Efeitos de diferentes magnitudes de reforçamento em procedimento de correção no ensino de repertório de falante e ouvinte em crianças diagnosticadas com autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-24072017-174656/ |
Resumo: | A análise do comportamento tem tido sucesso no ensino de comportamento verbal de ouvinte e falante para o público autista. Parte dos resultados positivos que têm sido obtidos são atribuídos ao efeito do reforçamento das respostas corretas treinadas. Porém, é importante também a investigação dos efeitos das consequências que se dão às respostas incorretas. Uma das consequências que pode ser prevista é a correção de erro. Alguns estudos têm sido feitos nesse tema, sendo que alguns tratam da topografia com que se fornece a essa correção e outros tratam do esquema de reforçamento que se pode dar após a resposta comparada ao reforçamento dado a respostas corretas independentes. O objetivo do presente trabalho foi comparar uma condição que fornecia reforçadores de mesma magnitude para respostas corrigidas e independentes com uma segunda condição que fornecia reforçadores de diferentes magnitudes para estes dois tipos de respostas. Foram medidas as taxas de respostas corretas no ensino de tato e discriminação auditivo-visual para três crianças com desenvolvimento atípico. No ensino das respostas de tato, todos os participantes obtiveram melhores resultados na condição de diferentes magnitudes. Para respostas de discriminação auditivo-visual, dois participantes obtiveram melhores resultados com a condição de diferentes magnitudes e um obteve melhores resultados com mesma magnitude |
id |
USP_cb8155bf5a8a9f8817b9fcbcd641f74e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-24072017-174656 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Efeitos de diferentes magnitudes de reforçamento em procedimento de correção no ensino de repertório de falante e ouvinte em crianças diagnosticadas com autismoEffects of different reinforcement magnitude to correction procedure to teach tact and listener response to children with autismAnálise do Comportamento AplicadaAutismAutismoCorreção de erroError correction procedureMagnitudes de reforçamentoReinforcement magnitude Applied Behavior AnalysisTactTatoA análise do comportamento tem tido sucesso no ensino de comportamento verbal de ouvinte e falante para o público autista. Parte dos resultados positivos que têm sido obtidos são atribuídos ao efeito do reforçamento das respostas corretas treinadas. Porém, é importante também a investigação dos efeitos das consequências que se dão às respostas incorretas. Uma das consequências que pode ser prevista é a correção de erro. Alguns estudos têm sido feitos nesse tema, sendo que alguns tratam da topografia com que se fornece a essa correção e outros tratam do esquema de reforçamento que se pode dar após a resposta comparada ao reforçamento dado a respostas corretas independentes. O objetivo do presente trabalho foi comparar uma condição que fornecia reforçadores de mesma magnitude para respostas corrigidas e independentes com uma segunda condição que fornecia reforçadores de diferentes magnitudes para estes dois tipos de respostas. Foram medidas as taxas de respostas corretas no ensino de tato e discriminação auditivo-visual para três crianças com desenvolvimento atípico. No ensino das respostas de tato, todos os participantes obtiveram melhores resultados na condição de diferentes magnitudes. Para respostas de discriminação auditivo-visual, dois participantes obtiveram melhores resultados com a condição de diferentes magnitudes e um obteve melhores resultados com mesma magnitudeBehavior analysis has been successful in teaching verbal behavior listener and speaker responses to the autistics children. Part of the positive results that have been obtained are attributed to the reinforcing effect of the correct trained response. However, it is also important to investigate the effects of the consequences of incorrect responses. One of the consequences that can be predicted is the error correction procedure. Some studies have been done on this theme, some of wich deal with the topography that is provided to this correction and others deal with the reinforcement scheme that can be given after the correct or incorrect responses. The objective of the present study was to compare a condition that provided reinforcers of the same magnitude for corrected and independent responses with a second condition that provided reinforcers of different magnitudes for these two types of responses. The rates of correct responses in the teaching of listen responses and tact were measured for three children with autism. In the teaching of tact responses, all the participants obtained better results in the participants obtained better results in the condition of different magnitudes. For listen responses, two participants obtained better results with the condition of different magnitudes and one obtained better results with the same magnitudesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHübner, Maria Martha CostaRoncati, Ana Luiza Costa2017-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-24072017-174656/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-24072017-174656Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos de diferentes magnitudes de reforçamento em procedimento de correção no ensino de repertório de falante e ouvinte em crianças diagnosticadas com autismo Effects of different reinforcement magnitude to correction procedure to teach tact and listener response to children with autism |
title |
Efeitos de diferentes magnitudes de reforçamento em procedimento de correção no ensino de repertório de falante e ouvinte em crianças diagnosticadas com autismo |
spellingShingle |
Efeitos de diferentes magnitudes de reforçamento em procedimento de correção no ensino de repertório de falante e ouvinte em crianças diagnosticadas com autismo Roncati, Ana Luiza Costa Análise do Comportamento Aplicada Autism Autismo Correção de erro Error correction procedure Magnitudes de reforçamento Reinforcement magnitude Applied Behavior Analysis Tact Tato |
title_short |
Efeitos de diferentes magnitudes de reforçamento em procedimento de correção no ensino de repertório de falante e ouvinte em crianças diagnosticadas com autismo |
title_full |
Efeitos de diferentes magnitudes de reforçamento em procedimento de correção no ensino de repertório de falante e ouvinte em crianças diagnosticadas com autismo |
title_fullStr |
Efeitos de diferentes magnitudes de reforçamento em procedimento de correção no ensino de repertório de falante e ouvinte em crianças diagnosticadas com autismo |
title_full_unstemmed |
Efeitos de diferentes magnitudes de reforçamento em procedimento de correção no ensino de repertório de falante e ouvinte em crianças diagnosticadas com autismo |
title_sort |
Efeitos de diferentes magnitudes de reforçamento em procedimento de correção no ensino de repertório de falante e ouvinte em crianças diagnosticadas com autismo |
author |
Roncati, Ana Luiza Costa |
author_facet |
Roncati, Ana Luiza Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hübner, Maria Martha Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roncati, Ana Luiza Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do Comportamento Aplicada Autism Autismo Correção de erro Error correction procedure Magnitudes de reforçamento Reinforcement magnitude Applied Behavior Analysis Tact Tato |
topic |
Análise do Comportamento Aplicada Autism Autismo Correção de erro Error correction procedure Magnitudes de reforçamento Reinforcement magnitude Applied Behavior Analysis Tact Tato |
description |
A análise do comportamento tem tido sucesso no ensino de comportamento verbal de ouvinte e falante para o público autista. Parte dos resultados positivos que têm sido obtidos são atribuídos ao efeito do reforçamento das respostas corretas treinadas. Porém, é importante também a investigação dos efeitos das consequências que se dão às respostas incorretas. Uma das consequências que pode ser prevista é a correção de erro. Alguns estudos têm sido feitos nesse tema, sendo que alguns tratam da topografia com que se fornece a essa correção e outros tratam do esquema de reforçamento que se pode dar após a resposta comparada ao reforçamento dado a respostas corretas independentes. O objetivo do presente trabalho foi comparar uma condição que fornecia reforçadores de mesma magnitude para respostas corrigidas e independentes com uma segunda condição que fornecia reforçadores de diferentes magnitudes para estes dois tipos de respostas. Foram medidas as taxas de respostas corretas no ensino de tato e discriminação auditivo-visual para três crianças com desenvolvimento atípico. No ensino das respostas de tato, todos os participantes obtiveram melhores resultados na condição de diferentes magnitudes. Para respostas de discriminação auditivo-visual, dois participantes obtiveram melhores resultados com a condição de diferentes magnitudes e um obteve melhores resultados com mesma magnitude |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-24072017-174656/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-24072017-174656/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257309153067008 |