Tradição e anti-tradição em Lucio Costa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benoit, Alexandre Hector
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-31032021-120804/
Resumo: Base do esquema teórico de Lucio Costa, a ideia de tradição pode ser vista como fo que o guia através da modernidade brasileira entre 1930 e 1960. Nesse período, quando a cultura no país é tomada por uma \"vontade construtiva geral\", vive-se entre a acelerada renovação e o apagamento permanente de tudo que fca para trás. \"Tradição\" é a resposta de Lucio Costa a este dilema, em três momentos diferentes. Primeiro, como o elo que vence o isolamento e o atraso, que se enlaça no desígnio corbuseano de uma América \"dos latinos\", na herança mais remota dos construtores ultramarinos, na presença irredutível dos jesuítas e na evolução do saber-fazer colonial. Depois, reescrita, absorvendo o choque inevitável com o caráter espetacular da obra de Niemeyer e a consequente necessidade de incorporar a fgura do gênio nacional - desdobramento que é paradoxalmente acompanhado de sua mais profunda imersão no passado dos construtores artesãos por meio das viagens às aldeias e vilas portuguesas. Por fm, como terceiro momento, com o concurso para Brasília (1956), eis que se vê lançado novamente ao centro dos acontecimentos, ocasião em que apresenta, ao nosso ver, uma terceira tradição, ou, como chamamos aqui, antitradição, dadas as peculiares características que movem seu raciocínio sobre a imagem que deve ter a capital do país e os dilemas de formação que insistem em assombrar a modernidade nesta parte do mundo.
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