Metodologia e aprendizagem: um caminho para a educação geográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-13012009-114843/ |
Resumo: | Com o objetivo de discutir a importância da aprendizagem e da metodologia de ensino em Geografia, trataremos nesta pesquisa da aprendizagem em Geografia, pautando o debate na corrente teórica da psicologia genética, o que respaldará o entendimento do processo de construção de conceitos pelos sujeitos da aprendizagem, bem como a sistematização de estudiosos da área de Geografia que tratam os assuntos referentes à educação geográfica. A hipótese central é a de que, quando os conteúdos da Geografia são trabalhados de forma articulada dentro de uma seqüência didática que contemple procedimentos fundamentais para garantir o envolvimento do aluno na proposta de aprendizagem, utilize diversificados instrumentos didáticos, apresente diferentes tipos de conteúdos, que sejam por sua vez encadeados de maneira contextualizada, no corpo de um projeto, o envolvimento do aluno, bem como o processo de aprendizagem, é beneficiado, na medida em que o sujeito é colocado em uma situação a qual demanda a aprendizagem e ao mesmo tempo a torna significativa. Para que pudéssemos verificar os resultados de um trabalho como esse, baseamo-nos em pesquisas empíricas realizadas em duas escolas, uma pública e outra particular, com alunos do Ensino Fundamental II. Com base nos objetivos e nas opções metodológicas aqui empregadas, constatamos que a condição social dos sujeitos mostrou-se menos relevante do que se supõe para o processo de aprendizagem, o que corrobora os pressupostos de que a metodologia de ensino é responsável, em boa parte, pelo sucesso deste processo. |
id |
USP_cbe8d97c7023f75a0e72b9d4a696f31c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-13012009-114843 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Metodologia e aprendizagem: um caminho para a educação geográficaMethodology and learning: a way for the geografic educationAprendizagemConcepts constructionConstrução de conceitosDidactic sequenceLearningProjectsProjetosSeqüência didáticaCom o objetivo de discutir a importância da aprendizagem e da metodologia de ensino em Geografia, trataremos nesta pesquisa da aprendizagem em Geografia, pautando o debate na corrente teórica da psicologia genética, o que respaldará o entendimento do processo de construção de conceitos pelos sujeitos da aprendizagem, bem como a sistematização de estudiosos da área de Geografia que tratam os assuntos referentes à educação geográfica. A hipótese central é a de que, quando os conteúdos da Geografia são trabalhados de forma articulada dentro de uma seqüência didática que contemple procedimentos fundamentais para garantir o envolvimento do aluno na proposta de aprendizagem, utilize diversificados instrumentos didáticos, apresente diferentes tipos de conteúdos, que sejam por sua vez encadeados de maneira contextualizada, no corpo de um projeto, o envolvimento do aluno, bem como o processo de aprendizagem, é beneficiado, na medida em que o sujeito é colocado em uma situação a qual demanda a aprendizagem e ao mesmo tempo a torna significativa. Para que pudéssemos verificar os resultados de um trabalho como esse, baseamo-nos em pesquisas empíricas realizadas em duas escolas, uma pública e outra particular, com alunos do Ensino Fundamental II. Com base nos objetivos e nas opções metodológicas aqui empregadas, constatamos que a condição social dos sujeitos mostrou-se menos relevante do que se supõe para o processo de aprendizagem, o que corrobora os pressupostos de que a metodologia de ensino é responsável, em boa parte, pelo sucesso deste processo.With the objective to argue the importance of the Geography Learning and Education Methodologys, we will base the subject on the genetic psychology theoretical chain, endorsing the understanding of the construction process of concepts by the pupils, as well as the systematization of studious of the Geography Area who treat the referring subjects to the geographic education. The central hypothesis is that when Geography contents are worked in an articulated way inside of a didactic sequence, that contemplates basic procedures to guarantee the pupil involvement in the learning proposal, sequence in which are used diverse didactic instruments, showing different types of contents, linked as a context in the project body, providing the pupil involvement, as well as benefiting the learning process, due to the placing of the pupil in a situation of learning demand, becoming it significant at the same time. To allow us the work results verification as this, we will base the study on a empirical researches done in two schools, one public and other private, with the Basic Learning pupils, based on objectives and methodological options used. We also evidenced that the pupils social condition is less expressive for the learning process, what corroborates with the estimated ones of that the education methodology is responsible, significantly, for the success of this process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCastellar, Sonia Maria VanzellaSeferian, Ana Paula Gomes2008-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-13012009-114843/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-13012009-114843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia e aprendizagem: um caminho para a educação geográfica Methodology and learning: a way for the geografic education |
title |
Metodologia e aprendizagem: um caminho para a educação geográfica |
spellingShingle |
Metodologia e aprendizagem: um caminho para a educação geográfica Seferian, Ana Paula Gomes Aprendizagem Concepts construction Construção de conceitos Didactic sequence Learning Projects Projetos Seqüência didática |
title_short |
Metodologia e aprendizagem: um caminho para a educação geográfica |
title_full |
Metodologia e aprendizagem: um caminho para a educação geográfica |
title_fullStr |
Metodologia e aprendizagem: um caminho para a educação geográfica |
title_full_unstemmed |
Metodologia e aprendizagem: um caminho para a educação geográfica |
title_sort |
Metodologia e aprendizagem: um caminho para a educação geográfica |
author |
Seferian, Ana Paula Gomes |
author_facet |
Seferian, Ana Paula Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castellar, Sonia Maria Vanzella |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seferian, Ana Paula Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Concepts construction Construção de conceitos Didactic sequence Learning Projects Projetos Seqüência didática |
topic |
Aprendizagem Concepts construction Construção de conceitos Didactic sequence Learning Projects Projetos Seqüência didática |
description |
Com o objetivo de discutir a importância da aprendizagem e da metodologia de ensino em Geografia, trataremos nesta pesquisa da aprendizagem em Geografia, pautando o debate na corrente teórica da psicologia genética, o que respaldará o entendimento do processo de construção de conceitos pelos sujeitos da aprendizagem, bem como a sistematização de estudiosos da área de Geografia que tratam os assuntos referentes à educação geográfica. A hipótese central é a de que, quando os conteúdos da Geografia são trabalhados de forma articulada dentro de uma seqüência didática que contemple procedimentos fundamentais para garantir o envolvimento do aluno na proposta de aprendizagem, utilize diversificados instrumentos didáticos, apresente diferentes tipos de conteúdos, que sejam por sua vez encadeados de maneira contextualizada, no corpo de um projeto, o envolvimento do aluno, bem como o processo de aprendizagem, é beneficiado, na medida em que o sujeito é colocado em uma situação a qual demanda a aprendizagem e ao mesmo tempo a torna significativa. Para que pudéssemos verificar os resultados de um trabalho como esse, baseamo-nos em pesquisas empíricas realizadas em duas escolas, uma pública e outra particular, com alunos do Ensino Fundamental II. Com base nos objetivos e nas opções metodológicas aqui empregadas, constatamos que a condição social dos sujeitos mostrou-se menos relevante do que se supõe para o processo de aprendizagem, o que corrobora os pressupostos de que a metodologia de ensino é responsável, em boa parte, pelo sucesso deste processo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-13012009-114843/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-13012009-114843/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090666499670016 |