A Quarta Sinfonia de Gustav Mahler e sua redução na versão de câmara de Klaus Simon: uma análise comparativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bachur, André Misiara
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-01042024-121713/
Resumo: O presente trabalho consiste em uma análise comparativa entre a Quarta Sinfonia de Gustav Mahler (1899-1900) e a sua versão reduzida para grupo de câmara, feita pelo pianista e regente alemão Klaus Simon, em 2007. Objetivando identificar os recursos técnicos empregados no trabalho de transposição da obra original, essa dissertação mapeia e discute as escolhas realizadas por Simon para manutenção da sonoridade da composição de Mahler. Partindo da contextualização e análise da 4ª Sinfonia de Mahler, destacou-se trechos e elementos para comparação e, à luz do debate sobre os processos de reelaboração musical, levantou-se ferramentas para auxiliar essa análise. A comparação entre as versões observou, assim, parâmetros como meio instrumental, altura, timbre, textura, sonoridade, articulacao, acento, dinamica para determinados trechos, buscando contemplar uma visão geral da obra e seus objetos sonoros, além de trazer seus momentos principais para a análise. Por fim, ilumina-se um conjunto de estratégias empregadas por Simon, trazendo processos mais ou menos frequentes, que, além de ajudar a compreender a redução em questão, podem nortear e inspirar futuras reelaborações musicais semelhantes.
id USP_cc200219242e7bb90f5994fa0d815333
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01042024-121713
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A Quarta Sinfonia de Gustav Mahler e sua redução na versão de câmara de Klaus Simon: uma análise comparativaGustav Mahler\'s Fourth Symphony and its reduction in Klaus Simon\'s chamber version: a comparative analysisGustav MahlerGustav MahlerKlaus SimonKlaus SimonMusical reworkingOrchestrationOrquestraçãoReduçãoReductionReelaboração MusicalO presente trabalho consiste em uma análise comparativa entre a Quarta Sinfonia de Gustav Mahler (1899-1900) e a sua versão reduzida para grupo de câmara, feita pelo pianista e regente alemão Klaus Simon, em 2007. Objetivando identificar os recursos técnicos empregados no trabalho de transposição da obra original, essa dissertação mapeia e discute as escolhas realizadas por Simon para manutenção da sonoridade da composição de Mahler. Partindo da contextualização e análise da 4ª Sinfonia de Mahler, destacou-se trechos e elementos para comparação e, à luz do debate sobre os processos de reelaboração musical, levantou-se ferramentas para auxiliar essa análise. A comparação entre as versões observou, assim, parâmetros como meio instrumental, altura, timbre, textura, sonoridade, articulacao, acento, dinamica para determinados trechos, buscando contemplar uma visão geral da obra e seus objetos sonoros, além de trazer seus momentos principais para a análise. Por fim, ilumina-se um conjunto de estratégias empregadas por Simon, trazendo processos mais ou menos frequentes, que, além de ajudar a compreender a redução em questão, podem nortear e inspirar futuras reelaborações musicais semelhantes.The present work consists of a comparative analysis between Gustav Mahler\'s Fourth Symphony (1899-1900) and the reduced version for chamber group made by the German pianist and conductor Klaus Simon in 2007. Aiming to identify the technical resources employed in the transposition of the original work, this dissertation maps and discusses Simon\'s choices to maintain the sonority of Mahler\'s composition. Starting from a contextualization and analysis of Mahler\'s 4th Symphony, excerpts and elements for comparison were highlighted and, in the light of the debate on the processes of musical reworking, tools were raised to assist this analysis. Thus, the comparison between the versions observed parameters such as instrumental medium, pitch, timbre, texture, sonority, articulation, accent, dynamics for certain excerpts, seeking to contemplate an overview of the work and its sound objects, as well as to bring its main moments to the analysis. Finally, a set of strategies employed by Simon is illuminated, bringing more or less frequent processes, which, in addition to helping to understand the reduction in question, can guide and inspire future similar musical reworkings.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRamos, Marco Antonio da SilvaBachur, André Misiara2023-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-01042024-121713/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-02T17:04:02Zoai:teses.usp.br:tde-01042024-121713Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-02T17:04:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Quarta Sinfonia de Gustav Mahler e sua redução na versão de câmara de Klaus Simon: uma análise comparativa
Gustav Mahler\'s Fourth Symphony and its reduction in Klaus Simon\'s chamber version: a comparative analysis
title A Quarta Sinfonia de Gustav Mahler e sua redução na versão de câmara de Klaus Simon: uma análise comparativa
spellingShingle A Quarta Sinfonia de Gustav Mahler e sua redução na versão de câmara de Klaus Simon: uma análise comparativa
Bachur, André Misiara
Gustav Mahler
Gustav Mahler
Klaus Simon
Klaus Simon
Musical reworking
Orchestration
Orquestração
Redução
Reduction
Reelaboração Musical
title_short A Quarta Sinfonia de Gustav Mahler e sua redução na versão de câmara de Klaus Simon: uma análise comparativa
title_full A Quarta Sinfonia de Gustav Mahler e sua redução na versão de câmara de Klaus Simon: uma análise comparativa
title_fullStr A Quarta Sinfonia de Gustav Mahler e sua redução na versão de câmara de Klaus Simon: uma análise comparativa
title_full_unstemmed A Quarta Sinfonia de Gustav Mahler e sua redução na versão de câmara de Klaus Simon: uma análise comparativa
title_sort A Quarta Sinfonia de Gustav Mahler e sua redução na versão de câmara de Klaus Simon: uma análise comparativa
author Bachur, André Misiara
author_facet Bachur, André Misiara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Marco Antonio da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Bachur, André Misiara
dc.subject.por.fl_str_mv Gustav Mahler
Gustav Mahler
Klaus Simon
Klaus Simon
Musical reworking
Orchestration
Orquestração
Redução
Reduction
Reelaboração Musical
topic Gustav Mahler
Gustav Mahler
Klaus Simon
Klaus Simon
Musical reworking
Orchestration
Orquestração
Redução
Reduction
Reelaboração Musical
description O presente trabalho consiste em uma análise comparativa entre a Quarta Sinfonia de Gustav Mahler (1899-1900) e a sua versão reduzida para grupo de câmara, feita pelo pianista e regente alemão Klaus Simon, em 2007. Objetivando identificar os recursos técnicos empregados no trabalho de transposição da obra original, essa dissertação mapeia e discute as escolhas realizadas por Simon para manutenção da sonoridade da composição de Mahler. Partindo da contextualização e análise da 4ª Sinfonia de Mahler, destacou-se trechos e elementos para comparação e, à luz do debate sobre os processos de reelaboração musical, levantou-se ferramentas para auxiliar essa análise. A comparação entre as versões observou, assim, parâmetros como meio instrumental, altura, timbre, textura, sonoridade, articulacao, acento, dinamica para determinados trechos, buscando contemplar uma visão geral da obra e seus objetos sonoros, além de trazer seus momentos principais para a análise. Por fim, ilumina-se um conjunto de estratégias empregadas por Simon, trazendo processos mais ou menos frequentes, que, além de ajudar a compreender a redução em questão, podem nortear e inspirar futuras reelaborações musicais semelhantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-01042024-121713/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-01042024-121713/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256576114556928