Adolescência e desafios na contracepção e prevenção das DST/Aids: uma relação em questão para a saúde pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ludmila Ramos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-01092014-090859/
Resumo: No presente trabalho partimos do pressuposto de que o planejamento reprodutivo e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST), sobretudo a Aids, ganham especificidades quando considerada a fase da adolescência, de forma a se caracterizarem como um problema complexo e de natureza multidisciplinar para o campo da saúde pública. Em termos de objetivos, propomos verificar as relações existentes entre práticas contraceptivas, práticas preventivas para DST/AIDS, sexualidade e corpo, na perspectiva de adolescentes, garotos e garotas. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com proposta de análise discursiva a partir de relatos orais de adolescentes de ambos os sexos, colhidos através da técnica de depoimentos pessoais. Quanto aos resultados podemos observar, a despeito da presença de alguns resquícios de tradicionalismo em termos das relações de gênero, uma abertura nos discursos de garotos e garotas para a busca de relações mais igualitárias que envolvem as diferentes esferas da vida. Em relação às práticas sexuais e afetivo-sexuais, observamos que o cuidado com o corpo assume significado especial em termos de instrumento de conquista, requerendo para tal, adequá-lo a uma linguagem própria e especial bem como a determinado padrão de beleza. Em termos de considerações finais, e abertura de questões, podemos observar que a questão da dupla proteção oferecida pelo preservativo, quer em relação à prevenção das DST/Aids, quer em relação à contracepção, a vulnerabilidade de garotos e garotas se coloca em função dos conhecimentos fragmentados acerca da prevenção e da contracepção, apontando para necessidade dos serviços de saúde pública se repensarem, em termos de suas estratégias, procurando inovar na identificação de espaços, considerados próprios dos adolescentes, capazes de incorporarem suas ações a partir do aprofundamento do conhecimento acerca do que significa a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e a contracepção, notadamente no âmbito do que representa a construção de um projeto de vida para o adolescente, conhecimento esse que vai além, portanto, da simples informação. Nesse sentido, a Escola se destaca como rica parceira dos serviços de saúde, enquanto um espaço pleno de possibilidades, a partir de um trabalho interdisciplinar e intersetorial
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Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com proposta de análise discursiva a partir de relatos orais de adolescentes de ambos os sexos, colhidos através da técnica de depoimentos pessoais. Quanto aos resultados podemos observar, a despeito da presença de alguns resquícios de tradicionalismo em termos das relações de gênero, uma abertura nos discursos de garotos e garotas para a busca de relações mais igualitárias que envolvem as diferentes esferas da vida. Em relação às práticas sexuais e afetivo-sexuais, observamos que o cuidado com o corpo assume significado especial em termos de instrumento de conquista, requerendo para tal, adequá-lo a uma linguagem própria e especial bem como a determinado padrão de beleza. Em termos de considerações finais, e abertura de questões, podemos observar que a questão da dupla proteção oferecida pelo preservativo, quer em relação à prevenção das DST/Aids, quer em relação à contracepção, a vulnerabilidade de garotos e garotas se coloca em função dos conhecimentos fragmentados acerca da prevenção e da contracepção, apontando para necessidade dos serviços de saúde pública se repensarem, em termos de suas estratégias, procurando inovar na identificação de espaços, considerados próprios dos adolescentes, capazes de incorporarem suas ações a partir do aprofundamento do conhecimento acerca do que significa a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e a contracepção, notadamente no âmbito do que representa a construção de um projeto de vida para o adolescente, conhecimento esse que vai além, portanto, da simples informação. Nesse sentido, a Escola se destaca como rica parceira dos serviços de saúde, enquanto um espaço pleno de possibilidades, a partir de um trabalho interdisciplinar e intersetorialIn this work it is assumed that the reproductive planning and prevention of sexually transmitted diseases (STDs), particularly AIDS, gain specificities when considering the adolescence phase, so they are characterized as a complex and multidisciplinary problem for the field of public health. In terms of the aims, we propose to verify the relations between contraceptive practices, preventive practices for STD / AIDS, sexuality and body, from the perspective of teenagers, boys and girls. From the a methodological standpoint, it is a qualitative research, with proposed discursive analysis starting from oral reports of adolescents both sexes, collected through the technique of personal testimonials. Concerning the results, despite the presence of some remnants of traditionalism in terms of gender relations, we can see an opening in the discourse of boys and girls to search for more equal relationships involving different spheres of life. Towards sexual and emotional-sexual practices, we observed that care of body takes special meaning in terms of an instrument of conquest, requiring for it, adapt it to their own special language and as well as particular pattern of beauty. In terms of final thoughts and opening of questions, we can see that the issue of dual protection offered by condoms, or in relation to the prevention of STD / AIDS, both in relation to contraception, the vulnerability of boys and girls arises due to the fragmented knowledge about prevention and contraception, pointing the need for public health services to rethink in terms of their strategies, trying to innovate in identifying spaces, adolescents considered themselves able to incorporate their shares from the deepening of knowledge means that the transmission of sexually transmitted diseases and contraception, especially in the context of what is the construction of a project life for teenagers, knowledge that goes beyond this, however, the simple information. In this direction, the school stands out as rich partner health services, as one space full of possibilities, from an interdisciplinary and intersectoral work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlvarenga, Augusta Thereza deCarvalho, Ludmila Ramos2013-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-01092014-090859/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-01092014-090859Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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