Políticas públicas no turismo brasileiro - A cidade de São Paulo e a construção de sua identidade turística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Caio Luiz Cibella de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27148/tde-23112009-121752/
Resumo: Resumo Objetivando destacar a importância estratégica das políticas públicas do turismo para o desenvolvimento da cidade de São Paulo, esta tese investiga as principais ações implementadas pela São Paulo Turismo S/A, o órgão gestor municipal de turismo da cidade de São Paulo, especialmente de 2005 a 2008 e faz remissão às políticas públicas desenvolvidas no Brasil desde 1966 até os nossos dias. Visa demonstrar sua evolução histórica, tal como a marca do tempo do turismo brasileiro, com destaques da gestão na adoção de instrumentais formadores da imagem do turismo, entre eles, infraestrutura turística, capacitação profissional, cadeia produtiva, agenda cultural e eventos, parcerias e produtos segmentados, inovações tecnológicas, marketing e promoção, pesquisas e outros indicadores decisórios. Considerando a grandeza do objeto estudado e a escassez de informações sobre o tema, metodologicamente foram analisados os principais planos estratégicos e pesquisas científicas existentes sobre a percepção do turismo na cidade e em momentos diferenciados. Com base nos dados comparados, estes resultados mostram a capital como um destino turístico atraente por suas opções de negócios e eventos, mas também revelam um nítido desenvolvimento em sua essência criativa pelo lazer, com avaliações crescentes de sua oferta, especialmente de atrativos culturais, gastronomia e compras. Aliada a uma caracterização de segmentos da sua demanda, a imagem do turismo na cidade ainda é multifacetada, diversificada, caracterizada por palavras e cores distintas, de forma geral criticada por aspectos abrangentes de acessibilidade, limpeza e segurança. Especificamente com a adoção profissional de um planejamento estratégico em parceria com o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SP&CVB) e, a partir de 2005, uma continuidade da governança pública da São Paulo Turismo (SPTuris), revela grande força nas políticas adotadas, maior passando a ser a percepção do turismo na cidade de São Paulo sob a ótica de seus visitantes e moradores. Com base em um diagnóstico do turismo na cidade, essa constatação é também confirmada por resultados de pesquisas aplicadas em três megaeventos de lazer implementados pelas políticas públicas de turismo, evidenciando estatisticamente que, apesar dos problemas típicos da urbanização grandiosa, é muito boa a percepção do turismo paulistano. Mesmo contando com baixíssimos investimentos em planejamento e promoção, esse destino é distinguido por um progresso com fortalecimento de sua imagem e identidade associado a um turismo profissional próprio, competitivo, personalizado, equiparado a grandes cidades mundiais, gerador de produtividade e de benefícios econômicos, sociais e culturais. O modelo de gestão pública do turismo local, explicitado pelo estudo com as devidas convicções técnicas e por indicadores favoráveis, demonstra que não há mais como interromper este processo, sendo vital sua continuidade, monitoramento e aperfeiçoamento. Fica também sinalizado que, além da vocação natural da cidade de São Paulo para o segmento de eventos, o processamento inteligente da nossa diversidade cultural, dos nossos talentos e das economias criativas é a receita certa para construirmos nossa identidade turística e a
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Visa demonstrar sua evolução histórica, tal como a marca do tempo do turismo brasileiro, com destaques da gestão na adoção de instrumentais formadores da imagem do turismo, entre eles, infraestrutura turística, capacitação profissional, cadeia produtiva, agenda cultural e eventos, parcerias e produtos segmentados, inovações tecnológicas, marketing e promoção, pesquisas e outros indicadores decisórios. Considerando a grandeza do objeto estudado e a escassez de informações sobre o tema, metodologicamente foram analisados os principais planos estratégicos e pesquisas científicas existentes sobre a percepção do turismo na cidade e em momentos diferenciados. Com base nos dados comparados, estes resultados mostram a capital como um destino turístico atraente por suas opções de negócios e eventos, mas também revelam um nítido desenvolvimento em sua essência criativa pelo lazer, com avaliações crescentes de sua oferta, especialmente de atrativos culturais, gastronomia e compras. Aliada a uma caracterização de segmentos da sua demanda, a imagem do turismo na cidade ainda é multifacetada, diversificada, caracterizada por palavras e cores distintas, de forma geral criticada por aspectos abrangentes de acessibilidade, limpeza e segurança. Especificamente com a adoção profissional de um planejamento estratégico em parceria com o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SP&CVB) e, a partir de 2005, uma continuidade da governança pública da São Paulo Turismo (SPTuris), revela grande força nas políticas adotadas, maior passando a ser a percepção do turismo na cidade de São Paulo sob a ótica de seus visitantes e moradores. Com base em um diagnóstico do turismo na cidade, essa constatação é também confirmada por resultados de pesquisas aplicadas em três megaeventos de lazer implementados pelas políticas públicas de turismo, evidenciando estatisticamente que, apesar dos problemas típicos da urbanização grandiosa, é muito boa a percepção do turismo paulistano. Mesmo contando com baixíssimos investimentos em planejamento e promoção, esse destino é distinguido por um progresso com fortalecimento de sua imagem e identidade associado a um turismo profissional próprio, competitivo, personalizado, equiparado a grandes cidades mundiais, gerador de produtividade e de benefícios econômicos, sociais e culturais. O modelo de gestão pública do turismo local, explicitado pelo estudo com as devidas convicções técnicas e por indicadores favoráveis, demonstra que não há mais como interromper este processo, sendo vital sua continuidade, monitoramento e aperfeiçoamento. Fica também sinalizado que, além da vocação natural da cidade de São Paulo para o segmento de eventos, o processamento inteligente da nossa diversidade cultural, dos nossos talentos e das economias criativas é a receita certa para construirmos nossa identidade turística e aObjetivando destacar a importância estratégica das políticas públicas do turismo para o desenvolvimento da cidade de São Paulo, esta tese investiga as principais ações implementadas pela São Paulo Turismo S/A, o órgão gestor municipal de turismo da cidade de São Paulo, especialmente de 2005 a 2008 e faz remissão às políticas públicas desenvolvidas no Brasil desde 1966 até os nossos dias. Visa demonstrar sua evolução histórica, tal como a marca do tempo do turismo brasileiro, com destaques da gestão na adoção de instrumentais formadores da imagem do turismo, entre eles, infraestrutura turística, capacitação profissional, cadeia produtiva, agenda cultural e eventos, parcerias e produtos segmentados, inovações tecnológicas, marketing e promoção, pesquisas e outros indicadores decisórios. Considerando a grandeza do objeto estudado e a escassez de informações sobre o tema, metodologicamente foram analisados os principais planos estratégicos e pesquisas científicas existentes sobre a percepção do turismo na cidade e em momentos diferenciados. Com base nos dados comparados, estes resultados mostram a capital como um destino turístico atraente por suas opções de negócios e eventos, mas também revelam um nítido desenvolvimento em sua essência criativa pelo lazer, com avaliações crescentes de sua oferta, especialmente de atrativos culturais, gastronomia e compras. Aliada a uma caracterização de segmentos da sua demanda, a imagem do turismo na cidade ainda é multifacetada, diversificada, caracterizada por palavras e cores distintas, de forma geral criticada por aspectos abrangentes de acessibilidade, limpeza e segurança. Especificamente com a adoção profissional de um planejamento estratégico em parceria com o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SP&CVB) e, a partir de 2005, uma continuidade da governança pública da São Paulo Turismo (SPTuris), revela grande força nas políticas adotadas, maior passando a ser a percepção do turismo na cidade de São Paulo sob a ótica de seus visitantes e moradores. Com base em um diagnóstico do turismo na cidade, essa constatação é também confirmada por resultados de pesquisas aplicadas em três megaeventos de lazer implementados pelas políticas públicas de turismo, evidenciando estatisticamente que, apesar dos problemas típicos da urbanização grandiosa, é muito boa a percepção do turismo paulistano. Mesmo contando com baixíssimos investimentos em planejamento e promoção, esse destino é distinguido por um progresso com fortalecimento de sua imagem e identidade associado a um turismo profissional próprio, competitivo, personalizado, equiparado a grandes cidades mundiais, gerador de produtividade e de benefícios econômicos, sociais e culturais. O modelo de gestão pública do turismo local, explicitado pelo estudo com as devidas convicções técnicas e por indicadores favoráveis, demonstra que não há mais como interromper este processo, sendo vital sua continuidade, monitoramento e aperfeiçoamento. Fica também sinalizado que, além da vocação natural da cidade de São Paulo para o segmento de eventos, o processamento inteligente da nossa diversidade cultural, dos nossos talentos e das economias criativas é a receita certa para construirmos nossa identidade turística e a percepção ideal que desejamos passar ao nosso visitante de forma a seduzir seu imaginário.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLage, Beatriz Helena GelasCarvalho, Caio Luiz Cibella de2009-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27148/tde-23112009-121752/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-23112009-121752Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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