A grande e a pequena história morantiana: um modo simples de denúncia
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-01022023-103632/ |
Resumo: | La Storia, publicado em 1974, causou as mais agudas e fervorosas discussões. Tanto a tentativa de reconstrução do romance - com a característica narradora onisciente, figura há muito sucumbida -, quanto o desejo de se aproximar de um público \"desabituado\" à leitura simbolizam a pretensão e o distanciamento da autora da produção literária do mesmo período. A análise do livro se assenta no realismo defendido por Lukács que entende a arte como representação da realidade, em todos os aspectos e nuanças. Nesse sentido, se institui a afinidade entre o pensamento do crítico com a poética de Elsa Morante. Com o objetivo proclamado de denunciar o \"escândalo que se repete\", a autora apresenta no próprio corpo do texto a divisão da história: de um lado, a dos poderosos e do outro, a dos oprimidos. De imediato, percebe-se sua inclinação para a dos humildes, pois retrata com profunda solidariedade os efeitos da Segunda Guerra Mundial na vida do povo de Roma que sofreu as conseqüências funestas de um conflito, sem ter decidido por ele. A linguagem simples, semelhante a dos protagonistas da história, mesclada à aura que envolve o livro, cujas cenas se apresentam com um realismo duro, porém narradas sem a perda da ternura e da magia próprias da escritura morantiana, confirmam a singularidade da obra |
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A grande e a pequena história morantiana: um modo simples de denúnciaNon disponibileLiteratura italianaNon disponibileRomanceLa Storia, publicado em 1974, causou as mais agudas e fervorosas discussões. Tanto a tentativa de reconstrução do romance - com a característica narradora onisciente, figura há muito sucumbida -, quanto o desejo de se aproximar de um público \"desabituado\" à leitura simbolizam a pretensão e o distanciamento da autora da produção literária do mesmo período. A análise do livro se assenta no realismo defendido por Lukács que entende a arte como representação da realidade, em todos os aspectos e nuanças. Nesse sentido, se institui a afinidade entre o pensamento do crítico com a poética de Elsa Morante. Com o objetivo proclamado de denunciar o \"escândalo que se repete\", a autora apresenta no próprio corpo do texto a divisão da história: de um lado, a dos poderosos e do outro, a dos oprimidos. De imediato, percebe-se sua inclinação para a dos humildes, pois retrata com profunda solidariedade os efeitos da Segunda Guerra Mundial na vida do povo de Roma que sofreu as conseqüências funestas de um conflito, sem ter decidido por ele. A linguagem simples, semelhante a dos protagonistas da história, mesclada à aura que envolve o livro, cujas cenas se apresentam com um realismo duro, porém narradas sem a perda da ternura e da magia próprias da escritura morantiana, confirmam a singularidade da obraPubblicato nel 1974, La Storia causò discussioni acute ed infervorate. Tanto il tentativo di ricostruire il romanzo - con la caratteristica narratrice onnisciente, figura persa da tempo -, quanto il desiderio di avvicinarsi ad un pubblico \"disabituato\" alla lettura simboleggiano l\'atteggiamento pretenzioso e il distanziamento dell\'autrice dalla produzione letteraria dello stesso periodo. L\'analisi del libro si basa sul realismo difeso da Lukács che intende l\'arte come rappresentazione della realtà, in tutti gli aspetti e in tutte le sfumature. In questo senso si istituisce l\'affinità tra il pensiero del critico e la poetica di Elsa Morante. Con l\'obiettivo proclamato di denunciare lo \"scandalo che si ripete\", l\'autrice presenta nel testo stesso la divisione della storia: da una parte i potenti e dall\'altra gli oppressi. Si percepisce immediatamente la sua propensione verso gli umili, poiché ritratta con profonda solidarietà gli effetti della Seconda Guerra Mondiale nella vita del popolo di Roma che subi le conseguenze funeste del conflitto, senza aver potuto prendere parte alle decisioni. Il linguaggio semplice, simile a quello del protagonisti dela Storia, mescolato all\'aura che avvolge il libro, le cui scene si presentano caratterizzate da un duro realismo e tuttavia narrate senza che si perda la tenerezza e la magia proprie della scrittura morantiana, confermano la singolarità dell\' operaBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Vilma de Katinszky Barreto deAlves, Luciane2002-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-01022023-103632/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-02-01T12:42:17Zoai:teses.usp.br:tde-01022023-103632Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-02-01T12:42:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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