagem para crianças com EN baseado em evidências que trarão importantes contribuições para o campo clínico e estudos futuros. Além disso, possibilitou a construção de uma plataforma educacional digital (Omnichannel) sobre função e disfunção urinária e intestinal, destinada a crianças e suas famílias
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spelling Enurese noturna: uma visão sistêmica, holística e educacionalNocturnal enuresis: a systemic, holistic and educational visionChildCriançaEducação em saúdeEnurese noturnaFenotipagemHealth educationMídias sociaisNocturnal enuresisPhenotypingSocial mediaIntrodução: As evidências apontam a enurese noturna não como um fenômeno isolado de perda urinária durante o sono, mas engloba um conjunto de manifestações sistêmicas que impactam significativamente a qualidade de vida e o desenvolvimento infantil. No entanto, o entendimento da relação clínica e fisiológica dessas manifestações sistêmicas ainda é um desafio. Conhecer detalhes da literatura sobre EN podem fornecer melhores insights sobre as manifestações clínicas integradas e possibilitar o desenvolvimento de estratégias que garantam maior assertividade na avaliação e escolhas terapêuticas para estas crianças. Portanto o objetivo deste estudo é desenvolver um modelo de fenotipagem clínica das crianças com enurese noturna baseado em evidências para nortear os profissionais atuantes na área e uma plataforma educacional (Omnichannel) em um ambiente digital com linguagem acessível e divertida para as crianças e suas famílias. Métodos: Esta tese é uma compilação de 3 artigos originais, (um protocolo para revisão analítica e metodológica da literatura, um artigo de fenotipagem clínica para crianças com enurese noturna, e um artigo de tradução e adaptação transcultural de um questionário de qualidade de vida para disfunções urinárias em crianças), além disso foi incluída à tese o material da Plataforma Educacional (Omnichannel) Xixi e Cocô sem crise, desenvolvida para disseminar informação sobre função e disfunção urinária para crianças e suas famílias. Resultados: A tese é uma compilação de 3 artigos originais, (um protocolo para revisão analítica e metodológica da literatura, um artigo de fenotipagem clínica para crianças com enurese noturna, e um artigo de tradução e adaptação transcultural de um questionário de qualidade de vida para disfunções urinárias em crianças, além disso foi incluída à tese o material da Plataforma Educacional (Omnichannel) Xixi e Cocô sem crise, desenvolvida para disseminar informação sobre função e disfunção urinária e intestinal para crianças e suas famílias. Conclusão: Este estudo possibilitou o desenvolvimento de um modelo de fenotipagem para crianças com EN baseado em evidências que trarão importantes contribuições para o campo clínico e estudos futuros. Além disso, possibilitou a construção de uma plataforma educacional digital (Omnichannel) sobre função e disfunção urinária e intestinal, destinada a crianças e suas famíliasIntroduction: Evidence points to nocturnal enuresis not as an isolated phenomenon of urinary loss during sleep, but encompasses a set of systemic manifestations that significantly impact quality of life and child development. However, understanding the clinical and physiological relationship of these systemic manifestations is still a challenge. Knowing details of the literature on NE can provide better insights into the integrated clinical manifestations and enable the development of strategies that guarantee greater assertiveness in the assessment and therapeutic choices for these children. Therefore, the objective of this study is to develop a model of clinical phenotyping of children with nocturnal enuresis based on evidence to guide professionals working in the area and an educational platform (Omnichannel) in a digital environment with accessible and fun language for children and their families. Methods: This thesis is a compilation of 3 original articles, (a protocol for analytical and methodological review of the literature, an article on clinical phenotyping for children with nocturnal enuresis, and an article on the translation and cross-cultural adaptation of a quality of life questionnaire for urinary dysfunctions in children), in addition, material from the Educational Platform (Omnichannel) Xixi e Coco sem Crise, developed to disseminate information on urinary function and dysfunction for children and their families, was also included in the thesis. Results: The thesis is a compilation of 3 original articles, (a protocol for analytical and methodological review of the literature, an article on clinical phenotyping for children with nocturnal enuresis, and an article on the translation and cross-cultural adaptation of a quality of life questionnaire for urinary dysfunctions in children, in addition, material from the Educational Platform (Omnichannel) Xixi e Coco sem Crise, developed to disseminate information on urinary function and dysfunction for children and their families, was also included in the thesis. Conclusion: This study enabled the development of an evidence-based phenotyping model for children with EN that will bring important contributions to the clinical field and future studies. In addition, it enabled the construction of a digital educational platform (Omnichannel) on urinary and intestinal function and dysfunction, aimed at children and their familiesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTanaka, ClaricePereira, Rita Pavione Rodrigues2023-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-23062023-125416/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-04T18:01:21Zoai:teses.usp.br:tde-23062023-125416Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-04T18:01:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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